Novidades

latest

[Crónica] Portugal na Eurovisão: "Uma Flor de Verde Pinho" de Carlos do Carmo (1976)


Para comemorar a sua 12ª participação no Festival Eurovisão da Canção, Portugal, através do já famoso Festival RTP da Canção, escolheu Carlos do Carmo e “Uma Flor de Verde Pinho”. O Festival Eurovisão da Canção decorreu a 3 de Abril, na Holanda. O número de participantes foi de 18 países. A Grécia, após um ano de ausência, decidiu fazer-se ouvir, marcando presença no evento. Como retiradas nesse ano tivemos Malta (que se tinha estreado em 1971), Suécia (que já contava com uma “longa” carreira no ESC e uma vitória) e a Turquia (que se tinha estreado no ano anterior). Parece que isto, naquela altura, era moda: a Grécia entra em 1974 e em 1975 não participa; a Turquia entra em 1975 e em 1976 não participa. Para o ano vamos ver se isto também acontece…
            
Bem, após os fracos resultados obtidos pelo nosso país nos últimos anos, Portugal decidiu apostar muito forte. Ao mandar um cantor já consagrado e com enorme sucesso, Portugal voltou a mostrar o desejo de vencer o ESC. Carlos do Carmo é um nome incontornável da história do fado português. A segurança e a tranquilidade com que actua em palco foram mostradas à Europa, durante a sua apresentação.
           
Contudo, e apesar de defender que Portugal deve levar o melhor que tem para este evento, penso que este fado não era o mais apropriado. A música em si não tinha nenhum atractivo que a destacasse de entre todas as outras canções concorrentes, nem causava aquele arrepio ao ouvir (como por exemplo aconteceu com a “Senhora do Mar” da Vânia Fernandes). Os primeiros segundos da música que nos representou na Holanda chegam mesmo as ser um pouco esquisitos. José Niza, desta vez, não esteve no seu melhor. Reconheço, no entanto, que a letra é de grande qualidade. Manuel alegre escreveu um poema lindíssimo, mas algo confuso. Mas também o que seria da poesia se não fosse um pouco confusa? A referência ao amor entre Pedro e Inês marca, desde logo, a beleza da letra. Assim como a maioria das letras que servem de base para o fado, o tema principal é o amor. Alem disso, o cantor fala de que o amor que sente pela sua amada é algo inexplicável.
            
Há quem considere que esta música era demasiado boa para ser levada à Eurovisão. Como já disse, discordo e acho que não foi a escolha certa. Talvez algo mais animado tivesse resultado melhor.
            
No entanto, parece que o júri achou esta música melhor que as suas antecessoras e por isso decidiu valorizá-la. Portugal terminou a sua presença em Haia, arrecadando um 12º lugar com um total de 24 pontos. Novamente, um grupo voltou a ganhar o Festival Europeu. O Reino Unido alcançou a sua 3ª vitória, desta vez com os Brotherhood of Man e a música “Save Your Kisses For Me” - 164 pontos. A França e o Mónaco completaram o pódio, obtendo respectivamente o 2º e o 3º lugar. A Noruega teve que se contentar com o último lugar do concurso, como já costuma ser habitual.


            Escrito por Armando Sousa, 06/07/2011

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved