Novidades

latest

Os vencedores da Eurovisão: "Merci Chérie" de Udo Jürgens (1966)


Udo Jürgens,  Meu Amor”

            O Luxemburgo recebeu, mais uma vez, a grande festa da música europeia, a Eurovisão, no ano de 1966. Foi no dia 5 de Março que, pela primeira vez, a Áustria venceu a Eurovisão. Essa honra coube ao cantor Udo Jürgens, que venceu com a música "Merci Chérie" (Obrigado, querida). Apesar do título da música ser em francês, a música foi cantada em alemão. Este cantor já tinha participado nas edições de 1964 e 1965, mas apenas tinha conseguido o 4º lugar. Costuma-se dizer que à terceira é de vez... Neste ano iniciou-se uma regra, que implementava a cada país cantar no ESC na sua própria língua nativa. Esta regra foi recebida com agrado por várias delegações, porque no ano anterior a Suécia tinha cantado o seu tema em inglês. Nesta edição, a participação portuguesa foi entregue a Madalena Iglésias, com a música “Ele e Ela”, ficando no 13º lugar, na classificação final.
  
Descrição do intérprete:
 
            Udo Jürgens, nasceu em Klagenfurt, uma vila austríaca, a 30 de Setembro de 1934. Udo é  muito conhecido no seu país, não só pela sua vitória no ESC, mas também pelas suas belas composições. Grande parte das suas músicas foram escritas em alemão, mas isso não foi entrave à sua bela carreira na Europa. Udo Jürgens ficou mundialmente conhecido com a interpretação da música, " Walk Way", em 1977. Uma curiosidade: a imprensa sensacionalista atribui a Udo o “dom” de mulherengo. Dizia-se na imprensa que várias mulheres reclamavam que Udo seria o pai de várias crianças. Verdade ou Mentira? Eis a questão... Podem visitar o seu site oficial: http://www.udojuergens.de .

Música:

            A canção vencedora do Festival Eurovisão da Canção 1966 foi "Merci Chérie" (Obrigado,  querida). Esta melodia foi composta pelo próprio cantor, Udo Jürgens, e aqui fica mais uma prova do valor deste senhor, como músico e como profissional. A letra foi escrita também por Udo, mas teve também a colaboração de Thomas Hörbiger. Este letrista alemão nasceu em Berlim, no dia 11 de Julho de 1931 (faleceu no dia 24 de Maio de 2011). Thomas Hörbiger, para além de letrista, participou em vários filmes na Alemanha. A música vencedora é uma balada temporal e com bastante apoio da orquestra, que transmite o sentimento de agradecimento à sua antiga namorada, pelos maravilhosos momentos que tiveram juntos e pelos pensamentos positivos, vividos entre ambos. Um excerto que menciona o que acabei de referir é este: “Na vida encontrei razão de ser, agradeço-te porque nasci e... estou aqui, com os olhos perdidos a reluzir...”.
 
Apresentação:

            O cantor apresentou-se sentado no seu piano, com um ar de galã e sedutor. Aqui mostrou o seu charme, aliás ele é conhecido pela sua  “interacção” com o mundo feminino; porém, nada surprendeu nesta actuação. Grande interacção com as câmaras e boa sincronização com a orquestra. Vestido de fato preto, com uma voz bastante afinada, deu à Áustria a única vitória no ESC, até aos dias de hoje.


             Escrito por Vítor Dias, 08/07/2011

            P.S.: Esta iniciativa tem como intuito clarificar a ideia dos fãs de qual a melhor canção vencedora do ESC. Pode ler os artigos semanais e votar na nossa sondagem!

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved