Novidades

latest

Os vencedores da Eurovisão: "Dansevise" de Grethe & Jorgen Ingmann (1963)

"Dansevise" de Grethe & Jorgen Ingmann

          A edição do Festival da Eurovisão de 1963 decorreu no dia 23 de Março, na cidade de Londres. Como já tinha acontecido em 1960, quando a Holanda tinha o direito de realizar este evento e recusou, entregando a realização do ESC à cidade de Londres, este ano de 1963 voltou a acontecer. Desta vez foi a França, por já ter recebido por duas vezes a Eurovisão (em Cannes), decidiu entregar a organização ao Reino Unido. Este festival ficou marcado pela primeira vitória da Dinamarca, uma vitória polémica. A Noruega, depois da primeira declaração de votos, alterou a sua votação, beneficiando os dinamarqueses; mas ainda hoje está por descobrir se foi intencional ou não. A canção vencedora chama-se “Dansevise” (Balada para Dançar) e foi interpretada por um dueto, Grethe & Jørgen Ingmann.

Descrição dos intérpretes:

           O dueto vencedor de 1963, composto por Grethe & Jørgen Ingmann, fizeram grande sucesso ao longo da sua carreira. Grethe Ingmann, a vocalista, nasceu no dia 17 de Junho de 1938 (faleceu no dia 18 de Agosto, de 1990). Começando a sua carreira desde cedo, mais tarde se iria juntar ao seu companheiro, fazendo um duo magnifico. Jørgen Ingmann, guitarrista e cantor do dueto, nasceu a 26 de Abril de 1925. Jørgen trabalhou com Svend Asmussen, músico de jazz durante os anos de 40 e 50. Mais tarde conheceu Grethe, casaram-se e formaram o dueto que venceu o Eurovisão de 1963. Em 1975 o casal separou-se e findou a sua carreira de grupo.

Música:

          A música vencedora de 1963 chama-se “Dansevise” (Balada para Dançar). Esta canção foi escrita por Sejr Volmer-Sørensen, que nasceu a 7 de Fevereiro de 1914 (falecido em 11 de Maio de 1982). Este letrista, músico, produtor e também apresentador de eventos teve uma carreira muito vincada no seu país. O compositor desta música chama-se Otto Francker. A música vencedora é uma balada up-tempo, que tem uma linda sonoridade com a guitarra a acompanhar. A letra é um apelo à dança entre amigos e fala constantemente da amizade entre dois grandes amigos. Um excerto da música prova bem que a dança é envolvente: “Vem, vamos dançar, tudo pode acontecer, vem vamos dançar, vem dançar, vamos sorrir”. Esta pequena descrição relata a alegria e a simpatia do duo e da canção descontraída, que foi a concurso. 

Apresentação:

Grethe apresentou-se com um vestido até ao joelho e com uns “pon pons”, junto ao ombro direito. Já Jørgen apresentou-se de fato e tramelo, sentado com a sua guitarra, sempre em grande estilo. Ambos interagiram bem com a câmara e com o público. Jørgen esteve genial tocando guitarra e isso deu à música uma nova vivacidade. A cantora esteve bem a nível vocal e interpretou o tema na perfeição. O que destaco bastante pela positiva foi o final da canção, com o guirarrista a fazer uma pausa, fazendo assim algum suspense à mistura, acabando com um piscar de olhos final à sua companheira. Certamente que este momento vai ficar marcado para sempre na minha memória.


             Escrito por Vítor Dias, 27/06/2011

            P.S.: Esta iniciativa tem como intuito clarificar a ideia dos fãs de qual a melhor canção vencedora do ESC. Pode ler os artigos semanais e votar na nossa sondagem!
( Hide )
  1. Esta foi a 1ª vitória de um país Nórdico.
    Uma canção que esteve para não sair vencedora a favor da Suíça,canção com um ritmo que pega,melodioso e os cantores também deram o ar da sua graça...penso que ganhou o amor!!!
    Só em 2000 é que a Dinamarca volta a conseguir a sua 2ª vitória!!!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário Daniel...
    Gostei bastante de fazer esta crónica e gostei do final da actuação deles, simples, mas marcante.

    ResponderEliminar


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved