Novidades

latest

Os vencedores da Eurovisão: "Nous les Amoreux" de Jean-Claude Pascal (1961)


 Jean-Claude Pascal, o amante da música

           Cannes voltou a receber o Festival Eurovisão da Canção 2012 pela segunda vez, em seis edições. Esta edição de 1961 realizou-se, mais uma vez, nesta bela cidade francesa, no dia 18 de Março. Depois de ter premiado Teddy Scholten com a vitória em 1959, desta vez o país vencedor foi o Luxemburgo com Jean-Claude Pascal e a sua música "Nous les Amoureux" (Nós os amantes). Nesta sexta edição três países estrearam-se nestas andanças: Finlândia, Jugoslávia (começam a aparecer os primeiros países de leste) e a nossa visinha Espanha.


Descrição do intérprete:
 
            Jean-Claude Villeminot, mais conhecido por Jean-Claude Pascal (nome artístico), nasceu no dia 24 de Outubro de 1927, em Paris (faleceu no dia 5 de Maio de 1992). Jean-Claude participou em dezenas de filmes, tendo recebido inúmeros prémios por essas participações. Foi também notabilizado pelas apresentações de espectáculos musicais, onde era escolhido pela sua simpatia. Este artista também foi conhecido no Mundo da moda, quando decidiu desenhar roupa para a super conhecida Christian Dior.

Música:

           A música vencedora foi "Nous les Amoureux" (Nós os amantes). Esta música fala da dificuldade de se manter uma relação amorosa, quando esta não é compreendida, ou existem pessoas que a querem destruir. A música representa também algum desconforto das solitárias pessoas, ao verem outras felizes com o amor. Fica aqui um pequeno excerto: “É verdade, são loucos e vilões, os idiotas e os maus tentam-nos ferir, fazem manobras para nos prejudicar, fazem-nos coisas más, mas nada é mais óbvio que o amor”.
          Esta música também tem na sua letra algo de religioso, o intérprete fala em Deus, no propósito de ter criado dois seres (Adão e Eva), onde o amor perdura até aos dias de hoje. 
          "Nous les Amoureux" (Nós os amantes) foi composta por Jacques Datin (já falecido em 1973), ficou conhecido pelas composições musicais a grandes artistas franceses dos anos 50. O escritor da música foi Maurice Vidalin (já falecido em 1986), que trabalhou durante muitos anos com Jacques Datin.

Apresentação:

          Uma apresentação muito básica. Posso dizer que esta interpretação, apesar de ser razoávelmente boa vocalmente, é muito estática. Jean foi criticado por se apresentar neste festival, pois parecia estar a declarar poesia e nem tanto a cantar. Uma actuação com algum dramatismo, como a letra também o pede.
           Jean-Claud Pascal apresenta-se de fato, muito ao estilo formal, adequado para aquela altura. Como não podia deixar de ser, a orquestra teve mais uma vez um papel fundamental nesta actuação.

   
 

            Escrito por Vítor Dias, 20/06/2011

            P.S.: Esta iniciativa tem como intuito clarificar a ideia dos fãs de qual a melhor canção vencedora do ESC. Pode ler os artigos semanais e votar na nossa sondagem!
( Hide )
  1. Este vencedor, declarou poesia.

    Fez mais isso do que cantou, penso que foi das vitórias mais fracas desde que acontece esta festa!

    Espero ver mais crónicas...

    ResponderEliminar
  2. Mais virão sim :D tnks

    ResponderEliminar


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved