Novidades

latest

Biografias: Lara Fabian


Escrever sobre Lara Fabian, não é uma tarefa propriamente fácil, esta cantora e também actriz, que se tornou célebre e seguiu carreira após a sua participação no ESC de 1988, é actualmente um dos fenómenos mundiais no mundo da música.

Nasceu Lara Sophie Katy Crokaert em Etterbeek, na Bélgica, passando, no entanto, os seus cinco primeiros anos de vida, na Catânia, Sicília, a cidade da sua mãe. Voltaria à Bélgica em 1975.

Em 1988, Lara Fabian foi incentivada para participar no ESC, representando o Luxemburgo. Teve uma participação em Dublin absolutamente notável, terminando em 4º lugar, com 90 pontos. Nesse ano, ganhou a Suíça, com a inigualável Celine Dion que interpretou “Ne Partez Pas Sans Moi”. Contudo, a Suíça venceu apenas com um único ponto de diferença em relação ao segundo classificado, o Reino Unido. Portugal, que votou em penúltimo lugar e atribuiu 12 pontos à Suíça, contribuiu de forma decisiva para a sua vitória. Lara Fabian, interpretou a música "Croire" (Crer), que mais tarde teve uma versão em inglês, "Trust" e outra em alemão, intitulada "Glaub'". Este facto impulsionou de forma decisiva a sua carreira, fazendo-a abandonar definitivamente os seus estudos em Direito, para se dedicar a tempo integral à música, lançando-se definitivamente no mercado internacional.

Muda-se para o Quebec, no Canadá, com Rick Allison, que conheceu num piano bar de Bruxelas. Lança o seu primeiro álbum, ”Lara Fabian”, em 1991, e em 1994, lança o seu segundo álbum, “Carpe Diem”, que foi três vezes disco de platina e que nos deu a conhecer grandes sucessos como “Tu t'en vas” e “Je suis malade”.

Em 1995, Lara Fabian adquire a nacionalidade canadense, e depois de ter assinado contrato com a Polydor, lança no ano seguinte, o seu terceiro álbum, intitulado “Pure”, de que se destaca “Tout”, que atingiu a platina duas semanas após o seu lançamento.

Em 1999, prepara o seu primeiro disco em inglês, intitulado “Lara Fabian (1999)”, é gravado com as colaborações de Walter Afanasieff (produtor de Mariah Carey) e Patrick Leonard (produtor de Madonna). O lançamento é um grande evento no Canadá e Estados Unidos.

O disco traz canções como “Adagio” (versão do famoso Adagio de Albinoni) e “I Will Love Again” (número 1 nos charts da Billboard).

Em 2001, gravou duas canções para filmes. A canção “For always”, dueto com Josh Groban, foi tema do filme “AI - Inteligência Artificial” e para o filme “Final Fantasy”, gravou “The dream within”.

Nesse ano, lançou mais um álbum em francês chamado “Nue”. Do qual o primeiro single é “J'y crois encore”. Participa uns anos depois, ao lado de outros artistas (Kevin Kline, Ashley Judd, Jonathan Pryce, Alanis Morissette, Natalie Cole, Sheryl Crow, Robbie Williams e Mario Frangoulis), de um filme, “De Lovely”, de Irwin Winkler, uma comédia musical que retrata a vida do compositor Cole Porter. Para este filme, gravou a música “So in love”.

Após uma pequena pausa na sua carreira, devido ao nascimento da sua filha Lou, fruto do seu relacionamento com Gérard Pullicino, fez uma pequena turnê de poucos dias no leste europeu e participou, em Paris, do 60º aniversário da independência de Israel, cantando a tradicional canção hebraica Hurshat ha Eucalyptus (חורשת האקליפטוס), que desde então passou a interpretar em inúmeros espectáculos, inclusive em Tel Aviv e Jerusalém, nos quais foi muito bem recebida pelo público.

Em 2010, terminou as gravações do Filme/Musical "Mademoiselle Zhivago", dirigido por Alan Badoev com canções escritas por Igor Krutoy. Está previsto, também, que comece ainda este mês (Junho de 2011) a gravar o filme "Charlie" dirigido por Mike Ogden, a lançar este ano.

É uma artista inúmeras vezes premiada. Alguns exemplos disso mesmo, são: “Félix” de Melhor Intérprete do Ano, “Félix” de Melhor Espectáculo, “Félix” de Álbum do Ano, “Victoire de la Musique” de Revelação do Ano, World Music Awards de Artista com maior número de vendas no Benelux, “Félix” de Artista com maior sucesso noutra língua (que não o francês), “Femmes en Or” Mulher sem Fronteiras, “Junos” de Melhor Álbum Francófono, “Étoile Chérie FM” Melhor Cantora do Ano.

A sua popularidade efectiva-se em prova, quando recebe como homenagem uma réplica em cera no Museu de Cera Grévin. Amplia a sua diversidade e grava noutras línguas como o inglês, italiano, espanhol, alemão, russo, hebraico e português, tornando-se única e etérea.

Escrito por Francisco Gonçalves, 18/06/2011
( Hide )
  1. Bem, o que dizer desta crónica, muito boa. Mostra no detalhe a carreira da artista e da sua vida profissional, ao mais alto nivel.
    Esta artista também me agrada bastante, adoro :D

    Fiquei à espera desta crónica e não me desiludiu, londe disso :)

    Parabéns ao Francisco pela sua crónica e agora tenho mais uma semana, para esperar por outra crónica, de mais um artista, que marcou até aos dias de hoje o Eurovisão...

    ResponderEliminar
  2. Alexandre Vargas Pereira18 de junho de 2011 às 18:05

    Parabéns pela belíssima crónica Francisco. Veio-se mais uma vez confirmar de que é uma pessoa versátil e com vários talentos. Lara Fabian, o que resta dizer? Só simplesmente que é uma cantora presente em sua casa, pelo menos o álbum desta com o mesmo nome é tocado com grande regularidade.
    Grande abraço,

    Alexandre Vargas Pereira.

    ResponderEliminar
  3. Um texto extremamente bem escrito. Cativante, interessante, direto, simples e perfeito. Parabéns ao autor e a todos os colaboradores do Blog.

    Tenho saudades destes textos e desta rubrica, a autor devia voltar a escrever neste espaço.

    Parabéns

    ResponderEliminar


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved