Novidades

latest

Biografias: Ani Lorak





Carolina Myroslavivna Kuiek, conhecida artisticamente como Ani Lorak (em ucraniano Ані Лорак), é uma artista ucraniana que levantou a moral dos eurofãs em 2008 com o seu “Shady Lady”, acabando em segundo lugar na final do ESC, após ganhar a segunda semifinal.

O seu nome artístico surgiu em 1995, quando participou no concurso de televisão "Morning Star" em Moscovo, na Rússia, isto porque, existia uma outra concorrente com o mesmo nome. Aqui nascia a explosiva Ani Lorak!

A partir desta altura, Ani Lorak, nunca mais parou, actuando em espectáculos por toda a Ucrânia. Em 1996 ganhou o "Big Apple Music Competition" em Nova Iorque e foi a revelação do ano no famoso festival ucraniano "Tavria Games". No mesmo ano, lançou o seu primeiro álbum “Khochu Letat” (I want to Fly). Em 1997 duas das suas canções “Manekenchitsa” (Fashion model) e “Bozhe moi” (Oh my God) foram escolhidas para a banda sonora do filme "The Right to Choose". Em 1999 recebeu o título de Artista Honorária da Ucrânia “Zasluzhena Artystka Ukrainy” e em 2004 foi embaixadora das Nações Unidas na Ucrânia na área das doenças infecto-contagiosas (SIDA).

Tentou a sua participação no ESC pela primeira vez em 2005, não tendo conseguido ganhar, classificando-se em 2.º lugar, com a canção “A little shot of love”.


Em 2008, a NTU (a TV estatal da Ucrânia) apresentou cinco canções para a final nacional, “I'll be your lady” (em inglês), “The Dream of Brighter Day” (em inglês), “Ya Stanu Morem” (em ucraniano), “Zhdu Tebya” (em russo) e “Shady Lady” (em inglês). Estas canções foram interpretadas por Ani Lorak, tendo o público escolhido a vencedora, “Shady Lady”.

Esta escolha, rodeada de misticismo e alguma controvérsia levaria Ani Lorak a ser uma das favoritas do ESC de 2008. “Shady Lady” foi creditada como composição de Philipp Kirkorov e letra de Karen Kavaleryan, contudo, mais tarde o compositor grego Dimitris Kontopoulos viria a confirmar que realmente fora ele o compositor.

Ani Lorak levou ao ESC de 2008, uma apresentação estrondosa e inesquecível. Foi coreografada por Fokas Evangelinos, que também concebeu todos os pormenores da sua prestação ao vivo. Foi vestida pelo estilista italiano Roberto Cavalli.


Na final, classificou-se num honroso 2.º lugar, com 230 pontos, sendo que, só uma vez viu atribuída à sua canção, a pontuação máxima…. e os 12 pontos de Portugal vão para…. a Ucrânia!

Depois do ESC de 2008, e apesar de ter perdido para o famoso Dima Bilan da Rússia que cantou “Believe”, a sua popularidade aumentou, actuando por todo o mundo. Em 21 de Agosto de 2009, casou com o seu noivo de longa data, o empresário turco Murat Nalçacıoğlu, que curiosamente também participou num dos seus vídeos. 

Actualmente é uma das mais influentes mulheres ucranianas e a artista ucraniana com maior número de concertos realizados. Decidiu fazer uma curta pausa na sua carreira para se dedicar à maternidade e dessa forma dar mais atenção à sua filha e ao seu marido. Numa entrevista a Mike Halterman em 2008 dizia o seguinte: “Se queres fazer Deus rir, conta-lhe os teus planos, é assim que se diz na minha terra, tenho de ter força para todas as minhas realizações profissionais e pessoais, tenho tanto para fazer… o meu Óscar está prestes a chegar”.

Pessoalmente, penso que já chegou, já que nos presenteou com músicas e vídeos absolutamente fantásticos. O que se falou sobre si, foi apenas um pequeno grão de areia no extenso deserto, que ainda quer e vai certamente percorrer.

Escrito por Francisco Gonçalves, 10/06/2011
( Hide )
  1. Como sempre muito bem escrito, Francisco. Um enorme beijo com saudades.

    Ao autor do blogue, os meus parabéns. Uma excelente ideia.

    Marta Gomes

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Francisco, pela crónica, tem a informação básica, tem fotos, videos, está um trabalho exemplar, é isto que estavamos à espera, agora é só continuar... :)

    Força e aos visitantes, que passem a mensagem...

    ResponderEliminar


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved