Novidades

latest

ESC 2011: opinião sobre o oitavo e último dia dos ensaios


Sinceramente, este último dia de ensaios não me suscitou grande interesse... Foram tudo ensaios relativos, medianos, que tem um único objectivo: polir as actuações e torná-las mais expressivas na televisão!  
          
O dia começou com o ensaio da Eslovénia! Antes de opinar sobre o ensaio, quero glorificar a beleza da Maja Keuc e da sua esplêndida voz, que me faz lembrar muito a Christina Aguilera! Fiquei muito triste ao ver que a equipa não vestiu os trajes da actuação! A coreografia está melhor ensaiada, o que me agrada! A cantora esteve forte vocalmente, com garra e determinação (é o que a música pede, sejamos sinceros…). O cenário está muito simples e eficaz, com flores em tons rosas e azuis. Não há muito mais a apontar nesta actuação, muito parecida com a do primeiro ensaio. Mesmo assim, tenho de fazer um reparo: adorava que houvesse fumo, ao iniciar a música, e fogo, ao terminar. A passagem à final está complicada, mas acredito que consiga (pelo menos, se pudesse votar nesta semifinal, o meu voto seria entregue à Eslovénia). Uma balada atípica que conseguirá bons pontos do júri… 
           
A Roménia prosseguiu o dia… O grupo HotelFM alegra-me imenso! Uma boa energia em palco, que cativa o público, e uma performance simples e elegante é o que nos oferecem. Vocalmente, o cantor esteve perfeito, sem quaisquer problemas na afinação, muito consistente. Mas o que mais me agrada é o trabalho de câmaras, que está fenomenal, e a interacção que o cantor tem com o público! Sempre duvidei da passagem à final, mas agora acredito! Esta música fica melhor ao vivo do que em estúdio (muito por causa do grupo forte que a desempenha…)! O cenário está divino, muito ao estilo da música, divertido, interactivo, cheio de cores; e o que ajuda mais a preencher são as bailarinas trompetistas! Parabéns! 
           
Com alguns problemas técnicos, a Estónia subiu ao palco da Eurovisão! Preferi mais o primeiro ensaio, realizado no passado dia 04 de Maio, mas Getter Jaani conseguiu manter a qualidade. De certeza que será um momento enérgico, divertido e explosivo no dia 12 e 14 de Maio… Houve poucas alterações neste ensaio, a coreografia permaneceu quase igual, houve algumas mudanças de vestuário das backing vocals e a Getter continuou a aproveitar todo o palco construído. O cenário é composto por uma série de edifícios, com tons rosas, que só apelidam mais a letra e o objectivo da canção. Vocalmente houve alguns deslizes, mas acredito que isso não se notará no dia D. Estou muito contente com esta actuação e é uma candidata à vitória! Se não ganhar o Reino Unido ou a França, podem contar que o prémio será entregue à Estónia, a versão Lena divertida! Antes de terminar, estou muito zangado com a Getter, pois não aceitou o pedido de namoro (a brincar…)! 
           
I LOVE BELARUS… AND PORTUGAL! Um ensaio muito parecido com o do primeiro, com pequenas alterações. Por exemplo, foi imposta a entrada da cantora no início da música, algo que não aconteceu no primeiro ensaio! Vocalmente, Anastasiya esteve horrível… Por vezes esteve muito segura, noutras a sua voz era abafada pela música e tinha muitas desafinações, algo que me assusta muito! A coreografia é mínima, nada interessante e nada que cative o público… O cenário esteve ao estilo da música, com tons vermelhos e brancos, o que chama a atenção ao vestido da cantora, pois é branco e preto! Faltou sal e pimenta a este ensaio… Mesmo assim não o considero o pior do dia! Não deverá passar à final, que é uma pena, pois adoro esta música! 
           
A Letónia seguiu-se com o tema “Angel In Disguise”! O grupo Musiqq esteve bem melhor neste ensaio, do que no anterior… Como muitos artistas o fizeram hoje, a equipa também não vestiu os fatos que vão usar no dia da semifinal, o que acho um pouco negativo, torna tudo menos atractivo… Este ensaio foi forte, os músicos estiveram seguros, os backing vocals perfeitos e houve uma maior interactividade com o público. Esta música irá descontrair muito os espectadores no dia 12 de Maio, muito pela atitude dos cantores… O cenário é muito simples, preto e com algumas marcas de branco. Não têm qualquer problema de passar à final… 
           
O grupo, A Friend In London, a meu ver, proporcionaram um bom momento nos ensaios! O vocalista esteve muito seguro vocalmente, tal como os seus backing vocals. Adorei o cenário, tudo preto e branco, muito diferente e original, o que torna tudo mais excitante! O grupo foi muito profissional e divertido em palco, é bom coligar uma coisa com a outra! O trabalho de câmaras está fenomenal também e adorei o pormenor do cantor chutar a bola insuflável e ir a correr para o palco nº2! O vestuário está muito simples, algo que não fará muitas discussões… Esta é uma música para lutar pelo top10, por isso afirmo que conseguirá passar à final! 
           
O país a terminar com os ensaios da segunda semifinal foi a Irlanda. Primeiro, tenho de dizer que esta performance é a mais cuidada de todas, há aqui muitos pormenores que nem sequer passavam pela cabeça de muitas equipas que vão lá este ano. Apesar de odiar a música, há aqui espectáculo, o que irá chocar muito as pessoas, no dia 12! Vocalmente, os gémeos estiveram afinadinhos, mais seguros do que o primeiro ensaio, mas as suas vozes continuam a ser irritantes, tal como acontece com os backing vocals. O visual, apesar de ser horrendo, é muito apelativo ao voto, pois suscita interesse, e o cenário está esplêndido, com tons brancos e vermelhos! Claro que passa à final, porque a música não é odiada por todos os fãs eurovisivos, é a última da semifinal e, por vezes, costuma-se ver “monstrinhos” na final, este ano são eles… 
           
O grupo BIG5 também ensaiou hoje! O primeiro a pisar o palco foi a França. Este, para mim, foi o melhor ensaio do dia! Eu estou completamente apaixonado por esta música, quando a oiço parece que me encontro noutro mundo! Amaury esteve seguro, forte e confiante no palco, com uma voz perfeita… E os LEDS tornam tudo mais real, com o efeito das nuvens e da predominância da cor azul escura e, no final, laranja. Levará boa pontuação do júri e do público, e a França contará com o meu voto dia 14! Aliás, apelo ao voto à França, à Hungria e à Suécia, pois são os meus favoritos! 
           
Seguiu-se a Itália… Não houve quaisquer alterações, se compararmos com o primeiro ensaio… Foi tudo muito simples, intimista, que leva o espectador a pôr um sorriso na cara. Raphael tem quase sempre os olhos fechados na actuação, o que eu acho um ponto negativo, pois não há interactividade com o público! Não receberá bons pontos do público, mas ocupará os lugares cimeiros do júri! Particularmente, apesar de parecer um bar de jazz em palco, odeio esta música e a sua actuação (mesmo assim, admito que tem um qualidade espantosa)! Já agora, o cenário está perfeito, com tons roxos! 
           
Apesar de ser provavelmente a música vencedora deste ano, não considero “I Can” uma música triunfante. O grupo Blue esteve muito à vontade, no ensaio de hoje, e cantaram bastante melhor! Aliás, tenho de glorificar a voz de Lee Ryan, pois é a única que consegue dar pontos fulcrais à actuação! Acho o cenário futurista e egocêntrico, não gosto nada de ver, nos LEDS, a cara do grupo, novamente… Já me chega vê-los a cantarem… A coreografia é o mais simples possível, nada de interessante, sejamos sinceros. Não há mais nada a apontar, que ganhe o melhor! 
           
A Lena voltou este ano e, sinceramente, estou muito contente por ela estar cá! Já é público que eu não gostei nada da música vencedora do ano passado, mas estou a começar a adorar a deste ano. Actuação muito genial, com os bailarinos a fazerem uma boa ligação como cenário! Está tudo muito parecido com o vídeo oficial. Vocalmente, Lena esteve poderosa e vai proporcionar, de certeza, um bom momento no dia 14 de Maio. Tudo muito misterioso, cool e confidente com o público, tudo isto com o magnífico trabalho das câmaras! A Espanha terminou os ensaios deste ano com a maravilhosa Lucia Perez! Isto foi um ensaio? Para mim já estaria perfeito se fosse à actuação do dia 14! 
           
Lucia Perez esteve segura em palco, vocalmente perfeita, sempre a acompanhar a coreografia. Os bailarinos trabalharam bem juntos, o que torna a actuação muito mais apelativa. Há diversão no palco, o que faz com que as pessoas dancem na altura de Lucia actuar! O cenário está magnifico, parecido com o do vídeo oficial, pois o fogo-de-artifício aparece nos dois. Não tenho mais nada a acrescentar… O que sei é que, sem ponta de dúvidas, a Espanha ficará melhor classificada que o ano passado! 
           
Concluindo, a meu ver, os melhores ensaios foram o da França e o da Espanha, e o pior o da Itália. Também tenho de acrescentar que a Bielorrússia esteve muito abaixo, se compararmos com os outros países!

            Por Diogo Canudo, 08/05/2011

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved