Novidades

latest

[Crónica] ESC 2011: opinião sobre a Eurovisão 2011 (escrito por Ricardo Mendes)!


Ora cá temos a finalização uma temporada completa do 56.º Festival da Eurovisão da Canção! Para muitos países, esta temporada começou muito cedo! Muitas horas de promoção, divulgação e produção das canções a concurso. Muitas horas de dedicação e empenho dos cantores! Quanto aos resultados desta final, confesso alguma surpresa, alguma perplexidade! Já deveria estar habituado, porque já faz muito tempo que sigo este certame e às vezes, quando há certezas de favoritos, a Europa e os europeus trocam-nos a volta e a realidade é sempre diferente!
          
Perante o historial dos últimos cinco anos de Festival, a Alemanha não esteve à altura dum evento desta natureza. Pude constatar diversos problemas técnicos e o mais gritante foi o da primeira semi-final, onde existiu falhas de comunicação o que obrigou diversos países a fazer os comentários e apresentações de canções por telemóvel! Onde é que já se viu isto, nesta altura do campeonato? Parecia que estava a assistir a um Festival dos anos 80! Para mim, isto é uma nota negativa à organização! Nunca pensei que algo idêntico sucedesse-se num país super desenvolvido! Quanto à qualidade dos apresentadores do evento achei medíocre, sem alma, sem espírito.
       
Gostei imenso da introdução do espectáculo! Foi um momento televisivo interessante, com uma versão reinventada do tema vencedor “Satellite”, bem como o aspecto visual da actuação, no qual surgiram diversas Lenas a agitar as bandeiras dos países concorrentes!
          
Quanto às actuações, começo pela Finlândia! Para mim, a prestação do Paradise Oskar foi soberba e houve alturas que senti pele de galinha. Fiquei arrepiado perante a actuação e a plateia que apoiava no refrão! E o cenário? Impressionante! Uma das prestações que ficará na minha memoria!
          
Gostei da prestação da Bósnia&Herzegovina e o Dino esteve muito bem! Conseguiu interagir com os espectadores. Não me desiludiu! Para mim, foi uma actuação de destaque!
          
A Dinamarca também foi uma das prestações que não me desiludiu, mas soube-me a pouco! Achei grande atitude e energia do grupo! Como tinha dito num anterior artigo, a Dinamarca levou uma canção que cai na graça de diversos europeus! Não fiquei surpreendido quanto ao resultado final!
          
A Lituânia foi outra das actuações que não me desiludiu! A Evelina esteve irrepreensível e sem falhas! Um dos momentos televisivos com classe!
          
Segue-se agora um leque de países com músicas ritmadas! A Hungria, a Irlanda, a Suécia e a Estónia! Considerando a ordem de actuação e os resultados, leva-me a pensar que, para este tipo de canções, ou se têm um grande aspecto visual e apelativo para captar a atenção os telespectadores, tal como aconteceu com a Suécia e a Irlanda, ou não se tem esse aspecto visual e certas actuações ficam prejudicadas, como aconteceu com a Estónia e a Hungria, que foram as grandes injustiçadas da noite. Só tenho a dizer uma coisa: QUE GRANDE MOMENTO TELEVISIVO! A Hungria, a Irlanda, a Suécia e a Estónia estiveram fantásticas! E a Eurovisão é acima de tudo um grande espectáculo televisivo!
          
Quanto à Grécia, esteve bastante bem! Fiquei surpreendido com a actuação! A prestação do Loukas Giorkas esteve excelente! Apesar de não ser umas das canções que prefira! Resta-me dizer que a Europa sempre gosta de algo que se misture o tradicional com o contemporâneo! Neste caso, essa mistura resultou bem! Isto é algo que os compositores portugueses têm de reflectir e não terem receio de apresentar temas idênticos, caso pretendam concorrer a este Festival de Música!
          
Passando para a actuação da Rússia, não achei nada de especial! Uma música com uma letra de fugir! A actuação foi normal! Parece que também não foi do gosto do público europeu. Aliás, surpreendentemente, a Rússia quase não passou para a final, ficando-se pelo nono lugar da sua semi-final.
           
França! Para mim, um dos favoritos à vitória! O Amaury esteve magnífico na sua prestação e sem falhas! No entanto, no meio de tanta dance music, esta canção saiu bastante prejudicada! Nunca pensei que a França tivesse uma pontuação tão baixa! Mas dou os meus parabéns à França e ao Amaury, pela coragem e pela sua prestação sublime! Um grande momento televisivo que me impressionou e arrepiou bastante!
          
Um dos países que me supreendeu pela sua votação: a Itália! Um dos paises que regressa ao Festival da Eurovisão da Canção e com um grande resultado, um 2º lugar! A Itália não era das minhas preferidas e, pelo que pude assistir, o Rafael não teve uma prestação assim tão boa que mereça tal posição! A nível vocal não esteve bem; no entanto, a canção era diferente do que costumamos ver no Festival! Talvez, por isso, que os Europeus tenham votado nesta canção massivamente!
          
A Suíça foi uma das prestações mais frescas deste Festival, mas não conseguiu transmitir a mensagem! Gostei da prestação da Anna e da sua interpretação! No entanto, algo me dizia que a canção não iria muito longe nesta final!
Quanto ao Reino Unido, uma das favoritas à vitória! No entanto, sempre desvalorizei a participação dos Blue, neste Festival! A actuação não foi assim tão especial, quanto se esperava! Parece que cativou a plateia, que estava na Arena! No entanto, demonstro alguma surpresa quanto ao resultado da pontuação, o 11º lugar!
          
Seguiu-se a Moldávia e as cabeças de búzios! Fiquei imensamente surpreendido com o resultado da votação, colocando-a atrás dos Blue! Mas como já tinha dito, a legião de fãs e a votação diáspora falou mais alto. Mesmo que seja uma canção horrível, tem sempre imensa votação!
          
A Alemanha apresentou-se com a Lena e o seu “Taken By A Stranger”! Esta era outra que não dava nada e ficou-se pelo Top 10! Apesar de não gostar da canção, devo reconhecer que a Lena tem carisma em palco, valeu pela interpretação! Quanto ao aspecto visual, os figurinos que a acompanharam em palco, fez-me lembrar aliens! Uma actuação estranha, mas que captou a atenção dos europeus!
          
Fiquei um bocado desiludido com a actuação da Roménia! Apesar de gostar da canção, o grupo romeno não conseguiu interagir com o público. Para mim, foi uma actuação muito artificial! Isso sentiu-se na votação, relegando a Roménia para um 17.ºlugar!
          
A actuação da Áustria foi um momento televisivo encantador e sublime! Adorei! A prestação da Nadine esteve perfeita e, com a sua magnífica voz, arrancou uma explosão de aplausos! Para mim, a melhor voz deste certame, sem dúvida! No entanto, os Europeus não vão em baladas…
          
A Eslovénia foi um dos países que me surpreendeu pela positiva, este ano! Tanto pelo tema escolhido a concurso, bem como a sua cantora! Voz sublime! Não é por ser uma canção das minhas preferências, mas gostei imenso da interpretação da Maja e das suas backvocals!
          
A prestação da Islândia foi simpática! A canção dos islandeses arrecadou aplausos da plateia, durante a sua actuação! Foi um momento descontraído e muito fresco! No entanto foi apenas isso, já era certo e sabido que tal canção não iria muito longe..
         
Espanha, uma das melhores prestações da noite! A Lucia esteve muitissimo bem! Espalhou alegria e boa disposição na plateia! Foi um momento divertido! Apenas um senão: a Europa não gosta da Espanha e dos seus temas cantados em espanhol! É o que parece… Pergunto-me o porquê? Será por ser difícil entender espanhol? Não sei, só sei que este ano a Espanha fez uma boa selecção.
          
Ucrânia! Gostei imenso da Mika mas, para mim, a parte mais tocante foi os desenhos de areia, no seu cenário! Foi um dos momentos que me captou mais atenção! Parece que também captou a atenção de diversos europeus, dada a sua pontuação.
         
A Sérvia! Para que está em início de carreira, devo dizer que a Nina teve uma prestação irrepreensível e muito profissional! No entanto, eu já previa que esta canção não iria chegar aos lugares cimeiros! Valeu pelo aspecto visual e pela grande interpretação!
          
Quanto à prestação da Geórgia, julgo que esta actuação valeu apenas pela magnífica e excelente interpretação da vocalista do grupo Eldrine! Quanto à música não me diz nada! Não entra no lote das minhas preferências, mas, surpreendentemente, ficou no top 10 desta final.
         
Agora falo do país vencedor do 56ª Festival da Eurovisão da Canção: o Azerbaijão! Se fiquei surpreendido com a vitória? Sim, fiquei… Mas antes de começar a finalíssima, mentalizei-me que ganharia o Azerbaijão; isto porque tive a oportunidade de aceder ao meu twitter e de visualizar uma mensagem que apareceu, passando a citar “"Nigar wrote on Twitter: "We've got a feeling that something amazing is gonna happen tonight!!!" E pensei para os meus botões, será que vai ganhar o Azerbeijão? E não é que tal aconteceu!!! Não é uma canção que tenha perfil de vencedora de um evento musical, e não é das minhas preferidas! Que posso dizer da actuação e da interpretação do Nigar e da Ell? Uma interpretação cuidada, uma boa ligação entre o casal e uma produção digna!  Quanto à canção, devo reconhecer qualidade! Mesmo assim, não me revejo neste resultado! Devo referir um aspecto importante: o Azerbaijão sempre teve vontade de organizar o evento! Desde da sua primeira participação, em 2008, assistimos a grandes resultados! Desta feita, o Azerbaijão alcança o almejado título!
         
Merece ainda falar sobre os resultados das semi-finais e das surpresas que tive! As surpresas foram nas canções que se consideravam favoritas e que, na realidade, não tiveram o resultado esperado (Polónia e Noruega). Porém, também não me espanta, pois as prestações vocais da Madglena e da Stella estiveram aquém das minhas espectativas!
O que não se compreende foram os resultados e as posições de duas participações da segunda semi-final (Eslováquia e Chipre). Para mim foram grandes interpretações, não tenho resposta para isto...
          
Como esta crónica já vai longa, reservo uma palavra final para a participação portuguesa! Tenho a dizer que a RTP arriscou e muito em seleccionar o grupo Homens da Luta para um festival de canções! Não querendo opinar se fizeram uma escolha certa ou errada, o que é certo é que tal participação veio contradizer as estatísticas de Portugal, desde que existem semi-finais! Nunca Portugal teve uma posição tão baixa, como este ano, o 18º lugar! Significa que os europeus não alinham com comediantes! Significa que, na realidade, o Festival da Eurovisão da Canção ainda é um concurso europeu de canções, e não de circo! Mas posso dizer que, se a RTP quis levar os Homens da Luta à Eurovisão com o intuito de que se falasse novamente do evento, esse objectivo foi atingido! Faz anos que não se ouvia falar tanto da Eurovisão em Portugal e fiquei deveras surpreendido! Dizia-se que o Festival da Canção estava morto, mas eu acho que está bem vivo!
          
No entanto, quero deixar uma palavra de apreço à RTP, perante a sua actividade exercida no site dedicado ao festival e pelo acompanhamento que foi feito durante a fase das selecções nacionais de países concorrentes ao Festival da Eurovisão da Canção: está no caminho certo! Mas nós, fãs, queremos mais, queremos ver mais apoio à música portuguesa e aos seus artistas, compositores e letristas, queremos que seja dado apoio à inovação e à criação das novas tendências musicais! Enfim, queremos que Portugal se mostre à Europa com respeito e admiração na sua vertente pop comercial. Uma das hipóteses seria a RTP aliar-se a uma editora discográfica de renome, de forma a que o Festival da Canção fosse referenciado como um evento de prestigio para qualquer artista que pretendesse concorrer! O prémio final seria um contrato com essa editora discográfica, além da representação de Portugal no Festival da Eurovisão da Canção! Outra opção seria um prémio monetário com valor superior ao que tem sido nos últimos anos!
          
Outro aspecto desejado pelos fãs do Festival da Canção é a questão do álbum. Não me venham com tretas daquelas “Quem compra? Isto já está fora de moda!”. Pelo que pude assistir durante esta temporada, existe mercado e fãs, basta haver promoção! Certo é que a RTP, este ano, por incrível que pareça, colocou no mercado português o CD oficial do Festival da Eurovisão da Canção! De louvar!!!
          
Espero que, para 2012, tenhamos um grande evento de Festival da Canção e desejo que exista mais investimento e promoção neste evento mítico, e que já faz parte da história portuguesa nos séculos XX e XXI! A RTP, como canal público, deverá apoiar os artistas portugueses, bem como a música portuguesa
          
Com isto termino e já estou ansioso pelo próximo evento! Despeço-me com o lema “Feel Your Heart Beat!”

            Por Ricardo Mendes, 17/05/2011

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved