Novidades

latest

[Crónica] ESC 2011: opinião sobre as passagens à final dos países da segunda semifinal


Bem, sejamos sinceros, esta segunda semi-final foi melhor que a primeira, disso não há dúvida. As vozes estavam afinadinhas, houve mais interacção com o público e com o palco, e as músicas eram mais decentes!
          
Os países finalistas foram: Bósnia&Herzegovina, Áustria, Ucrânia, Moldávia, Suécia, Eslovénia, Roménia, Estónia, Dinamarca e Irlanda. Destes países finalistas só dois países me surpreenderam muito: a Áustria e a Moldávia.
          
Antes de comentar os países finalistas, opto por mencionar aqueles que já sabia que não conseguiriam passar à final: Holanda (apesar de muitos estarem indecisos, eu sempre soube que isto não ia passar, pois tinha uma data de músicas à sua frente e um franca concorrência!); Bélgica (a música foi considerada como uma das piores deste ano, a actuação foi nojenta e eu fiquei assustado quando a vi); Eslováquia (claro que o júri nunca iria passar isto, uma música muito americanizada, sem força, mas com uma esplêndida actuação, surpreendeu-me imenso! Se a Eslováquia não foi à final com a Kristina, ia com estas gémeas?); Macedónia (também apelidada como uma das piores canções deste ano. Apesar da actuação ter sido favorável, a coreografia e a voz do cantor assustaram-me! Se o megafone não salvou os Homens da Luta, também não salvaria a Vlatko); e Bielorrússia (além da cantora cantar mal, nunca foi uma das favoritas à passagem. Aliás, nem o júri iria passar uma música que tem como título “I LOVE BELARUS!”).
          
Havia músicas que deram tudo em palco, mas nem isso lhes chegou: Bulgária (uma das melhores da noite, com uma das melhores vozes em palco e uma força extraordinária. Considero a Poli Genova a melhor artista deste ano, mas nem o seu profissionalismo chegou. A isso se chama políticas!); Chipre (apesar de odiar a música, a sua actuação, para mim, foi a terceira melhor da noite e fiquei estupefacto como é que não passou. A isso se chama, novamente, políticas!); Letónia (sempre fiquei muito reticente a esta música, não é uma das minhas favoritas, tem o ar da sua graça, mas desde cedo que me convenci que não era apelativa ao voto, e não foi!).
          
 Já se previa quem iria passar, eu pelo menos acertei em 8 passagens. Desde as sondagens feitas e as opiniões dos fãs, os seguintes países sempre me convenceram que conseguiriam passar: Bósnia&Herzegovina (Dino Merlin é um dos cantores mais conhecidos a nível europeu, logo a passagem estava garantida. O que ajuda também é o país, que tem sempre a sua presença reservada na final); Ucrânia (o mesmo fala-barato, é a Ucrânia, HELLO, passa sempre e com a ajuda das pinturas feitas no palco só ajuda mais a festa); Suécia (um dos favoritos à vitória. Eric Saade teve, a meu ver, a segunda melhor actuação da noite. Mesmo assim o trabalho de câmaras esteve horrível e a sua voz minimamente má); Roménia (música animada, engraçada que só apela ao voto, nada mais a dizer…); Estónia (uma das favoritas, teve a melhor actuação da noite. O carisma da Getter e o trabalho de câmaras fenomenal só fez melhorar a actuação! Fiquei deliciado com a Estónia!); Dinamarca (uma outra favorita, com uma música engraçada, juvenil e que apela muito ao voto…); Irlanda (eu sempre disse que o público gosta de “monstrinhos” todos os anos. Mesmo assim, foram um dos melhores, a actuação foi arrasadora!).
          
 Em relação à Eslovénia, tudo dependia do júri e da actuação da Maja Keuc. O que é certo é que foi fenomenal, uma das melhores, deixou-me orgulhoso. Tudo resultou para haver esta garra em palco! Só tenho de dar os meus parabéns!
          
Já a Áustria nunca pensei que tivesse força suficiente para chegar à final, pois era uma das primeiras a actuar e nunca foi das favoritas dos fãs. De certeza que só passou por causa do júri! Mesmo assim, estou contente, amo “The Secret Is Love” e a poderosa Nadine Beiler.
          
Na minha opinião houve duas injustiças neste festival! Foram as seguintes: o facto de Israel não ter passado. Não me venham com coisas, a Dana International esteve brutal em palco, super confiante e interagiu imenso com o público. Foi a melhor surpresa da noite; a outra surpresa foi a Moldávia, fiquei totalmente boquiaberto quando ouvi o seu apuramento. Além de ser considerada uma das piores deste ano, só se vê que o júri anda a dormir, ao deixar passar isto e roubar o lugar a Israel, ao Chipre ou à Bulgária!
          
Fiquei contente com as passagens, das 10 passagens só gosto de 6, mas passou aquelas que eu queria: Estónia, Suécia e Eslovénia. Mas evidenciou-se, profundamente, que as políticas ainda persistem, nem o júri ajudou os mais fraquinhos; os únicos países privilegiados foram a Áustria e a Eslovénia, porque se não BYE BYE!
          
Desta semifinal, os países que mais vejo a vencerem são: a Estónia, a Suécia e a Irlanda.

            Por Diogo Canudo, 13/05/2011
( Hide )
  1. Discordo toltamente deste artigo em alguns países:
    - Bélgica: O que não agradou à publico foi o facto da canção ser feita "a capela", ou seja, sem instrumentação. Os europeus não gostam de coisa novas!(Ficou em 11º lugar na 2ª semifinal)
    - Se a canção da Eslovaquia era "americanizada" então o que dizer da sueca.
    - O Chipre merecia muito mais estar na final que a Grécia, já que a musica desta ultima era uma treta do inico ao fim!
    Esta é parte da minha opinião acerca desta semifinal. Espero que a aceitem. Cumprimentos

    ResponderEliminar


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved