Novidades

latest

[Crónica] ESC 2011: opinião sobre as passagens à final dos países da segunda semi-final


Gostei muito de assistir a esta semi final! Canções muito boas!

Depois de assistir ao desfile das 19 canções a concurso, aguardei pacientemente os resultados desta semi-final. Se fiquei admirado nas passagens à final? Não fiquei! Algo me dizia que haveria uma grande surpresa esta noite e afinal não estava errado! Desilusões e surpresas? Sim, tive algumas! A passagem à final da Irlanda e os seus bonecos saltitões e os búzios da Moldávia em vez da Eslováquia e do Chipre!

Posso dizer que as minhas preferidas passaram todas à final: Áustria, Roménia, Estónia, Eslovénia, Suécia, Dinamarca e Bósnia-herzegovina!

Nada de admirar a passagem de Ucrânia, dado que a actuação foi esplêndida e a ideia de alguém desenhar em in loco o cenário, à medida que a canção se desenvolvia.


Tendo em consideração as actuações desta semi-final afirmo que houve um enorme empenho no aspecto visual, de destacar o trabalho realizado pela Suécia, Bósnia e Estónia!

Quanto à Suécia, foi uma das melhores prestações da noite e com imenso carisma. Uma actuação como os suecos já nos habituaram, ao longo da história da Eurovisão. Muita luz e interactividade de palco! No entanto achei que o som da voz do Eric estava demasiado baixo ou então foi impressão minha.

Relativamente à Dinamarca, refiro o efeito eficaz do som que nos apresentou: é bastante comercial e de fácil audição. Claro que esta canção entra no rol de preferências de imensas pessoas e a verdade é que entrou no lote dos europeus, ao ser dada oportunidade de ser escutada novamente.

         
A canção da Roménia e dos seus FM Hotel era outra já esperada à passagem à final, pois tem um som e batida muito actual e divertido.

         
A Eslovénia lá conseguiu passar também. Apesar de gostar imenso da canção e da cantora, a Eslovénia cometeu um pecado: cantar em inglês. A música cantada em esloveno torna-a mais misteriosa, mais verdadeira. Depois de me afirmar bem no aspecto visual da Maja, sabem quem me faz lembrar? A Catarina Pereira, a minha diva! A Maja será a minha diva Eslovena!

         
Bosnia&Herzegovina teve uma grande atitude de Dino na actuação! Grande interacção com a assistência! Logo que vi esta actuação, pensei para mim: isto vai passar, e passou!

         
Assistindo à actuação da Nadine, fiquei colado ao ecrã! Um momento divinal de televisão! A assistência parecia doida na parte final da canção e no final a simpatia da Nadine a mandar um beijo para o público de casa. Disse para comigo: Esta passa de certeza!

         
Falo agora da actuação da Estónia! Magistral, excelente, não tenho adjectivos para qualificar a satisfação que me deu visualizar a Getter e o seu Rockefeller Street. A melhor actuação da noite, sem dúvida e atrevo-me a dizer que a Estónia deverá ter ganho esta semi-final. A Getter espalhou alegria pelo palco, assistência e telespectadores! Passagem à final merecida e já esperada!

         
As duas passagens que nunca deveriam ter acontecido: a da Irlanda, porque os bonecos saltitões enervam-me bastante e uma pessoa fica cansada só de ver. Comecei a pensar assim... olha um europeu, num lugar escondido na Europa, com uma imensa bebedeira ao estar a assistir ao “Lipstick”. Estou doente! Tenho de ir ao médico amanhã!

         
E o mesmo se aplica ao grupo da Moldávia com os seus chapéus tradicionais! Quanto a estes talvez não me admire muito, dado que, tal grupo tem uma imensa legião de fãs por toda a Europa, desde a sua última participação na Eurovisão em 2005! Eu sinceramente não queria isto na final, mas como este dado é muito importante, pensei que iria passar; mas sempre com um ponto de interrogação!

         
Quem deveria ter passado em vez da Irlanda e Moldávia? Selecciono 2: a Eslováquia e o Chipre!

         
Tive imensa pena que o Chipre não tivesse passado! Foi uma das melhores prestações da noite, com atitude, garra e grande aspecto visual televisivo. Demonstrou que o Chipre pretendia entrar em competição! Pelo geral da actuação era uma passagem mais que merecida!

         
A Eslováquia foi outra canção que merecia a sua passagem, com uma actuação fantástica das TWiiNS! Era merecida a sua passagem pela sua excelente prestação e interactividade entre a assistência e as câmaras!

         
Por fim, se foi uma surpresa para mim a não passagem de Israel à final, não foi. Sempre desvalorizei a ideia de termos uma anterior vencedora do Festival Eurovisão da Canção e da sua possível facilidade de passagem directa para uma final! Estamos a falar de uma vencedora que venceu a Eurovisão em 1998… Não é pela sua legião de fãs que é favorita, mas sim pela qualidade musical.

            Por Ricardo Mendes,  13/05/2011 

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved