Novidades

latest

Portugal: RTP diz "compreender boicote" mas reitera participação no ESC

 A RTP já reagiu ao boicote coletivo de 12 dos 16 compositores a concurso na edição deste ano do Festival da Canção. A estação pública reafirma continuar na Eurovisão.


Situação polémica em torno do Festival RTP da Canção, depois do anunciado boicote que será feito por 12 dos compositores este ano a concurso (entre 16), retirando-se da Eurovisão caso vençam a competição nacional.

No total, são 17 os artistas a assinar um comunicado coletivo, onde lamentam o posicionamento da estação pública com a participação no ESC perante a possibilidade de Israel também continuar em competição.

À revista SÁBADO, fonte da estação avança a posição oficial da RTP perante a promessa de boicote dos participantes no concurso. 

Começa por indicar que "a RTP recebeu o comunicado de alguns autores convidados a participar na 60ª edição do Festival da Canção 2026" mas indica que "independentemente da decisão dos artistas que subscrevem o comunicado, cujo teor compreendemos, a RTP vai voltar a organizar o Festival da Canção e reafirma que vai participar no Festival Eurovisão da Canção 2026, tal como a esmagadora maioria de países membros da EBU".

Sem mais detalhes, a posição da RTP parece abrir a porta a que a estação marque presença na Eurovisão independentemente de quem for o vencedor do Festival da Canção. 

Isto é, levanta a hipótese do representante de Portugal na Eurovisão poder não ser coincidente com o vencedor do Festival da Canção, caso o último decida boicotar a ida à 70.ª edição do concurso em Viena, na Áustria.

Fonte: SÁBADO/ Imagem: Getty Images

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved