NAPA - "Deslocado"
OPINIÃO GERAL
Jessica Mendes: “Deslocado” não é uma má canção, mas é uma canção mediana que sabe a pouco. Não é uma questão de ser ou não uma canção eurovisiva, é uma questão de não ter um único ponto de interesse durante os três minutos e acabar esquecida no meio de tanto apelo visual e auditivo que temos este ano (ainda por cima a atuar a seguir à vencedora do televoto). Eu identifico-me com a letra e, apesar de eles terem dito que isto não significava que não gostavam de Lisboa, eu escolho lê-la precisamente dessa forma. O problema é que ninguém vai entender nada em Basileia e não há orçamento para um staging (e calem-me, por favor, como calaram os The Black Mamba que, ainda assim, tinham uma música mais interessante). Não acho que consigamos a final e acho até que vamos acabar nos últimos lugares da semifinal, mas espero que me provem enganada. De todas as formas, ia beber poncha com eles.
João Vermelho: Não era a minha favorita do Festival da Canção, de facto, mas tem vindo a crescer em mim desde a sua vitória, e gosto muito da sua estrutura, do seu instrumental, melodia e da voz do vocalista, temos aqui uma grande canção e isso deixa-me orgulhoso, e acho que nos últimos anos temos levado sempre qualidade à Eurovisão, se as pessoas não gostam, ou a bolha eurovisiva não gosta, isso é mais uma questão de gosto do que uma questão da música e da qualidade em si. Com isto, acho difícil não passarmos à final, por vários fatores, mas uma dela é que esta semifinal é um completo caos do início ao fim, e entre Portugal e Eslovénia, acho que podemos ser mais felizes.
Neuza Ferreira: Muito complicado comentar a nossa canção, quando sei que haviam n melhores que esta para nos representar no ESC 2025. “Deslocado” tem uma letra muito bonita, mas a nível global não convence: a capacidade vocal do intérprete é razoável, o instrumental é banal e pouco trabalhado, e o staging apresentado no Festival da Canção é uma nulidade. Num ano em que todas as propostas em competição na Eurovisão estão uns furos abaixo do habitual, Portugal perdeu a oportunidade de enviar algo que eventualmente destoasse e pudesse dar novamente um top 10. Acredito que ouviremos diversas músicas desta banda nas rádios portuguesas, pois o Festival da Canção abriu portas as portas para que possam dar esse salto na música portuguesa, e bem, mas simplesmente para a Eurovisão “Deslocado” fica bastante aquém. Acho que vamos acabar por ficar pela semifinal do Festival eurovisivo, mas acredito que o grupo e a sua equipa criativa, e a própria RTP, farão das tripas coração para que tal não aconteça.
Pedro Lopes: Quem me leu aqui, durante semanas, ou me ouviu no podcast do blogue, sabe claramente que sempre me posicionei contra uma potencial vitória dos NAPA no Festival da Canção, não por desgostar da canção – ainda que não seja o maior fã – mas por desacreditar no seu potencial na Eurovisão. Eu gostava de ‘Love Is On My Side’, em 2021 (que é efetivamente muito superior), mas também desacreditei sobre um suposto sucesso no ESC, sucesso esse que depois até aconteceu. Levei a chapada com a vitória de ‘Deslocado’ no FC deste ano, e se calhar levo outra com o que eles vão fazer em Basileia. Não vou ser ingrato ao ponto de ignorar a importância da canção, a letra, sobretudo, e o impacto que a mesma teve em muitos. Continuo a achar um tema fofinho, mas demasiado morno, um pouco esquecível e com dificuldades em impactar.
Tiago Lopes: A única vez que carreguei no youtube para ouvir esta música, foi para escrever este parágrafo. “Deslocado” é como outras tantas músicas que estamos habituados a ouvir na rádio. Não estava no top 5 das minhas músicas preferias a vencer o Festival da Canção, mas também acabei surpreendido. Faço parte do grupo que quer levar uma “chapada de luva branca” por não acreditar num bom lugar na Eurovisão, ou sequer o apuramento para a final. Ainda assim, boa sorte Portugal!
PONTUAÇÃO FINAL
Jessica Mendes: 5 pontos
João Vermelho: 7 pontos
Neuza Ferreira: 5 pontos
Pedro Lopes: 5 pontos
Tiago Lopes: 2 pontos
24 pontos
CLASSIFICAÇÃO GERAL
1.º Suécia - 32 pontos; 2.º Polónia - 29 pontos; 3.º Ucrânia - 28 pontos; 4.º Portugal - 24 pontos; 5.º Eslovénia - 20 pontos; 6.º Estónia - 18 pontos; 7.º Islândia - 12 pontos.
Ajuda-nos a decidir a vencedora. Vota nas canções do ESC 2025 AQUI.
Vídeo: Eurovision Song Contest
Sem comentários
Enviar um comentário
Não é permitido:
. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;
. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;
. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;
. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;
. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.
Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.