Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2025: Itália

  



Lucio Corsi - "Volevo essere un duro"




OPINIÃO GERAL

Jessica Mendes: Há uma coisa sempre certa em Itália: apresenta-nos sempre música, que é algo que não se pode dizer da maioria dos países. Não sou a maior fã desta e acho-a, inclusive, uma das piores representantes de Itália (não é a pior porque 2022 e 2016 existiram). Ainda assim, é uma canção bem feita, meio mofada, por vezes, com uma excelente letra (porque os italianos não conseguem não fazer boas letras). O Lucio parece-me um pouco inseguro em alguns momentos e a sua atuação em palco será uma miséria, tenho a certeza. Ainda assim, vai facilmente ser top 10 ou até mesmo top 5, porque é tudo uma valente m*rda este ano e, portanto, tanto o público como o júri vão acabar a premiar uma balada simples mas eficaz e que se distingue da lixeira toda que vamos ver em palco. Isto, claro, se ele se lembrar que tem de ir atuar na Eurovisão.

João Vermelho: Depois de dois crimes cometidos, um sendo a classificação da Giorgia, e o outro a vitória do Olly no Sanremo, fico muito feliz que um dos meus favoritos, no final, seja o representante italiano deste ano. É um tema fantástico, principalmente pelo seu instrumental e pela letra da canção, tenho pena que na Eurovisão não exista orquestra, pois ganha ainda mais vida com ela. Gosto muito do Lucio Corsi, nota-se que é um grande artista, e apenas um, conseguiria escrever um tema tão sensível e bonito como este. Bravo Itália! Acaba por não estar tão alto no meu top, como ao início pensei que ficaria, mas ainda assim é um dos meus favoritos. Sei que muito provável não ficará tão bem classificado em maio, talvez pelo júri, mas tenho dúvidas quanto ao televoto, ainda assim, gostava muito de ver esta canção no top 10.

Neuza Ferreira: Mais um ano em que a Itália leva à Eurovisão algo razoavelmente bom, com um staging mau, e acaba por conseguir acabar no top 10 sem percebermos bem como. Isto deve ser um dom.
Lucio Corsi é um ótimo intérprete e a letra de “Volevo Essere Un Duro” é incrível. Na verdade, o único ponto “nhe” desta proposta é o instrumental, que me parece simples e pouco memorável.

Pedro Lopes: Itália, Itália… como há muito tempo andavas sossegada com polémicas de maior no Sanremo, aqui vai disto. Como eu gostava de estar a comentar uma canção da nossa querida Giorgia, mas como é giro vir falar de um tema do Lucio Corsi e não do Olly. Não vou mentir, a proposta deste último era francamente mais competitiva que a que acabou por ser escolhida (em segunda opção) para o ESC, e acredito em pleno que este ano a Itália não vai ter um resultado por aí além. Muito porque o Lucio deve-se estar a marimbar para o próprio do Festival, quer ir cantar uma canção e pronto. É um tema muito bonito, agradável, mas que vai pecar por uma atuação mais pobre no palco da Eurovisão.

Tiago Lopes: Foi este o segundo lugar de Sanremo? Concordamos que a música não é má, mas também não estamos perante uma obra de arte. “Volevo Essere Un Duro” é mais uma música italiana, bem interpretada e não passa disso. A letra é bonita, mas quantos milhões de pessoas vão perceber na noite da final da Eurovisão? Talvez se avizinhe o pior resultado da Itália na eurovisão.



PONTUAÇÃO FINAL

 
Jessica Mendes: 8 pontos

João Vermelho: 8 pontos
 
Neuza Ferreira: 6 pontos

Pedro Lopes: 7 pontos

Tiago Lopes: 3 pontos

32 pontos


CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Grécia - 42 pontos; 2.º Albânia - 39 pontos; 3.º Lituânia - 38 pontos; 4.º Áustria - 38 pontos; 5.º França - 37 pontos; 6.º Países Baixos - 36 pontos; 7.º Letónia - 34 pontos; 8.º Chéquia - 34 pontos; 9.º Dinamarca - 33 pontos; 10.º São Marino - 32 pontos; 11.º Suécia - 32 pontos; 12.º Itália - 32 pontos; 13.º Finlândia - 31 pontos; 14.º Alemanha - 31 pontos; 15.º Noruega - 30 pontos; 16.º Luxemburgo - 29 pontos; 17.º Polónia - 29 pontos; 18.º Ucrânia - 28 pontos; 19.º Montenegro - 28 pontos; 20.º Malta - 25 pontos; 21.º Portugal - 24 pontos; 22.º Azerbaijão - 24 pontos; 23.º Espanha - 22 pontos; 24.º Chipre - 22 pontos; 25.º Bélgica - 21 pontos; 26.º Austrália - 20 pontos; 27.º Eslovénia - 20 pontos; 28.º Israel - 19 pontos; 29.º Estónia - 18 pontos; 30.º Geórgia - 17 pontos; 31.º Sérvia - 17 pontos; 32.º Arménia - 16 pontos; 33.º Croácia - 13 pontos; 34.º Islândia - 12 pontos; 35.º Irlanda - 11 pontos.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved