Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2025: Geórgia



Mariam Shengelia - "Freedom"


OPINIÃO GERAL

Jessica Mendes: A música da Geórgia é uma mess tão grande quanto o país. Todos sabemos que a letra é patriótica, que a representante é, com muitas certezas, pro-Rússia, e que foi escolhida apenas por isso. Faz-me lembrar um pouco “I love Belarus”, mas numa versão mais clássica. Analisando apenas a música, começa bem e até me remete para as músicas cheias de mofo que o país costuma enviar (com sucesso) para o JESC. Achei, numa primeira instância, que ia gostar da música, mas à medida que ela avança, soa a algo inacabado e sem interesse. Ela canta bem, mas é só isso. Mais um ano na semifinal.

João Vermelho: Gostava de odiar isto, tendo em conta a mensagem política por trás, e infelizmente é a nova realidade em que estamos. Contudo, gosto muito da proposta, Mariam tem uma excelente voz, o instrumental consegue ser clássico e moderno, gosto muito da primeira parte, como uma atmosfera interessante e misteriosa, cantando na língua materna, no refrão já começa a perder essa essência e se torna algo mais genérico, principalmente quando começa a parte em inglês, depois mais para o final a canção ganha novamente força com o instrumental e com a orquestra. Como disse gostava de não gostar disto, mas falando apenas da canção prefiro isto às canções pop banais e humorísticas que temos, em grande quantidade, este ano. Vejo perfeitamente isto a passar à final só porque, enfim… 

Neuza Ferreira: Geórgia a levar ao ESC algo em georgiano?! Parece um sonho; têm todo o meu apoio quanto a isto. No entanto, este instrumental, nossa senhora que coisa tão feita às três pancadas; é uma balada interessante, mas não gosto da forma abrupta como termina. Como sempre, o que me deixa aqui de pé atrás é o staging, ainda para mais sendo a Geórgia.
Não creio que, no geral, esta proposta tenha qualidade suficiente para lutar por um lugar na Final da competição.

Pedro Lopes: Não bastava um certo país, e agora temos outro. Às vezes é difícil abordar estes pontos de ‘para que serve uma canção?’, quando é ótimo que um mesmo tema possa ser uma mensagem contra o que não está correto, na nossa perspetiva, e claramente defendemos de forma diferente quando acontece o contrário. Este ‘Freedom’ apresenta talvez a mensagem mais dúbia do ano, não se conseguindo entender nada daquela letra. Dadas as circunstâncias atuais do país, sabemos os objetivos, mas também chega a parecer ridículo estar a cantar literalmente sobre nada. A cantora parece saber o que faz, mas tudo somado só mostra uma proposta sem sal, ponto.

Tiago Lopes: Guardaram-se para último para isto? A única coisa que aprecio neste tema é ser cantado na língua materna, a relembrar os bons temas que a Geórgia envia na Eurovisão Júnior. Música confusa, onde parece não haver uma linha certa. Talvez tenha bom resultado nos graúdos, mas não me parece.



PONTUAÇÃO FINAL

 
Jessica Mendes: 1 pontos

João Vermelho: 6 pontos
 
Neuza Ferreira: 4 pontos

Pedro Lopes: 3 pontos

Tiago Lopes: 3 pontos

17 pontos


CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Grécia - 42 pontos; 2.º Albânia - 39 pontos; 3.º Lituânia - 38 pontos; 4.º Áustria - 38 pontos; 5.º Países Baixos - 36 pontos; 6.º Letónia - 34 pontos; 7.º São Marino - 32 pontos; 8.º Suécia - 32 pontos; 9.º Noruega - 30 pontos; 10.º Polónia - 29 pontos; 11.º Ucrânia - 28 pontos; 12.º Montenegro - 28 pontos; 13.º Malta - 25 pontos; 14.º Portugal - 24 pontos; 15.º Azerbaijão - 24 pontos; 16.º Chipre - 22 pontos; 17.º Bélgica - 21 pontos; 18.º Austrália - 20 pontos; 19.º Eslovénia - 20 pontos; 20.º Estónia - 18 pontos; 21.º Geórgia - 17 pontos; 22.º Arménia - 16 pontos; 23.º Croácia - 13 pontos; 24.º Islândia - 12 pontos; 25.º Irlanda - 11 pontos.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved