Revelados os resultados das semifinais, HENKA teria ganhado o Festival da Canção se o sistema de votação fosse igual ao da Eurovisão.
HENKA venceu o televoto com 29,83% dos votos, mas ficou excluída de uma vitória logo depois da votação do júri que, no formato atual, lhe deu 0 pontos. HENKA recebeu, do júri, apenas 18 pontos (10 do Norte, 5 do Centro, 1 do Alentejo e 2 da Madeira), ficando no penúltimo lugar. Com o formato usado pela RTP, que converte os pontos do júri e do público para o formato de 0 a 12, e que não é usado desde 2017 na Eurovisão, acabou por ficar com 0 pontos e, por isso, afastada desde logo de uma vitória.
O público deu a HENKA 30% dos votos, dando aos segundos classificados (e vencedores) menos 9%. Usando o método que atualmente está em vigor na Eurovisão e na maioria das finais nacionais europeias, HENKA receberia 121 pontos do público e os NAPA apenas 86, resultando numa classificação final de 139 pontos para HENKA e 124 para os NAPA. Veja, abaixo, os resultados finais com o formato usado atualmente na Eurovisão e recorde aqui todos os resultados.
Recorde "I wanna destroy you":
Portugal estreou-se no Festival Eurovisão da Canção no ano de 1964, tendo vencido o concurso apenas uma vez, em 2017, com Salvador Sobral e "Amar pelos Dois", depois de meio século de participações. Em 2024, o nosso país foi representado por Iolanda, com a canção "Grito", que conseguiu alcançar o 10.º lugar na grande final com 152 pontos.
Sem comentários
Enviar um comentário
Não é permitido:
. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;
. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;
. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;
. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;
. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.
Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.