A Eurovisão está, novamente, e de forma oficial, em Viena, capital da Áustria. Foi realizado esta segunda-feira (12) o sorteio das eliminatórias do ESC 2026, e a cerimónia de troca de insígnias. Portugal irá atuar na 1.ª SF do Festival.
A partir de Viena, cidade escolhida para o Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2026, este é o primeiro evento mais oficial do certame deste ano, responsável por duas etapas fundamentais no arranque do certame: troca de insígnias e divisão dos países semifinalistas pelas duas eliminatórias.
O sorteio pretende dar a conhecer a divisão das duas semifinais da competição, ou seja, em que eliminatória irão participar os 30 países que não têm acesso garantido à grande final do evento. Para além disso, é também conhecida a parte em que esses mesmos países irão atuar, ficando a posição final do alinhamento a ser definida internamente pela EBU e pela ORF, produtores da competição.
Portugal irá atuar na primeira parte da 1.ª semifinal do concurso, a realizar-se a 12 de maio. Nesta mesma eliminatória votam Alemanha e Itália, ficando os restantes BIG 4 na 2.ª semifinal.
Confira abaixo a divisão das semifinais:
Votação BIG 4 + Anfitrião
Alemanha - 1.ª semifinal
Áustria - 2.ª semifinal
França - 2.ª semifinal
Itália - 1.ª semifinal
Reino Unido - 2.ª semifinal
1.ª Semifinal (12 de maio de 2026)
1.ª parte
Geórgia
Portugal
Croácia
Suécia
Finlândia
Moldávia
Grécia
2.ª parte
Montenegro
Estónia
São Marino
Polónia
Bélgica
Lituânia
Sérvia
Israel
2.ª Semifinal (14 de maio de 2026)
1.ª parte
Arménia
Roménia
Suíça
Luxemburgo
Azerbaijão
Bulgária
Chéquia
2.ª parte
Albânia
Dinamarca
Chipre
Noruega
Malta
Austrália
Ucrânia
Letónia
Recorde-se que o ESC 2026 está desde logo marcado pelo boicote de cinco países, que se retiraram do certame - Espanha, Eslovénia, Irlanda, Islândia, e Países Baixos - depois de, em votação da Assembleia Geral da EBU/UER, ter sido mantida a possibilidade da participação de Israel, que foi várias vezes contestada.
Este ano, 35 países estão a concurso, sendo este o número mais baixo desde 2003. Apesar das saídas, Bulgária, Moldávia e Roménia confirmaram o seu regresso ao Festival.
Fonte e Imagem: Eurovision.com

Sem comentários
Enviar um comentário
Não é permitido:
. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;
. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;
. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;
. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;
. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.
Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.