Justyna Steczkowska - "Gaja"
OPINIÃO GERAL
Jessica Mendes: Eu gosto desta música? Não especialmente, mas tudo aquilo que acontece em palco enquanto ela canta é de outro mundo. Estava cética sobre se ela estava ou não a fazer playback na final nacional. Tive de ver novamente e ir aos pormenores para perceber que não estava. O nível de controlo vocal que alguém tem de ter para conseguir cantar esta música na perfeição enquanto está ao saltos, às voltas e no ar, é extraordinário e muito raro. A canção em si não é boa nem má. Pelo menos, é diferente das restantes popadas do género e é bom ouvir a Polónia na sua língua materna. Sinceramente, pela cantora, espero que consigam um bom lugar.
João Vermelho: Bem-vindos à era das músicas com mil coisas a acontecer ao mesmo tempo na música e no palco, porque esta geração não se consegue concentrar cinco segundos, em algo mais calmo e cerebral. Isto é uma gritaria do começo ao fim, com várias coisas a acontecer ao mesmo tempo, sem qualquer tipo de estrutura ou sentido. Pelo menos, ela canta minimamente bem, e a produção é minimamente boa, se não era um desastre nível Islândia. Como estamos a falar de um semifinal, só com televoto, e estamos a falar da Polónia e da artista em questão, é bem capaz de ficar nos primeiros lugares, na final acho que já vai ter mais dificuldade em fazer um bom resultado.
Neuza Ferreira: Creio que a Polónia este ano tem uma proposta sólida. “GAJA” é uma música pop convencional, mas não deixa de ser uma música agradável, e é de consumo fácil para a generalidade dos fãs eurovisivos. A Justyna surpreende, pelo menos a mim, pela positiva, por ter, tendo em conta a idade, um nível vocal bastante bom, enquanto simultaneamente mantém uma performance trabalhada.
Acho que esta proposta polaca tem o suficiente para cativar o público e levar a Polónia de volta à final da Eurovisão.
Pedro Lopes: É talvez a canção da primeira semifinal do ESC que me deixe com mais incógnitas, tanto sobre a sua passagem à final, como também sobre, se na realidade, gosto ou não do tema. A música tanto tem de épico como tem de irritante, sobretudo na parte em que a cantora decide dar uma de Moldávia 2021 e estar a prolongar notas durante muito tempo. Tenho também dúvidas quanto à performance, que pode muito facilmente roçar o terreno do cringe.
Tiago Lopes: Rumores dizem que a Justyna ainda está a girar e há fake news de tornados na Polónia derivados da coreografia de “GAJA”. A Eurovisão é também isto: países a gritar palavras na sua língua materna, a usar instrumentos clássicos com batidas variadas e coreografias duvidosas. Eu que nem dou para este lado, até aprecio bastante esta “GAJA”. Acredito num top 10 para a Polónia na final.
PONTUAÇÃO FINAL
Jessica Mendes: 6 pontos
João Vermelho: 3 pontos
Neuza Ferreira: 6 pontos
Pedro Lopes: 6 pontos
Tiago Lopes: 8 pontos
29 pontos
CLASSIFICAÇÃO GERAL
1.º Polónia - 29 pontos; 2.º Islândia - 12 pontos.
Ajuda-nos a decidir a vencedora. Vota nas canções do ESC 2025 AQUI.
Vídeo: Eurovision Song Contest
Sem comentários
Enviar um comentário
Não é permitido:
. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;
. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;
. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;
. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;
. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.
Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.