Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2024: Suíça

Nemo - "The Code"



OPINIÃO GERAL

Jessica Mendes: Não é expectável que pop, lírico e rap combinem, mas a verdade é que combinam muito bem nesta proposta suíça. Há qualquer coisa que não me convence na totalidade, mas não sei dizer o quê e é possível que seja uma questão de precisar de ouvir mais vezes. A Suíça tem-nos provado, nos últimos anos, que está em hegemonia e que consegue fazer boas atuações e, por isso, espero que este ano eleve ainda mais a fasquia. Creio que está aqui uma séria candidata a um top 5.

João Vermelho: “The Code”, é uma lufada de ar fresco, a tanto pop genérico, uma canção que combina numa simbiose quase perfeita entre vários estilos, numa linguagem moderna, com uma excelente produção, é uma das minhas canções favoritas deste ano. Gosto muito do instrumental, da forma como a canção vai crescendo, gosto da melodia e do refrão. Nemo, é carismático e se conseguir imprimir isso na atuação ao vivo, poderá lutar por um top 5, quiçá mais em maio.

Neuza Ferreira: “The Code” é incrível. Começa quase como se fosse um teatro musical e depois temos um instrumental bem orquestrado, bem definido e único. Parece que tudo foi pensado ao pormenor. Temos praticamente três géneros nesta produção – rap, pop e ópera –, mas não se nota que seja uma misturada sem nexo.
Nemo tem uma prestação vocal ao nível do surreal e eu estou preparadíssima para ver esta prestação ao vivo no palco do ESC 2024.
Queria escrever mais sobre “The Code”, mas a verdade é que estou sem palavras. Uma das melhores canções deste ano, se não mesmo a melhor. Será um atentado esta proposta suíça terminar fora do top 3.

Pedro Lopes: Confesso que quando ouvi a primeira vez, fui um nadinha cético ou até preconceituoso, achando que o tema queria só apresentar-nos algum barulho e muita confusão. Tinha aceitado o rap na canção da Ucrânia, mas aqui, não estava a entrar. Sobretudo a junção com a ópera, que tanto aprecio. Mas em pouco tema, a proposta foi crescendo, e passei a apreciar muito mais. Como é que isto vai ser ao vivo? Não duvido das capacidade do cantor. Como é que vão pôr isto em palco? Aí, jamais ponho as mãos no fogo. Vai ser tudo muito excêntrico, naquele ponto em que se pode tornar até ‘ridículo’, tendo um efeito contrário na audiência. Se assim for, será uma pena. O tema em si está muito bem construído.



PONTUAÇÃO FINAL

 
Jessica Mendes: 7 pontos

João Vermelho: 10 pontos
 
Neuza Ferreira: 8 pontos

Pedro Lopes: 8 pontos

33 pontos


CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Suíça - 33 pontos; 2.º Grécia - 32 pontos; 3.º Ucrânia - 30 pontos; 4.º Portugal - 29 pontos; 5.º Arménia - 36 pontos; 6.º Sérvia - 25 pontos; 7.º Lituânia e Polónia - 24 pontos; 9.º Dinamarca - 23 pontos; 10.º Eslovénia - 22 pontos; 11.º Malta - 20 pontos; 12.º Áustria - 20 pontos; 13.º Luxemburgo - 20 pontos; 14.º Croácia - 19 pontos; 15.º Azerbaijão - 19 pontos; 16.º Chipre - 18 pontos; 17.º Austrália - 17 pontos; 18.º Albânia - 16 pontos; 19.º Moldávia - 14 pontos; 20.º Irlanda - 12 pontos; 21.º Chéquia - 10 pontos; 22.º Islândia - 10 pontos; 23.º Finlândia - 9 pontos. 


Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved