Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2024: Noruega

Gåte- "Ulveham"



OPINIÃO GERAL

Jessica Mendes:  A Noruega este ano traz-nos algo diferentão e é um diferentão que eu aprecio. É um rock modernaço com aquele lírico na voz que nos deixa arrepiados. É uma junção que nem sempre funciona, mas que aqui está aplicada na perfeição. A primeira parte tem um crescendo perfeito até ao refrão, com as cordas a remeterem-nos para o mundo mais fantasioso da história que nos é contada. Talvez sinta falta no final de algo mais cénico que nos transmita a mensagem do conto (porque, acima de tudo, esta música é um conto em três minutos), mas é algo que pode ser melhorado até maio. Vejo a Noruega novamente no top 10.

João Vermelho: E mais uma vez, a Noruega a trazer à Eurovisão, uma canção que se vai tornar uma das minhas favoritas de sempre. É de longe, a minha favorita deste ano, e tem tudo, étnico e moderno, uma produção brilhante, emoção, uma grande atuação, não só da intérprete, mas mesmo do show em si, e a estrutura da canção, é épica. Não há muito a acrescentar, por mim era Oslo 2025, mas sei que não está entre as favoritas, e como já ando nisto há 15 anos, já não duvido de nada, desde a não qualificação à final, ou mesmo um péssimo resultado na final.

Neuza Ferreira: “Ulveham” tem vibes de música que foi rejeitada pelos Evanescence. Ou seja, é boa, mas não assim tão. 
Esta mistura de rock com eletrónica, e um ligeito folk nórdico, dá a este tema sons únicos e diferenciadores. A voz da vocalista é incrível e não me importaria de a ouvir 24/7. Tudo nesta proposta é harmonioso e aguardo uma atuação arrebatadora em Malmö. Mas não sinto que isto seja para terminar no top 10 do Festival.

Pedro Lopes: Tanto gosto como a seguir já me passa mais ao lado. Não está dentro do estilo de canções que mais escuto, mas gosto que tenham apostado num registo musical diferente e sobretudo disruptivo com os últimos anos e sobretudo com o que também temos em competição. A voz da vocalista é muito boa, e todo o tema tem potencial para se sair bem.



PONTUAÇÃO FINAL

 
Jessica Mendes: 10 pontos

João Vermelho: 12 pontos
 
Neuza Ferreira: 5 pontos

Pedro Lopes: 6 pontos

33 pontos


CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Bélgica - 36 pontos; 2.º Noruega - 33 pontos; 3.º Suíça - 33 pontos; 4.º Grécia - 32 pontos; 5.º Ucrânia - 30 pontos; 6.º Portugal - 29 pontos; 7.º Arménia - 26 pontos; 8.º Israel - 28 pontos; 9.º Letónia - 26 pontos; 10.º Sérvia - 25 pontos; 11.º Lituânia e Polónia - 24 pontos; 13.º Dinamarca - 23 pontos; 14.º Eslovénia - 22 pontos; 15.º Malta - 20 pontos; 16.º Áustria - 20 pontos; 17.º Luxemburgo - 20 pontos; 18.º Croácia - 19 pontos; 19.º Azerbaijão - 19 pontos; 20.º Chipre - 18 pontos; 21.º Geórgia - 18 pontos; 22.º Austrália - 17 pontos; 23.º Estónia - 16 pontos; 24.º Albânia - 16 pontos; 25.º Moldávia - 14 pontos; 26.º Irlanda - 12 pontos; 27.º Chéquia - 10 pontos; 28.º Islândia - 10 pontos; 29.º Finlândia - 9 pontos. 

Vídeo: Eurovision Song ContestNor

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved