Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2024: Países Baixos

Joost Klein - "Europapa"



OPINIÃO GERAL

Jessica Mendes: Ainda não consegui perceber se isto era tão mau, que acabava por ser bom ou se, como o cabelo do cantor, é só mesmo muito mau. Este ano temos muitas músicas deste género, mas esta parece-me a melhor de todas. A parte final da música, mais calma, só faz sentido se percebermos a letra da mesma. A letra é incrivelmente triste para uma música tão animada (e até me deu vontade de colocar a música mais acima no meu top), mas, não conseguindo o público em geral percebê-la sem tradução, acho que a parte final era desnecessária. Ainda assim, espero um top 5.

João Vermelho: Amei este disparate todo, desde o seu início, amo o humor, a letra, o refrão, a sonoridade da canção, de certa forma isto também é Eurovisão, e quando é bem-feito, resulta nisto. Sei que muitos vão discordar, mas talvez seja o “Cha Cha Cha”, deste ano, possivelmente não com o mesmo impacto, mas os números de visualizações já dão esse indício. É uma das minhas favoritas deste ano, tem os seus problemas claro, a estrutura é repetitiva em certo momentos, principalmente no refrão, mas não é o suficiente para desgostar da canção. Acho que passa à final, sem grandes dificuldades, principalmente por conta do televoto, e na final talvez lute por um top 10, dependerá muito da atuação vivo.

Neuza Ferreira: “Europapa” é engraçada e séria. Duas coisas que, quando bem feitas, levam a um equilíbrio perfeito. Pessoalmente, acho o instrumental um bocado too much, mas adoro a letra que simboliza uma mistura de línguas e culturas, e reflete a diversidade e a liberdade que a União Europeia nos permite ter. O refrão é memorável e “Europa pa pa pa pa pa pa” não me sai da cabeça. 
Estou curiosa como é que isto vais ser apresentado no palco do ESC 2024. Vai ser uma grande festa.

Pedro Lopes: Dentro de todos os registos similares neste 2024 em que, enfim, vários acharam que irem todos ao mesmo ia ser a solução adequada (eu só espero que o tempo os prove a eles de errado, não mim), devo assumir que, apesar de tudo, este tema é o que, ainda assim, mais tolero. Até ao momento, continuo a não conseguir gostar do que se passa aqui. Tudo por um gosto pessoal. Louvo a mensagem da canção e a importância que a mesma é dada e tida pelo seu intérprete. Mas, fica para mim difícil avaliar muito mais. Dou espaço a que possa vir a crescer nos próximos tempos, mas também não me vou esforçar a isso.



PONTUAÇÃO FINAL

 
Jessica Mendes: 10 pontos

João Vermelho: 8 pontos
 
Neuza Ferreira: 6 pontos

Pedro Lopes: 4 pontos

28 pontos


CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Bélgica - 36 pontos; 2.º Noruega - 33 pontos; 3.º Suíça - 33 pontos; 4.º Grécia - 32 pontos; 5.º Ucrânia - 30 pontos; 6.º Portugal - 29 pontos; 7.º Arménia - 26 pontos; 8.º Israel - 28 pontos; 9.º Países Baixos - 28 pontos; 10.º Letónia - 26 pontos; 11.º Sérvia - 25 pontos; 12.º Lituânia e Polónia - 24 pontos; 14.º Dinamarca - 23 pontos; 15.º Eslovénia - 22 pontos; 16.º Malta - 20 pontos; 17.º Áustria - 20 pontos; 18.º Luxemburgo - 20 pontos; 19.º Croácia - 19 pontos; 20.º Azerbaijão - 19 pontos; 21.º Chipre - 18 pontos; 22.º Geórgia - 18 pontos; 23.º Austrália - 17 pontos; 24.º Estónia - 16 pontos; 25.º Albânia - 16 pontos; 26.º Moldávia - 14 pontos; 27.º Irlanda - 12 pontos; 28.º Chéquia - 10 pontos; 29.º Islândia - 10 pontos; 30.º Finlândia - 9 pontos. 

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved