Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2023: Reino Unido


 Mae Muller - "I wrote a song"


OPINIÃO GERAL

João Vermelho: O Reino Unido finalmente acordou para a Eurovisão, e está de volta ao jogo, apesar de não ser um tema para lutar pela vitória e com menos qualidade que o tema do ano passado, é um tema com uma excelente produção, e que representa bem cenário musical atual do país, é um tema moderno, cantando por uma artista com alguma expressão e que está a se destacar para além da bolha eurovisiva. Mae Muller tem uma excelente presença, é carismática, acredito que possa se destacar ao vivo. O tema tem uma letra genérica, mas é compensado por um excelente refrão que fica na cabeça. Acho que vamos ter o Reino Unido novamente no lado esquerdo da tabela, mas duvido que lute por um lugar cimeiro.

Neuza Ferreira: Li tanta crítica extremamente positiva que fiquei a achar que o Reino Unido teria hipóteses de alcançar um resultado tão bom como o de 2022, mas cheira-me que talvez se fiquem, com sorte, por um top 15.
“I Wrote A Song” é pop 100% puro, espelha muito daquilo que passa nas rádios hora após hora e tem sonoridade e letra fáceis de agradar. Contudo, toda a canção é pouco trabalhada, com um refrão que poderia ser bem mais impactante. Confesso que tive de ouvir várias vezes a música enquanto escrevia isto, porque me estava sempre a esquecer do que ouvia; simplesmente não fica na cabeça e é esquecível ao fim de 5 minutos.
A Mae, como ótima intérprete que é, irá entregar tudo em palco e abrilhantar a proposta do Reino Unido visualmente. Claro que auditivamente uma canção tem de chamar a atenção, mas não estamos numa competição de rádio e os olhos também comem; é aí que a artista terá de apostar.

Pedro Lopes: Já gostei menos, já gostei mais, e estou agora nesta espécie de híbrido. [Não vamos fazer comparações com o incrível tema do ano passado...] mas já sabíamos que o Reino Unido não ia ter tarefa fácil para 2023. Confesso que aprecio o tema na sua totalidade. Gosto deste seu toque meio que peculiar, da sua batida e dos seus ritmos. Acho que já percebemos que há algum trabalho a ser feito pela Mae Muller até à data da final, para que uma das componentes mais importantes e que mais valorizo (a voz, claro), possa estar mais segura. Tanto pode ser uma canção para top 10 ou bottom 5. E sinceramente não sei em que ponta do iceberg vai acabar.

Tiago Lopes: Eu devo ser dos poucos que gosta de quase todas as entradas do Reino Unido nos últimos anos e este ano não é diferente. Mae Muller apresenta um tema moderno, mexido e com uma letra curiosa e catchy, mas às vezes dou por mim a pensar: “Esta música não é um bocadinho básica?”. “I Wrote A Song” está a ter bastante atenção por parte da comunidade Eurovisiva e espero que isso seja um bom prenuncio para o resultado na final do país anfitrião. Para mim está a bater no top 10.


PONTUAÇÃO FINAL

 
João Vermelho: 8 pontos
 
Neuza Ferreira: 6 pontos

Pedro Lopes: 4 pontos

Tiago Lopes: 8 pontos

26 pontos

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Suécia - 44 pontos; 2.º França - 39 pontos; 3.º Áustria e Finlândia - 35 pontos; 5.º Países Baixos - 34 pontos; 6.º Estónia - 33 pontos; 7.º Espanha - 32 pontos; 8.º Noruega - 31 pontos; 9.º Portugal - 31 pontos; 10.º Itália - 30 pontos; 11.º República Checa - 30 pontos; 12.º Grécia - 29 pontos; 13.º Arménia e Lituânia - 27 pontos; 15.º Reino Unido - 26 pontos; 16.º Suíça - 26 pontos; 17.º Eslovénia - 26 pontos; 18.º Letónia - 25 pontos; 19.º Moldávia - 25 pontos; 20.º Israel - 25 pontos; 21.º Bélgica - 24 pontos; 22.º Geórgia - 24 pontos; 23.º Austrália - 23 pontos; 24.º Alemanha - 22 pontos; 25.º Chipre - 21 pontos; 26.º Dinamarca - 19 pontos; 27.º Albânia - 19 pontos; 28.º Azerbaijão - 16 pontos; 29.º Islândia - 16 pontos; 30.º Irlanda - 16 pontos; 31.º Malta e São Marino- 14 pontos; 33.º Sérvia - 13 pontos; 34.º Croácia - 9 pontos; 35.º Polónia - 8 pontos; 36.º Roménia - 7 pontos.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved