Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2023: Estónia

 Alika - "Bridges"


OPINIÃO GERAL

João Vermelho: É sem dúvida, uma das minhas grandes favoritas deste ano, um instrumental estupendo, orgânico com o som de cordas e piano fabuloso, é um tema com classe, em que a estrutura da canção vai crescendo até o seu clímax, um tema com emoção e coração, uma letra lindíssima, cantando com uma subtileza maravilhosa por provavelmente uma das melhores vozes desta edição, pessoalmente a minha favorita. E para mim seria um crime musical esta canção não passar à final, com o júri seria uma certeza, mas apenas com o televoto tenho bastante receio quanto à sua qualificação, quero acreditar que sim, mas não a coloco como garantida, chegando à final acho que pode surpreender.

Neuza Ferreira: Não posso dizer que não gosto de “Bridges”, por até gosto, mas é uma balada completamente sem sal. O instrumental é repetitivo e a letra enfadonha. É realmente uma pena que a Alika, com um alcance vocal impressionante, esteja a defender uma música de um calibre super abaixo ao da sua voz.
Embora a excelente voz da Alika, o berredo é demasiado para o meu gosto e dispenso ouvi-la mais do que uma vez na Eurovisão. A Estónia vai voltar a ficar pela semifinal, e será merecido.

Pedro Lopes: Tudo é incrível nesta canção. Construção melódica, a grande ênfase dada às partes do piano, culminando com a voz e a excelente capacidade e segurança da Alika. Estava a torcer para que este tema ganhasse o Eesti Laul, e espero que ganhe igualmente o devido destaque na Eurovisão. Não é canção para vitória, e pode nem ser para um top 10. Mas, num ano em que há tanto tema mais mexido, quem quiser apostar num registo mais calmo, pode muito bem vir a parar aqui. O final é soberbo, e muito bem defendido!

Tiago Lopes: 2023 é um ano atípico a nível de baladas. Não há muitas e Bridges é um tema que se assemelha aquilo que costumamos ouvir na Eurovisão. Poderá destacar-se não só pela boa voz da Alika, mas também por ser um tema que poderá colocar alguma “água fria” no alinhamento do certame. Poderá estar na final, mas não acredito num resultado que surpreenda, ou seja, acima do 20.º lugar.



PONTUAÇÃO FINAL

 
João Vermelho: 12 pontos
 
Neuza Ferreira: 5 pontos

Pedro Lopes: 10 pontos

Tiago Lopes: 6 pontos

33 pontos

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Suécia - 44 pontos; 2.º Finlândia - 35 pontos; 3.º Países Baixos - 34 pontos; 4.º Estónia - 33 pontos; 5.º Noruega - 31 pontos; 6.º Portugal - 31 pontos; 7.º República Checa - 30 pontos; 8.º Arménia - 27 pontos; 9.º Suíça - 26 pontos; 10.º Letónia - 25 pontos; 11.º Moldávia - 25 pontos; 12.º Israel - 25 pontos; 13.º Bélgica - 24 pontos; 14.º Chipre - 21 pontos; 15.º Dinamarca - 19 pontos; 16.º Azerbaijão - 16 pontos; 17.º Irlanda - 16 pontos; 18.º Malta - 14 pontos; 19.º Sérvia - 13 pontos; 20.º Croácia - 9 pontos.

Ajuda-nos a decidir a vencedora. Vota nas canções do ESC 2023 AQUI.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved