Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2023: Albânia



 Albina and Familja Kelmendi - "Duje"



OPINIÃO GERAL

João Vermelho: Aos poucos começo a gostar um pouco mais desta canção, não é de todo o tipo de música que mais aprecio, nem o tema da canção diz-me muito, mas considero interessante, não é uma sonoridade genérica, é moderno, tem elementos étnicos que gosto, cantando em albanês, de uma forma geral é um tema interessante. Gosto das vozes acho que funcionam muito bem, o instrumental adoro os elementos étnicos, não tão fã de como funciona no refrão e do próprio refrão em si, a letra de uma maneira geral não me agrada tanto, esta mensagem de amar a família e assim não me diz muito, mas gosto como soa em albanês. Acredito que passe à final, não será uma qualificação certa, mas creio que o conseguirá.

Neuza Ferreira: Às vezes sinto que a Albânia é o país do quase… Quase que apresentam boas propostas na Eurovisão. As canções são boas, mas pecam sempre em algo que não os faz terem grandes resultados.
“Duje” é fruto de uma produção que se nota bem trabalhada, sendo que as mudanças que fizeram ao instrumental original, apresentado no FiK, foram bastante positivas. Estou curiosa por ver a atuação de Albina em Liverpool, pois é uma artista vocalmente segura. O problema creio que será, uma vez mais, o staging que o país irá apresentar.

Pedro Lopes: Como é possível que a Albânia tenha feito um revamp à sua canção sem apresentar uma pior versão do seu tema? Parece uma grande novidade. Não prestei grande ao tema quando foi um dos primeiros a surgir, mas gabo-lhe toda a sua vertente mais étnica, que sempre aplaudo. Acho um tanto ou quanto dramático em excesso, nalgumas partes, ainda que a mensagem que queira passar seja exatamente essa. As vozes são boas e cumprem corretamente a intenção da música. Mas não sei se terá força suficiente para uma fácil qualificação.

Tiago Lopes: Apesar de ter sido a primeira música a ser escolhida, não consigo fazer a preciação que devia de “Duje”. O que vai Albina e a Familja apresentar em Liverpool? Espero que todos estes meses tenham trabalhado na performance, porque a música até eu consigo ouvir. Se passar à final é mesmo à “rasquinha”.


PONTUAÇÃO FINAL

 
João Vermelho: 5 pontos
 
Neuza Ferreira: 6 pontos

Pedro Lopes: 5 pontos

Tiago Lopes: 3 pontos

19 pontos

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Suécia - 44 pontos; 2.º Finlândia - 35 pontos; 3.º Países Baixos - 34 pontos; 4.º Estónia - 33 pontos; 5.º Noruega - 31 pontos; 6.º Portugal - 31 pontos; 7.º República Checa - 30 pontos; 8.º Grécia - 29 pontos; 9.º Arménia - 27 pontos; 10.º Suíça - 26 pontos; 11.º Letónia - 25 pontos; 12.º Moldávia - 25 pontos; 13.º Israel - 25 pontos; 14.º Bélgica - 24 pontos; 15.º Chipre - 21 pontos; 16.º Dinamarca - 19 pontos; 17.º Albânia - 19 pontos; 18.º Azerbaijão - 16 pontos; 19.º Islândia - 16 pontos; 20.º Irlanda - 16 pontos; 21.º Malta - 14 pontos; 22.º Sérvia - 13 pontos; 23.º Croácia - 9 pontos; 24.º Roménia - 7 pontos.

Ajuda-nos a decidir a vencedora. Vota nas canções do ESC 2023 AQUI.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved