Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2023: Letónia

 Sudden Lights - "Aijā"



OPINIÃO GERAL

João Vermelho: Estou feliz por ouvir este tipo de música alternativa na Eurovisão e em especial dos Sudden Lights, uma banda que acompanho desde a sua participação em 2018 na final nacional com “Just Fine”, tema que gosto muito. Desta vez com uma proposta mais criativa e com uma mensagem bastante interessante, gosto muito da letra desta canção, quer na sua escrita, quer no seu significado, acho particularmente interessante a parte do “don’t wake up wake up”, a sua repetição e dualidade reflete muito bem a sua mensagem. É um tema atual e que revejo, interpreto como a perda da inocência sobre o mundo “Used to think we live in a world so beautiful”, atualmente vemos tudo a ruir à nossa volta e tentamos abstrair e fugir disso, e viver a nossa vida como se nada fosse “Sing you lullabies”. Acredito e espero que a Letónia consiga se qualificar para a final, pois merecem, mas não acho que seja uma qualificação segura, acredito que possa depender da atuação ao vivo, que vocalmente parece-me bastante seguro e também do staging, que espero ver mais interessante do que foi apresentado na final nacional, talvez algo mais próximo ao videoclip, que é um dos meus favoritos.

Neuza Ferreira: Fiquei encantada com a atuação dos Sudden Lights na final nacional letã; visualmente pareceu tudo tão delicado e cuidadoso. Embora uma certa banalidade, “Aijā” é uma lufada de ar fresco e deixa-me relaxada, graças ao seu instrumental e tão timbre suave do vocalista. Esta proposta não é um ex-líbris, mas também não é a música terrível que muitos comentários fazem parecer.
Em Liverpool, espero um staging agradável, à semelhança do já apresentado, na esperança que a Letónia consiga voltar à Final do Festival.

Pedro Lopes: A canção é, no seu cômputo, interessante. Começa de forma curiosa, o que é bom, capaz de despertar a atenção. Mas perde muita força à chegada ao primeiro refrão. A coisa acaba por se compor lá mais para a frente, mas sinto que, e vivendo de uma primeira audição, vai acabar por passar mais despercebida. Tenho pena de não vermos mais a Letónia numa grande final, mas sinto que ainda não é este ano.

Tiago Lopes: Não é para mim. Sou fã de misturas e coisas diferentes, mas Aijā não é do meu agrado. Para além da boa voz do vocalista, não consigo tirar proveito desta música, seja a nível do instrumental, seja a nível da composição. Prevejo mais um último lugar para a Letónia.


PONTUAÇÃO FINAL

 
João Vermelho: 12 pontos
 
Neuza Ferreira: 6 pontos

Pedro Lopes: 5 pontos

Tiago Lopes: 2 pontos

25 pontos


CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Letónia - 25 pontos; 2.º Irlanda - 16 pontos; 3.º Croácia - 9 pontos.

Ajuda-nos a decidir a vencedora. Vota nas canções do ESC 2023 AQUI.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved