Novidades

latest

FC 2022: 20 músicas a concurso, 4 de livre submissão

Foi publicado, esta quarta-feira, o regulamento do Festival da Canção (FC) 2022. A principal mudança é no número de músicas de livre submissão.

Ao todo serão 20 as canções a concurso (dez em cada semifinal, das quais cinco chegarão à final). 16 destas canções serão da autoria dos compositores convidados pela RTP, enquanto as outras quatro serão escolhidas por um júri de entre as enviadas à estação portuguesa. O envio das canções para o concurso pode ser feito a partir de hoje e até ao dia 21 de outubro. Mais uma vez, não é obrigatório o uso da língua portuguesa nas músicas. 

A votação ficará, como tem sido hábito, a cargo do júri e do público (50/50), sendo que o júri é novamente diferente nas semifinais e na final. O método da soma das votações mantém-se: 12 pontos para o mais votado, 10 para o segundo mais votado, e assim sucessivamente, havendo depois a soma dos pontos do júri e público. Pode consultar todo o regulamento aqui.

Portugal estreou-se no Festival Eurovisão da Canção no ano de 1964, tendo vencido o concurso apenas uma vez, em 2017, com Salvador Sobral e “Amar pelos dois”, depois de meio século de participações. Em 2021, o nosso país foi representado pelos The Black Mamba, com a canção “Love is on my side”, que conseguiu o 12.º lugar, com 153 pontos.

Fonte/Imagem: RTP

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved