Novidades

latest

ESC 2021: 7.º dia de ensaios na Rotterdam Ahoy

 A semana passou a correr, mas nesta sexta-feira ainda há ensaios da Eurovisão 2021 a decorrer! No dia de hoje, os países da segunda metade da SF2 do Festival voltam a subir ao palco da Rotterdam Ahoy para realizarem os seus segundos ensaios. Aqui, claramente que destacamos o novo ensaio de Portugal, que terá o seu artigo individual. De manhã, a Geórgia volta a ser o primeiro país a ensaiar, com a Dinamarca a encerrar o ciclo de novos testes.

No último dia da semana, os oito países da segunda parte da semifinal 2 do Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2021 voltam a palco para os segundos testes e ensaios diretamente da Arena de Roterdão! Portugal terá o seu ensaio às 09h50m (hora portuguesa), e o ESC 38N também estará a acompanhar a primeira prestação dos The Black Mamba, num artigo individual com destaque à delegação nacional [disponível em breve]. Geórgia, Albânia, Bulgária, Finlândia, Letónia, Suíça e Dinamarca são os países que também ensaiam durante o dia de hoje.

Geórgia - Tornike Kipiani

Comentário: É talvez, até ao momento, a atuação com menos apontamentos a fazer. A performance da Geórgia mantém-se praticamente inalterada, não só na entrega do cantor, como na própria realização televisiva. Todo o cenário continua com as mesmas características já antes evidenciadas. Destaque somente para um ou outro plano de câmara diferente, que nuns casos resulta, noutros nem por isso... A parte em que a letra é projetada no cantor é também captada agora de forma distinta. Apesar disso, continua a ser uma proposta com muitas dificuldades em se destacar!

Vídeo:



Albânia - Anxhela Peristeri

Comentário: Anxhela também nos apresenta uma atuação sem modificações de maior, neste segundo ensaio de "Karma". A cantora continua sozinha em palco, não que isso a assuste, pois a atitude mantém-se no auge. Mesmo assim, podemos ainda notar alguns momentos mais 'vazios', nada ajudados por certos planos de câmara que teimam em não acertar, numa responsabilidade já vinda da parte da organização, acredito. A segunda e terceiras rondas de testes já viram esse cuidado, com a captação mais tida em consideração, porque efetivamente, fazem diferença nalguns momentos desta performance. Também com o mesmo figurino prateado e repleto de brilhantes, a cantora esteve sempre muito forte em termos vocais, que é sem dúvida a componente que mais se destaca. Imagens LED e iluminação com alguns ajustes, sobretudo no final, com um efeito sombra mais evidente. Para além disso, sem mais detalhes a ressalvar.

Vídeo:



PORTUGAL - The Black Mamba



Bulgária - VICTORIA

Comentário: Se já antes tínhamos dito que a realização televisiva precisava de ter atenção a alguns planos de câmara, o aviso fica feito à atuação da Bulgária. De facto, é o reparo maior que fazemos, já que, no cômputo geral, a performance mantém a sua génese. Contudo, num segundo ensaio, parece também não ter havido areia, mas essa ideia é sem dúvidas para continuar! VICTORIA aparenta estar cada vez mais segura em palco, assim como expressiva, dentro do estilo que o tema pede, claro. O fumo durante a atuação parece ser também um ponto positivo, e que desta vez conseguiu mais destaque. O cenário está mais claro em certos momentos, fruto de um mais eficiente trabalho de iluminação, necessário para que diversos pormenores não ficassem ocultos. A aproximação final à artista também está muito mais limada, é agora feita de forma subtil e elegante. Acho que o país voltou a ganhar destaque depois destas apresentações em palco, e algo que é sem dúvida merecido.

Vídeo:



Finlândia - Blind Channel

Comentário: Uma atuação que também regista semelhanças com o que a banda finlandesa já tinha apresentado nos primeiros ensaios. "Dark Side" continua a ser um tema com muito power, com um forte abuso na iluminação, sempre muito frenética, e com a predominância do vermelho. Aliás, apesar disso, neste preciso ponto há certos pontos ainda a afinar, já que a saturação da imagem foi visível, o que tornava complicado acompanhar a ação em palco. Mesmo assim, o grupo parece ter estado confinante durante os três minutos da canção. Notamos ainda algumas diferenças nos planos de câmara, nem todos captados da forma mais assertiva, diria. Acima de tudo, é uma performance que traz incógnita, diria. Pode surpreender e conquistar um grande resultado, ou pelo contrário, é pouco suportada pela maioria, e fica pelo caminho...

Vídeo:



Letónia - Samanta Tina

Comentário: Num novo ensaio do país, Samanta Tina parece estar ainda mais segura em termos vocais, uma situação que, em opinião pessoal, continua a ser o ponto mais forte de "Moon Is Rising". A cantora exibiu um à vontade superior aos primeiros ensaios, e sente-se totalmente liberta e segura em palco. No entanto, poderá não ser suficiente. A atuação segue sem modificações desde o último ensaio. Uma ou outra correção nos planos de câmara, mas a iluminação e a cenografia LED mantém-se. Não esperávamos modificações a esse nível, mas mantenho dúvidas sobre como isso pode jogar a favor ou contra a proposta da Letónia. Ainda há alguma confusão, o palco também parece mais vazio nalguns momentos da performance. Não acredito que o país consiga uma vaga para a final.

Vídeo:



Suíça - Gjon's Tears

Comentário: Ainda há mais rondas neste segundo ensaio da Suíça, quer hoje quer nos próximos dias, mas é mais um país que precisa de 'pressionar' a realização televisiva para que haja mais atenção aos planos de câmara. Muitos deles surgem ligeiramente tremidos, outras vezes captam elementos da produção em palco, no momento em que procedem à mudança nos adereços. No entanto, quando isso está corrigido, aparece iluminação a mais. De facto, é um trabalho necessário. Em contrapartida, Gjon's parece também cada vez mais adaptado ao palco eurovisivo. Uma atuação forte, com uma entrega vocal praticamente exímia. O cerne da atuação está lá, desde o grande adereço, à indumentária, luz e ecrãs LED, fumo, e movimentos do intérprete ao longo da performance. Tudo igual, sem alterações. Certamente continuará a estar junto às favoritas, e de forma merecida!

Vídeo:



Dinamarca - Fyr & Flamme

Comentário: Nada há a apontar de novo na atuação da Dinamarca, que já antes estava 100% similar à apresentação feita no DMGP, a final nacional que elegeu Fyr & Flamme. Talvez o duo esteja (ainda) mais animado em palco, numa energia que pode ser contagiante para o público. Ou pelo menos, relativamente engraçada, por ser também um dos pontos diferentes desta semifinal. Os passos de dança, no final da atuação, já não são feitos tão apressadamente, contrastando com alguma hiperatividade que ainda marca a atuação. É um ótimo final de semifinal? Diria que sim! É um claro finalista? Já não sei.

Vídeo:



Amanhã (15) será o último dia desta ronda de ensaios, prévio ao início dos Dress Rehearsals e Jury Rehearsals, os ensaios gerais de todos os espetáculos, com novos testes de todos os participantes. Os países pertencentes ao BIG 5 (Alemanha, Espanha, França, Itália e Reino Unido), assim como o anfitrião, os Países Baixos, vão fazer a segunda ronda de ensaios no palco de Roterdão.

Comentários: Pedro Damasceno Lopes

Fonte: ESC 38N/ Eurovision/ Imagem e Vídeos: Eurovision

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved