Novidades

latest

ESC 2021: 8.º dia de ensaios na Rotterdam Ahoy


Oitavo e último dia de ensaios individuais antes do início dos Dress Rehearsals e Jury Rehearsals da Eurovisão 2021, os ensaios em que é testada toda a dinâmica dos vários espetáculos. Esta manhã, os países pertencentes ao BIG 5, assim como a nação anfitriã, voltam a subir ao palco da Rotterdam Ahoy para os segundos ensaios!

Podemos assumir que foi uma longa semana de ensaios, mas que também tudo passou a correr! A Arena de Roterdão recebe hoje o oitavo e último dia de ensaios para o Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2021, antes do início da semana eurovisiva, que contará com mais testes em palco, mas que já serão incluídos nos ensaios gerais de cada espetáculo (semifinais e final). Durante a manhã de hoje, Alemanha, Espanha, França, Itália, Países Baixos e Reino Unido farão os segundos ensaios. Para além de comentários, partilhamos ainda os vídeos oficiais com excertos desses momentos, onde se poderá perceber a realização televisiva feita em cada atuação.

Itália - Måneskin

Comentário: O grupo tinha prometido poucas alterações desde a primeira ronda de ensaios. Mesmo assim, há notas a registar, sendo a mais visível, desde logo, os figurinos que a banda agora apresenta. A roupa é agora vermelha, com o vocalista a usar uma calças de cintura (muito) subidas, e uma espécie de suspensórios nos ombros, uma continuação dessas calças. Os restantes elementos também vestem vermelho, num estilo de indumentária couro/carmesim, igualmente pregado. Em termos mais gerais, o cômputo da performance mantém-se inalterado. O começo no centro do palco, depois do vocalista se ter deslocado desde o fundo do mesmo, o momento em que dois instrumentistas usam as extremidades, e o caminho até ao final. Alterações feitas a alguns planos de câmara, que visivelmente melhoram a captação geral da ação em palco. Em termos vocais, uma vez mais não podemos apontar nada, já que fomos sempre recebidos com uma entrega muito forte. Esta continua a ser uma das atuações que, no final, mais uso faz da pirotecnia! Certamente irá seguir como uma das favoritas.

Vídeo:



Alemanha - Jendrik

Comentário: Jendrik poderia ter mencionado alterações na performance de "I Don't Feel Hate", mas não estão visíveis, já que a atuação segue bastante semelhante ao apresentado na passada quinta-feira! Claro que destacamos melhorias na captação de imagens, com os planos de câmara e consequente realização televisiva mais afinada, sobretudo nesta que não deixa de ser uma atuação mais frenética e exigente, também. O intérprete e as backing vocals apresentam a mesma roupa, e a ação em palco continua o esquema já antes traçado, sendo que o mesmo acontece com as cores e as imagens nos ecrãs LED, assim como na iluminação. Na parte em que Jendrik simula um pequeno discurso radiofónico, é percetível que, de vez para vez, o cantor diz sempre uma frase diferente (em alemão!). Também o final da performance é feito no palco secundário. O cantor está confiante no palco, algo que vai melhorando de ensaio para ensaio. Por vezes, ainda se nota que termina a atuação um pouco ofegante, mas depois de tanta dança em palco, é compreensível! Suficiente para o país recuperar dos '0 points' de 2019...?

Vídeo:



Países Baixos - Jeangu Macrooy

Comentário: Sem demais alterações a registar na atuação dos Países Baixos, que também beneficia de um trabalho mais cuidado da realização televisiva. Na primeira parte da canção, antes do último refrão, a coreografia feita pelo dançarino é agora mais impactante, já que é captada de forma mais aproximada, tornando a ação mais clara. No sentido geral, tudo se mantém idêntico ao já apresentado. Jeangu esteve sempre muito seguro em termos vocais, e com um à vontade visível em palco. É uma atuação bastante étnica e diferente, podendo destacar-se ligeiramente através desses pontos. Não acredito que fique muito alto na tabela classificativa, mas veremos.

Vídeo:



França - Barbara Pravi

Comentário: Numa atuação que mantém a sua essência, já vinda desde a vitória na final nacional, Barbara Pravi continua bastante poderosa em palco, com uma entrega e interpretação vocais bastante sublime, eficiente e segura, sem quaisquer falhas! Apesar de não se registarem alterações de maior, também se denota um trabalho mais cuidado com as imagens da realização televisiva, que agora permitem uma perceção mais correta dos momentos em que os ecrãs LED do chão do palco mostram os pássaros brancos, assim como o céu estrelado. Esses momentos, agora mais facilmente compreensíveis, juntamente com um trabalho de luzes que continua forte, engradecem várias partes da performance de "Voilà". A 'conjugação' fumo com o trabalho de luzes também pareceu agora ainda melhor do que antes. Ao fim ao cabo, não deixa de ser uma atuação simples, mas impactante. França também poderá estar na corrida!

Vídeo:



Reino Unido - James Newman

Comentário: A luz ganhou mais poder na apresentação de "Embers" no palco eurovisivo. E se a canção tem um verso que diz mesmo "Light up the room", faz todo o sentido. Aliás, essa parte está agora incrível. Penso que todos os jogos de luzes estão ativados nesse momento, clareando a Arena como nunca, num efeito que resulta muito bem durante a atuação, sobretudo quando captada em planos mais longínquos! James Newman começou contido, mas foi-se soltando com o decorrer de mais rondas de ensaios. No entanto, nem sempre a voz está no seu melhor, em específico quando o cantor quer atacar as notas mais graves. E mesmo noutras partes da canção, sente-se que não está 100% seguro. Toda a ideia do staging mantém-se, e acredito que possa continuar com múltiplas interpretações e reações: quem vá achar engraçado, ou quem vá considerar que distrai em demasia...

Vídeo:



Espanha - Blas Cantó

Comentário: Blas Cantó inicia a sua proposta à capella, uma modificação já antes vislumbrada nos primeiros ensaios. Sendo um ensaio de manhã, o cantor até esteve relativamente seguro vocalmente. Mesmo assim, nem sempre os falsetes saem equilibrados, num momento em que a canção está a terminar, e o impacto final é o que predomina... Ainda assim, o problema maior denotado prende-se mesmo com o trabalho de câmaras, que falhou bastante nalguns momentos (e sabemos de quem é a responsabilidade). De resto, não há alterações a registar. O cenário continua idêntico, e penso que assenta muito bem na proposta. 

Vídeo:



Com o término dos ensaios individuais, amanhã, domingo (16), será dia da turquoise carpet, o evento que oficializa o arranque da Eurovisão 2021, que será transmitida a partir das 17h00 (hora portuguesa), no canal de YouTube da competição.

Fonte: ESC 38N/ Eurovision/ Imagem e Vídeos: Eurovision

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved