Novidades

latest

ESC 2021: 1.º dia de ensaios na Rotterdam Ahoy

 O arranque está dado! Começaram hoje os primeiros ensaios da Eurovisão 2021, com os artistas que participam no certame a testarem o palco do concurso. A Rotterdam Ahoy, sede do Festival, está a receber os primeiros sete países da semifinal 1 do ESC. Durante o dia, este artigo será atualizado com comentários, fotografias, e também com os vídeos oficiais disponibilizados pela organização, com excertos de cada ensaio.

Ao longo do dia de hoje, o ESC 38N vai trazer-lhe as principais novidades sobre início oficial do Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2021, com os primeiros ensaios de todos os artistas que competem na primeira metade da SF1 da competição musical. Para além dos (nossos) comentários, iremos partilhar os vídeos de 50 segundos (snippets) com as prestações de cada país em palco. Começando o dia com a Lituânia, e terminando com a Irlanda, é também a possibilidade de traçar os primeiros olhares ao funcionamento do palco de Roterdão, nos Países Baixos. Acompanhe-nos!

Lituânia - The Roop

Comentário: A banda The Roop é a primeira a inaugurar o palco eurovisivo deste ano. 'Discoteque' é um dos temas que está entre os favoritos da parte de alguns seguidores. Quanto ao ensaio: clarificar que, sendo o primeiro, e com várias situações técnicas (novas) a ter em atenção, nem tudo corre bem à primeira. E falo da parte da organização do evento. Algumas notas: como prometido, o amarelo continua predominante. Há diferenças no que diz respeito às imagens nos ecrãs LED, com novas conceções, apesar de o roxo estar em predomínio. A coreografia apresentada é bastante semelhante ao que já antes se tinha visto na final nacional do país. Nem sempre os planos de câmara favoreceram isso, mas, como disse, é um primeiro teste, e ainda há muito tempo para aperfeiçoar tudo. Para além disso, o Vaidotas é um ótimo intérprete, e esteve já muito bem nos ensaios (dos que conseguimos escutar). A energia esteve igualmente irrepreensível. Uma grande abertura de ESC 2021!

Vídeo:



Eslovénia - Ana Soklič

Comentário: É a vez da Eslovénia, e do (primeiro) Amen. A indumentária branca é também um ponto que se mantém. A atuação começa com um plano aproximado da cantora, que se mostrou segura, apesar de igualmente contida na apresentação do tema, ao início. Em termos de background, o dourado está em predomínio, quase como uma chuva de estrelas, transitando depois para o surgimento do planeta Terra nos ecrãs LED. A caminho do final da canção, a cantora desloca-se para o segundo palco, onde se evidencia o (poder) dos backing vocals (gravados ou não?), que sem dúvidas engrandecem o tema. Nesse caminho, o segundo ecrã LED mostra algumas imagens de natureza, e inicialmente estranha-se esse encaixe. O final é mesmo a parte mais forte da música. Acredito que o júri pontuará bem esta proposta.

Vídeo:



Rússia - Manizha

Comentário: Manizha em palco! À primeira vista, podia vir aí um Barbara Dex Award para a Rússia. A cantora aparece com um grande vestido cheio de tecidos e características tradicionais russas, diria. Mas, enquanto ainda tentamos perceber o que se passa, Manizha sai desse "boneco", e aparece com a indumentária já reconhecida da final nacional. Os ecrãs LED estão muito diferentes, com imagens que também aproximam o tema às principais características da cultura nacional do país. Seguem-se mensagens de empoderamento, como "Sê corajoso" ou "Sê forte". Há mais movimento com os backing vocals, que estão muito bem, assim como a cantora principal, sem maiores falhas a apontar. No final, num momento em que a canção está no seu clímax, os ecrãs são invadidos por imagens de várias pessoas que também cantam "Russian Woman". O início poderá ser confuso, mas o poder vocal, acompanhado pelos ritmos da canção, acabam por se sobrepor! Nota que, no último ensaio do país, foi introduzida pirotecnia, com fogos!

Vídeo:



Suécia - Tusse

Comentário: O cantor sueco está a realizar o seu primeiro ensaio. Diria que a expectativa inicial é compreender se, a nível vocal, tudo se encontra bem. O cantor foi recentemente operado às cordas vocais, mas parece estar a recuperar bem. Alguma fragilidade no final da apresentação, mas esteve bem ao longo dos 3 minutos. Claro que os coros também dão uma grande ajuda. A atuação em palco é muito semelhante ao que vimos no Melodifestivalen, incluindo os planos de câmara na realização televisiva. Os dançarinos entram de forma diferente, e também têm mais destaque nos ecrãs LED. Quanto a isso, há momentos muito escuros, a luz está também um pouco fraca, fazendo com que, nos planos mais distantes, se perca um pouco a noção do que se passa em palco. Por vezes, esse tom mais escuro é substituído por tonalidades amarelas e vermelhas. Coreografia também já reconhecida, assim como a indumentária, com novos apontamentos, apesar. Certamente estará na final!

Vídeo:



Austrália - Montaigne

Montaigne não está em Roterdão, e irá atuar na Eurovisão 2021 de forma retoma [AQUI]. Confirma-se que o horário de ensaio para o país se mantém na calendarização, que será ocupado com a divulgação de imagens dos bastidores da gravação live on tape da atuação de "Technicolour".

Vídeo:



Macedónia do Norte - Vasil 

Comentário: Chegou a vez de "Here I Stand" ser escutada no palco da Eurovisão. A performance começa de uma forma muito estática, sem grandes movimentos de câmara, e com pouca luz. Vasil ao centro, e desde logo denotamos a utilização de componentes visuais extra, que surgem na imagem. O cantor está num registo formal, de fato preto e capa, mas mais à frente, vemos que Vasil tem também um colete de espelhos (Dotterdam is real). Em termos de cenografia, voltamos a ter o predomínio dos dourados, como já tinha sucedido com a Eslovénia. Apesar disso, não há mais movimento em palco, que se mantém vazio, apenas com o intérprete. Falando da componente vocal, notou-se que o cantor esteve a poupar a voz nas partes mais agudas, ou de notas prolongadas. Mesmo assim, é um intérprete relativamente seguro, apesar de maiores falhas na terceira e última ronda. Claro, sinto que o que chama mais a atenção são os backing vocals, pré-gravados, e que atribuem uma enorme força à proposta! Mantenho muitas dúvidas sobre como é que isto poderá ser rececionado.

Vídeo:



Irlanda - Lesley Roy

Comentário: A Irlanda já atuou uma primeira vez em palco, sendo que essa ronda inicial não é disponibilizada à Online Press. Já na segunda ronda, percebemos que é a atuação que, até agora, mais adereços apresenta em palco, com um forte jogo de câmaras e uma boa intimidade por parte de Lesley. Os cenários criados remetem a "Maps", mas também um pouco à história de "Story of My Life", a canção do ESC 2020. Acima de tudo, percebe-se que a ideia é a de contar uma história, e personificar o ato de folhearmos um livro. Contudo, por vezes, as transições entre adereços são demasiado rápidas, levando a alguma confusão. Na verdade, só no final entendemos que os adereços não são tão grandes quanto inicialmente aparentam, e que são apenas recortes em papel! A ideia total poderá ser interessante, mas ainda precisa de ser trabalhada com a realização. Um ponto fraco acaba por ser a prestação vocal, que não esteve no seu melhor. Nem sempre a cantora cantou na devida tonalidade, apesar de ser algo que, com o devido controlo, se assegura. Mesmo assim, afiguro algumas dificuldades na qualificação... pelo menos por agora!

PS: O país, ao contrário dos anteriores, só conseguiu ensaiar duas vezes, e não três, como é estipulado. A complexidade do cenário em palco, e o facto de terem ultrapassado o tempo disponibilizado para o ensaio, são as razões apresentadas pela organização.

Vídeo:



Os ensaios retomam amanhã, domingo (9), com os restantes países da primeira semifinal da Eurovisão. O palco irá começar por receber Elena Tsagrinou, de Chipre, e termina com Destiny, de Malta. Acompanhe tudo no nosso Website e nas nossas redes sociais, em @esc38n.

Comentários por: Pedro Damasceno Lopes

Fonte: ESC 38N/ Eurovision/ Imagem e Vídeos: Eurovision.tv

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved