Novidades

latest

ESC 2021: 2.º dia de ensaios na Rotterdam Ahoy

 O domingo costuma ser um dia de descanso, mas não quando se trata da Eurovisão! Hoje, o dia será bem preenchido, com os primeiros ensaios dos restantes países que competem na primeira semifinal do ESC 2021! Por isso mesmo, vamos continuar a atualizar este artigo com comentários, fotografias e vídeos oficiais do que se passa no palco da Rotterdam Ahoy.

Depois do arranque oficial dos ensaios do Festival da Eurovisão 2021, no dia de ontem (8), o mapa de ensaios prossegue hoje com os restantes países que competem na primeira semifinal: a começar com Chipre, passando pelo ensaio da Roménia, e terminando em Malta. Durante o dia, este artigo será atualizado com os (nossos) comentários a estes ensaios, para além da partilha dos vídeos disponibilizados pela organização da Eurovisão, com os excertos das atuações em palco.

Chipre - Elena Tsagrinou

Comentário: E o dia de ensaios arranca com Elena a pisar o palco eurovisivo, onde claramente predominam as cores vermelhas. Elena surge com um vestido prateado curto e justo, enquanto que os dançarinos vestem latex vermelho. No início vemos Elena deitada, onde é aplicado uma espécie de efeito de espelho, que resulta bastante bem visualmente. A atuação é frenética e cheia de coreografia. Na segunda parte da canção, Elena pousa para a câmara, num estilo mais "diabólico", fazendo lembrar um ritual. Mais perto do final da atuação, o título da canção "El Diablo" é projetado no grande LED, ao mesmo tempo que Elena caminha na sua direção, entregando-se assim "ao diabo". Vocalmente não foi perfeito, mas podemos reconhecer potencial nesta apresentação. Chipre estará certamente na final.

Vídeo:



Noruega - TIX

Comentário: Os ensaios prosseguem com o TIX vestindo as já populares asas de anjo, um longo manto branco, e um fato brilhante. Não existem praticamente diferenças entre a atuação na final nacional e este primeiro ensaio: TIX permanece no centro do palco acorrentado a 4 diabos, dispostos à sua volta. Predominam as luzes azuis durante 90% da canção, exceto no final, onde é projetado um céu nublado mais colorido. Vocalmente, TIX esteve melhor do que podíamos esperar. Ainda existe muito trabalho a ser feito nesta atuação a nível de planos de câmara e de iluminação. A energia não chegou cá, e a Noruega poderá ter dificuldade em destacar-se, principalmente depois de uma competente e exuberante Elena. 

Vídeo:



Croácia - Albina

Comentário: "Tick-Tock" segue-se no palco da Eurovisão, mas infelizmente faz-se ouvir fora de tom nas notas mais agudas. Albina começa bem, num fato justo intergaláctico, enquanto feixes de luz se dispersam atrás de si de uma forma bastante sincronizada. As luzes néon predominam, e são bastante agradáveis visualmente. O resto da iluminação não está eficiente, o palco está demasiado escuro e a coreografia não é empolgante. É um upgrade relativamente à final nacional, mas não vejo a Croácia a conseguir triunfar nesta semifinal. Muito trabalho tem de ser feito, a todos os níveis. Um "diamante" com potencial, mas mal polido.

Vídeo:


Bélgica - Hooverphonic

Comentário: Seguimos com a aposta menos convencional desta semifinal, que nos traz a banda Hooverphonic, da Bélgica. A cantora interpreta "The Wrong Place" no centro do palco, com um vestido curto, preto e brilhante, e à sua volta encontram-se quatro áreas igualmente espaçadas, dentro das quais vemos os restantes membros da banda. Era expectável algo intimista e obscuro, e é exatamente isso que a delegação belga nos trouxe. A cantora tem uma técnica vocal incrível e o coro está formidável. Ao longo de toda a atuação é projetada uma face iluminada, tanto no LED principal como no LED transversal que percorre o corredor entre o palco principal e o palco secundário. Corrigindo alguns planos de câmara, vejo a Bélgica com hipóteses de passar à final, embora não seja uma finalista garantida.

Vídeo:



Israel - Eden Alene

Comentário: Depois da pausa para almoço (na Rotterdam Ahoy), os ensaios retomam com "Set Me Free", proposta de Eden Alene. E temos o palco cheio, com a cantora acompanhada por cinco bailarinos, que apresentam uma coreografia ritmada. Mesmo assim, às vezes parece ser difícil perceber onde está a cantora no meio deles todos. Eden surge de branco, com alguns apontamentos prateados no seu vestido. LEDs com cores que, uma vez mais, ficam entre o roxo e o azul, como já encontrávamos na Croácia. Na segunda metade da música, a ação decorre no segundo palco mais pequeno, sendo que o ecrã LED transversal mostra alguns feixes de luz que desenham o rosto da cantora. Houve alguns problemas de realização televisiva, com várias imagens estáticas, ao longo da atuação. No final, há uma mudança de guarda-roupa, e a artista mostra um figuro preto, mais reduzido. Vocalmente, denota-se que Edene Alene é uma intérprete bastante segura, apesar de estar a poupar nas notas mais agudas. No entanto, de ensaio para ensaio, a cantora foi ficando cada vez mais à vontade em palco, e com uma entrega muito mais poderosa. Poderá surpreender!

Vídeo:



Roménia - ROXEN

Comentário: É a vez da proposta da Roménia, com "Amnesia". Uma vez mais, a atuação é preenchida com vários dançarinos. ROXEN aparece ao fundo do palco, num visual muito urbano e descontraído, bastante diferente dos figurinos que temos visto até aqui. Em termos visuais, os ecrãs LED apresentam uma espécie de névoas que vão modificando entre o azul e o vermelho. No último ensaio, há ainda a introdução de fumo, a condizer com o cenário. A cantora e os bailarinos vão recriando diversas partes da coreografia que já conhecemos do videoclipe oficial do tema. Também há uma transição para o segundo palco, e é aí mesmo que a canção termina, com os ecrãs a mostrarem uma atmosfera de nuvens mais rosadas. Há ainda muito movimento em palco, e isso parece ser, para já, um ponto negativo para ROXEN. Ainda estamos nos primeiros ensaios, mas denotaram-se algumas falhas na voz, e a cantora terminou a apresentação de "Amnesia" visivelmente ofegante... Na última ronda, vê-se que ROXEN está ainda um pouco nervosa com o ambiente.

Vídeo:



Azerbaijão - Efendi

Comentário: Efendi subiu a palco com um vestido preto, com cristais, e é acompanhada por quatro dançarinas que apresentam o mesmo tipo de figurino. O destaque principal vai para a voz de Efendi: esteve de tal forma irrepreensível, que até estranhamos que a cantora esteja a fazer só o seu primeiro ensaio. Há suporte por parte dos backing vocals, mas não houve falhas, tudo demasiado límpido, até... Os visuais aproximam o tema às origens étnicas da canção e do país que representa (The Land of Fire), com dourados, verdes, e muitas imagens mais tradicionais. Há alguma coreografia entre Efendi (e a dança não é o seu forte) e as dançarinas, mas nada demasiado estridente, pecando até um pouco por falta, com o palco a parecer mais vazio quando há planos de câmara captados em profundidade. Na parte final, o clímax é acompanhado por uma explosão de muitas luzes, que se movimentam a grande velocidade.

Vídeo:



Ucrânia - Go_A

Comentário: A banda ucraniana é a próxima a subir a palco. A atuação inicia-se com um plano estático da intérprete dos Go_A, que veste um vestido preto, justo, e um casaco de pelo verde. A banda encontra-se sob uma plataforma branca, de onde nascem árvores. A voz da cantora é praticamente igual à versão estúdio: folclórica e impactante. As projeções e o trabalho de câmaras acompanham na perfeição o evoluir da canção. Perto do final da atuação, projeções brilhantes de figuras humanas surgem, criando uma mistura psicadélica entre as imagens e o ritmo acelerado da canção. Foi, sem dúvida, dos grandes ensaios do dia de hoje e do dia de ontem, tendo recebido um dos maiores aplausos por parte da conferência de imprensa. 

Vídeo:



Malta - Destiny

Comentário: Último ensaio de hoje, vindo da parte de uma das favoritas desta edição. Destiny aparece com um vestido cor-de-rosa choque, com algumas ripas, um estilo muito contemporâneo e sedutor. Para além do vestido, destaque para umas botas de tacão alto, igualmente rosas. A ideia de diva parece ser real. A atuação começa com a intérprete numa plataforma, que tem uma espécie de corrimão, estando acompanhada por quatro bailarinas. Em termos de cenografia LED, o esquema é muito simples, com diferentes cores ao longo da canção. Conseguimos fazer uma retrospetiva a 2019, porque também aqui, em diferentes momentos, temos o ecrã partido em várias imagens, com Destiny ao centro, e múltiplas imagens de movimentos das bailarinas. À primeira vista, arriscaria a dizer que poderá não ser uma atuação esperada para "Je Me Casse". Contudo, a situação vai crescendo a caminho do final da proposta, ficando mais consistente, ao terminar também com pirotecnia! Nota para um ponto forte: Destiny esteve muito competente a nível vocal, sem quaisquer falhas. Certamente estará na final.

Vídeo:



A ronda de ensaios na Rotterdam Ahoy regressa amanhã, segunda-feira (10), com os primeiros ensaios feitos pelos países que competem na segunda semifinal do ESC 2021. Sobem a palco os participantes da primeira metade dessa eliminatória, iniciando-se o dia com São Marino, e terminando com a Sérvia.

Fonte: ESC 38N/ Eurovision/ Imagem e Vídeos: Eurovision

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved