Novidades

latest

Bielorrússia: EBU suspende a ligação com a emissora nacional BTRC

 Em comunicado oficial, a União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) comunica que suspendeu as ligações com a BTRC, a emissora nacional da Bielorrússia, depois dos últimos desenvolvimentos da crise política vivida no país. O canal público tem agora duas semanas para responder, antes da decisão definitiva por parte do grupo.

A comissão executiva da EBU/UER acordou hoje a suspensão do contacto estabelecido com a BTRC, o canal público da Bielorrússia, inscrito no grupo de Media Europeu. Segundo o comunicado oficial publicado hoje, é dito que a EBU tem feito por monitorizar a situação de perda de liberdade dos meios de comunicação no país, tendo já feito vários apelos à emissora para a defesa dos valores fundamentais de liberdade, independência e responsabilidade.

O grupo de comunicação afirmou que "dados os desenvolvimentos alarmantes das últimas semanas, que levantaram uma série de preocupações excecionais, o Conselho Executivo não tem alternativa senão propor a suspensão da BTRC como membro da EBU". O processo inicia-se hoje, dando ainda a possibilidade do canal bielorrusso emitir uma resposta no prazo de duas semanas. Caso nada seja feito, rompe-se definitivamente a ligação com o grupo.

Recorde-se que a Bielorrússia já tinha sido retirada da Eurovisão 2021, depois da BTRC ter escolhido os Galasy ZMesta e o tema "Ya Nauchu Tebya (I’ll Teach You)", uma canção com forte teor político, e de não ter apresentado um novo tema que cumprisse as regras do certame. A emissora do país acabou por também não transmitir o Festival deste ano, sendo que, de acordo com esta nova decisão, deverá continuar afastada da competição internacional.

Fonte e Imagem: EBU/UER

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved