Novidades

latest

[Review] A rainha da Grécia voltou com "Apohrosis"


"Apohrosis" (em português, "Tons") é o nome do novo álbum de Helena Paparizou, vencedora da Eurovisão em 2005, e o nome feminino maior da música grega atual.

Este é o 10.º álbum de estúdio da cantora e o 7.º cantado em grego. Conta com 13 canções e todas elas vão ter videoclips. Os videoclips que faltam, a serem lançados nos próximos dias, pelos teasers, parecem centrar-se, cada um, numa cor diferente, indo de encontro ao nome do álbum. A maioria das músicas e da produção ficaram a cargo do grupo Arcade, que se tem afirmado cada vez mais na indústria musical grega. Quem me conhece sabe o quão fã eu sou, há muitos anos, da Helena. O meu álbum preferido é o "Giro Apo T'Oneiro". Será que este "Apohrosis" consegue superá-lo?  


Canção 1:  Αδιέξοδο - Adiexodo (9.5/10)  

É uma canção misteriosa e meio sombria com um refrão poderoso que enfatiza a voz grave. As raízes do laiko estão presentes muito subtilmente juntamente com os sons mais modernos. É uma excelente maneira de abrir um álbum que descreveria exatamente desta forma. Só o final é que deixa um pouco a desejar.

Canção 2:  Σε Ξένο Σώμα - Se Xeno Soma (9.5/10)

"Se Xeno Soma" segue a lógica da canção anterior, mas é muito mais poderosa que esta. Os elementos étnicos estão mais presentes e o refrão é mais forte. Um pouco repetitiva a certa altura, mas das melhores deste álbum. A voz adapta-se na perfeição à música. Sinto que a Helena passou anos e anos a cantar músicas que não assentavam na sua voz, mas finalmente começou, desde o último álbum, a redimir-se disso mesmo. Pontos para o videoclip que é muito bom.



Canção 3:  Αποχρώσεις - Apohrosis (8/10)

A música que dá nome ao álbum é estranha. Parece ter caído aqui de para-quedas. Na verdade, depois de a ter ouvido meia dúzia de vezes, ainda não sei se gosto ou não, mas tenho algumas certezas que se vai tornar numa das minhas mais ouvidas. A letra fica no ouvido, o solo de guitarra pós-refrão é muito bom e, apesar de ser totalmente oposta ao estilo mais dark do álbum, não deixa de ser interessante.

Canção 4:  Μη - Mi (8/10)

Das músicas "novas", esta parece-me a que mais facilmente fica na cabeça. É um ritmo simples, mas muito moderno, sem as raízes mais gregas deste álbum. O refrão é muito catchy e, sendo repetitivo com a palavra que dá nome à canção, torna-se memorável. Faz lembrar a era "Ti Ora Tha Vgoume?".

Canção 5:  Για Ποια Αγάπη - Gia Poia Agapi (9/10)

A música mais ritmada dentro do conceito do álbum. Um refrão forte e uma letra igualmente forte sobre amor inexistente. Acho que é a que mais potencial tem para se destacar das demais num concerto ao vivo.

Canção 6: Άσκοπα Ξενύχτια - Askopa Xenihtia (7.5/10)

Tudo certo nesta música, mas ninguém imagina a confusão que me faz a falta de uns segundos a mais na transição do primeiro verso para o refrão. Para mim faria tudo mais sentido se fosse como na segunda transição. Ninguém me tira da cabeça que isto foi um erro de corte na edição. Não consigo explicá-lo de outra forma. Posto isto, a música é muito boa e duvido que alguém repare neste pormenor. 



Canção 7: Μια Σταγόνα Αμαρτία - Mia Stagona Amartia (9/10)

Os sons étnicos desta música lembram-me, de certa forma, algo relacionado com o mundo oriental e talvez tenha sido precisamente essa ideia com eles e com a referência às mil e uma noites e ao tapete mágico no refrão. 

Canção 8: Έτσι Είναι Η Φάση - Etsi Einai I Fasi (8.5/10)

Sinto que nós, os eurofãs, e todo o povo grego precisávamos disto para a nossa vida estar completa: um dueto entre os reis da Grécia aka Helena Paparizou e Sakis Rouvas. Aquando do anúncio, tive medo que a canção fosse ao jeito do Sakis e fiquei com medo. Felizmente, foi precisamente o oposto. Uma canção sofrida, com um crescendo a culminar num refrão fortíssimo. As vozes, sendo a dela muito mais forte e imponente que a dele, combinam na perfeição.



Canção 9:  Κάτι Σκοτεινό - Kati Skoteino (10/10)

"Kati Skoteino" é o tipo de música que ouvimos uma vez e sabemos imediatamente que é um 10. Não é preciso ouvir mais nenhuma vez, mas vamos voltar a fazê-lo porque não é possível parar. O crescendo até ao refrão e a intensidade que se vai criando até ao mesmo é fenomenal. Há pouco que possa dizer sobre esta música. Oiçam-na, só.



Canção 10:  Μίλα Μου - Mila Mou (6/10)

Esta é uma música descontraída, mas talvez descontraída demais. O ritmo é interessante, sem dúvida, e diferente de todo o resto do álbum, mas "Mila mou" não vai a lado nenhum, fica perdida nas mesmas notas e no mesmo ritmo durante 3 minutos. A versão acústica é melhor.

Canção 11:  Déjà Vu (5.5/10)

Se a música é boa dentro do estilo? Considero que sim. Também considero que a voz encaixa aqui muito bem e que a produção é muito boa. Qual é que é, então, o meu problema com "Déjà Vu"? O género em si. Não consigo adorar esta música. De todas, seria a primeira que passaria à frente. Também não considero esta parceria com a Marseaux (que eu não conhecia) lá muito bem sucedida.

Canção 12:  Δεν Επέστρεψα - Den Epestrepsa (6.5/10)

Não que seja uma música má, mas considero-a a mais esquecível das 13. É uma canção típica de final de álbum que vai ser a favorita de zero pessoas. Lembra-me muito a era "Vrisko To Logo Na Zo" pelo ritmo mais rock do refrão.

Canção 13:  Αναμονή - Anamoni (8.5/10) 

O baladão do álbum. Apesar de muitas músicas se poderem encaixar nesta categoria, esta é a que mais facilmente identificamos como tal por ser a mais lenta de todas. Eu sou uma pessoa simples: metam-me um piano e cordas numa música e estou conquistada, mas há aqui qualquer coisa que não me convence a 100%, talvez a melodia do piano e da voz não casem totalmente em todas as partes da canção. Update: esta review foi escrita no dia em que o álbum saiu. Passaram-se 2 dias, ouvi-a mais umas vezes (inclusive ao vivo). Não é de fácil audição à primeira, mas é incrível depois de algumas vezes. 




Avaliação final (0-10): 8

"Apohrosis" é um álbum extremamente bem conseguido com um seguimento lógico e adaptado à voz da cantora. Atrevo-me a dizer que, juntamente com o antecessor "Ouranio Toxo", é o melhor da vencedora de 2005 até à data. Tem duas músicas que dispensava no alinhamento, mas é um gosto muito pessoal. O álbum é incrivelmente bem produzido e consegue juntar ritmos muito modernos e tradicionais de forma irrepreensível.

Foto/Vídeos: Helena Paparizou

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved