Novidades

latest

[Crónica] Eesti Laul: Jüri Pootsmann e mais 23


A Estónia já prepara a edição de 2021 da famosa competição que elege o representante do país para a Eurovisão – o Eesti Laul. Com alguns nomes de regresso, será que neste lote de 24 músicas está alguma capaz de dar a vitória ao país no Festival eurovisivo?

Mais um ano, mais 24 canções lançadas pela Eesti Rahvusringhääling (ERR), emissora da Estónia, para o Eesti Laul. Ou seja, mais um ano, mais 20 pérolas esquecíveis e algumas canções de jeito que talvez dêem à Estónia uma posição acima do 20.º lugar na Final da Eurovisão. Este ano, o país presenteou-nos (Feliz Natal, eurofãs, yay!) com canções que parecem ser quase todas do mesmo estilo... Parecem, mas não são. A verdade é que todos os anos é assim (pelo menos eu tenho essa ideia)... Parece tudo igual, mas bem lá no fundo até existem estilos e sonoridades diferentes e particulares. 

Ora, uma vez que este ano existem poucas finais nacionais para ver e analisar, tudo vai sobressair e ser alvo da mínima crítica. Como sou uma pessoa cuja arte do reclamanço e do maldizer correm no ADN, tive de vir para aqui mandar meia dúzia de postas de bacalhau (porque estamos no Natal e bacalhau é melhor que pescada).

Para despachar já um comentário mau: um dos nomes mais aguardados pelos fãs para a edição de 2021 do Eesti Laul era o de Uku Suviste, vencedor da edição passada com "What Love Is". Estão a ver quando vos dão uma segunda oportunidade e conseguem estragar tudo na mesma? Exato; foi o que fez Uku Suviste. Se na edição passada tentava explicar what love is com uma letra apresentada num instrumental enfadonho que, eventualmente, podia agradar ao mais comum dos mortais, este ano o lucky one traz uma letra parecida, mas com um instrumental mais animado para tentar não aborrecer tanto. Basicamente, é uma tentativa de update falhada; é como os livros do Pedro Chagas Freitas desde o Prometo Falhar Todos os Dias.


Falhanços à parte, como já referi, existem sonoridades diferentes nesta edição. "6", da Heleza, "Alabama Watchdog", do trio Alabama Watchdog, e "Free Again", do Egert Milder, são três propostas que me agradam e que contrastam entre si.

"6" tem um dos instrumentais mais modernos e alternativos do Eesti Laul 2021 e, portanto, não ver Heleza na Final da competição será um crime hediondo; já fazia falta ter aesthetic vibes estónias na corrida para a Eurovisão e estas são uma lufada de ar fresco no meio de tanto mofo. Por outro lado, com a música "Alabama Watchdog", os Alabama Watchdog entram na competição estónia para partir tudo (espero que não literalmente) com uma mistura de rock e eletrónica. "Free Again" entra neste lote para um contraste interessante, uma vez que difere bastante das músicas mencionadas por ser um estilo mais calmo e simplista; não obstante, qualquer semelhança com o Ed Sheeran é coincidência.


Para fazer despertar o pessoal dos anos 80 e 90, a emissora da Estónia selecionou para o Eesti Laul "Heaven's Not That Far Tonight", música das Suured tüdrukud. 'Mas porque é que é para despertar o pessoal dos anos 80 e 90?!', pensam vocês. Então, é óbvio: porque esta música é toda uma cena pop disco que se enquadra, na perfeição, naquelas festas dos loucos anos 80; para além disso, foi a única que a minha mãe conseguiu ouvir até ao fim. 

Atenção que não estou, com isto, a querer dizer que o tema das Suured tüdrukud é má. Não faz muito o meu estilo, é certo, mas tem tudo o que é preciso para avançar para a Final da competição. É mais uma prova que nesta edição a diversidade impera (um bocadinho...).


E o que é que não podia faltar numa final nacional?! Aquela pérola super top que todos fingem não gostar e que só ouvem no Youtube, "às escondidas", para não aparecer, no final do ano, no Spotify wrapped"Tartu" é a pérola desta seletiva.

"Tartu" é má. Não serve para vencer uma competição de música; serve apenas para a malta se divertir, enquanto ri e goza. A letra faz referência a diversas cidades da Estónia e às suas particularidades, todavia, dá a ideia que foi escrita em 5 minutos. Mas o melhor disto tudo é o videoclip: REDEL surgem numa espécie de túnel, daqueles que, quando aparecem em séries/filmes, fazem pensar que vai acontecer alguma cena atroz, e, no decorrer do vídeo, surgem com tochas como se fossem ultras de uma equipa de futebol, isto tudo enquanto dançam como um bêbado numa festa de aldeia. É surreal.

Claro que é impossível não ficar com "Tartu" na cabeça. Quando me deito para dormir, o meu cérebro tem isto tudo on repeat. Tem sido o principal motor das minhas insónias.


Apesar de algumas boas canções, só há uma que me despertou interesse logo nos primeiros segundos e que reúne todas as condições para representar a Estónia no Festival Eurovisão: "Magus melanhoolia". Este Eesti Laul é Jüri Pootsmann e mais 23.

"Magus melanhoolia" e "Play", canção que deu a vitória a Jüri no Eesti Laul 2016 e o levou até Estocolmo, são completamente opostas. "Play" era boa... Mas a Estónia acabou em último na seminal da Eurovisão e isso caiu bem aos fãs estónios. Com "Magus melanhoolia", uma canção bem próxima do seu estilo atual, Jüri vem para vencer a competição estónia e vingar o resultado de 2016 no certame eurovisivo.

A canção de Jüri destaca-se facilmente das restantes músicas a concurso, mas não só: destaca-se de todas as músicas que a Estónia já apresentou na Eurovisão; é algo diferente para o país. Moderna, sofisticada, arrojada (para o que estamos habituados a ouvir do Eesti Laul) e com uma letra digna de análise numa aula de português de 9.º ano, "Magus melanhoolia" só tem um defeito: ser apenas de 2:15 minutos.


Bem sei que o Jüri não é o único com experiência eurovisiva no Eesti Laul 2021. Tanja e Koit Toome também estão de regresso ao concurso, e podem ter a ideia de querer vingar os resultados obtidos no ESC em 2014 e em 2017, respetivamente. Mas, infelizmente para eles, sinto muito, não vai acontecer.

"We Could Have Been Beautiful", de Koit, não é uma má proposta, mas, contrariando muitos eurofãs, faz parte do meu lote de músicas esquecíveis. É tão esquecível que só escrevi isto porque me lembraram de tal. Este tema, muito possivelmente, dará a Koit uma presença na Final do Eesti Laul, contudo, se em 2017 estava perdido em Verona, em 2021 vai ficar perdido por Tallinn.

Por outro lado, Tanja vai pisar o palco do Eesti Laul com "Best Night Ever", uma música bem dançante, animada e que fica no ouvido. Realmente, podia ser a melhor noite de sempre para Tanja... Mas não será; e não será porque "Best Night Ever" não é suficientemente wow para ela erguer o troféu de vencedora do Eesti Laul pela segunda vez.

Deste modo, Tanja e Koit não me parecem com vontade de vencer o Eesti Laul e de fazer melhor na Eurovisão. Sendo assim, o único eurovisivo com caminho aberto para brilhar, tanto na Estónia como posteriormente (fingers crossed) em Roterdão, é mesmo o Jüri.


Resumindo, então, isto tudo em (apenas!) dois pontos simples: a edição de 2021 do Eesti Laul conta com heterogeneidade musical o quanto baste para não aborrecer os telespetadores e fãs, mas essa heterogeneidade musical não faz desta edição a melhor dos últimos anos; o regresso de três nomes eurovisivos e de Uku Suviste à competição estónia prometia, mas apenas Jüri Pootsmann convenceu.

A competição estónia continua e continuará a ser uma das finais nacionais que mais interesse me provoca. Seja pela qualidade simples da ERR, pelas apresentações, pelo estilo ou pelos novos artistas que todos os anos descubro. E esta edição traz algo diferente...


Enfim, que magus melanhoolia o Eesti Laul 2021 me trará.


Imagens: Eesti Laul; allstarz.ee; TV3 Uudised; JuriPootsmannVEVO; Koit Toome Official/Vídeos: Eesti Laul; JuriPootsmannVEVO

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved