Novidades

latest

Porque é que os Glockenwise deveriam ir ao Festival da Canção

O pop/rock nacional é pouco explorado no Festival da Canção e sendo os Glockenwise uma das grandes promessas do género, acredito que iriam trazer diversidade e qualidade ao certame. Para muitos a banda representa um dos nomes fortes da nova música portuguesa, principalmente depois da grande receção da critica ao álbum "Plástico", primeiro projeto escrito em português.

Glockenwise é uma banda de Barcelos, constituída por Nuno Rodrigues, Rafael Ferreira e Rui Fiusa, começaram esta aventura com 16 anos como uma banda de garagem, e até hoje já lançaram quatro projetos discográficos, "Building Waves" de 2011, "Leeches" de 2013, "Heat" de 2015, e o último lançado no final de 2018 com o título "Plástico", primeiro projeto escrito em português e num registo mais pop/rock em comparação às obras anteriores que se enquadravam num estilo mais próximo da garage rock, tendo sido este o grande impulsionador da banda para a linha da frente da música portuguesa.

A banda descreve a sua música como: "Pop inteligente, que inspira, contagia e carrega consigo um poder transformador."

O grupo ganhou um impulso com o álbum "Plástico", não só por ser o primeiro projeto em português, após três álbuns inteiramente em inglês, como também o amadurecimento da banda quer nos temas das canções quer na qualidade musical.

O álbum foi tão bem recebido pela critica que teve o tema "Moderno" como o tema mais votado do programa A3.30 da Antena 3 por várias semanas seguidas, e foi distinguido como melhor álbum nacional em 2019.

"A chegada à idade adulta espelhada no primeiro álbum escrito em português. Com velocidades menos furiosas e um saxofone a trazer a pátine da maturidade." - Antena 3, Melhores do ano 2019, Álbum Nacional

Porque é que acredito que os Glockenwise deveriam participar no Festival da Canção? Primeiro, porque defendo um Festival mais diversificado a nível de géneros musicais e como mencionado anteriormente, considero o pop/rock pouco explorado no Festival. Acredito que os Glockenwise sejam o nome certo para o fazê-lo, principalmente pelo crescimento da banda no panorama musical português.

Para além disso, considero ainda que os Glockenwise poderiam trazer-nos modernidade ao certame, pois apesar das suas influências do pop/rock dos anos 80 e 90, o grupo apresenta modernidade quer nas suas canções quer na sua estética visual (videoclips, design do álbum etc...), o que pode ser um sinal que se iriam esforçar na estética e atuação em palco, algo que é raro de se ver no Festival da Canção nos últimos anos.

Depois, porque defendo que devemos ir na nossa língua materna e os Glockenwise mostraram que sabem escrever muito bem em português no seu último álbum, o que me leva a crer que também seriam uma excelente opção para participarem apenas como compositores, a prova disso é a canção "Calor" que funcionou na perfeição na voz do Rui Reininho.

Por último, se considero o grupo capaz de produzir uma canção que nos fizesse ganhar a Eurovisão ou nos levasse a um TOP 10? Apesar do rock geralmente se dar bem no certame, talvez não, mas acredito que ninguém dava nada pelo Salvador Sobral em 2017 e ganhou, eu não acredito em fórmulas, mas sim em canções que funcionam e outras que não funcionam na Eurovisão, agora  se acredito que os Glockenwise são capazes de fazer uma canção que pudesse funcionar na Eurovisão? Acho que sim (se vão fazer caso participem? Talvez não).

Fonte e Imagens: publico.pt/ Vídeo: Antena 3, Valentim de Carvalho

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved