Novidades

latest

Porque é que Rita Laranjeira deveria ir ao Festival da Canção


Sim, esta é a Rita Laranjeira que a grande maioria de vocês está a pensar. Se ela já pisou o palco da Eurovisão Júnior, porque não pisar o palco do Festival da Canção e ousar ir à Eurovisão?!

Rita Laranjeira apresentou-se a Portugal em 2018, ao vencer o Juniores de Portugal e, consequentemente, ao representar o país no Festival Eurovisão da Canção Júnior (JESC), na Bielorrússia, onde conquistou um honroso 18.º lugar. No fundo, não se apresentou só a Portugal, mas sim a toda a Europa.

A música corre-lhe nas veias. A jovem artista já cantarolava ainda antes de saber falar. Fez parte do Coro Juvenil do Teatro Nacional de São Carlos, toca violino, piano e tem aulas de jazz. Já atuou em vários espetáculos e participou em algumas óperas. Portanto, creio que posso afirmar que versatilidade é aquilo que não lhe falta.


Com (apenas) 15 anos, Rita deu que falar pela sua participação na edição de 2020 do The Voice Portugal. A interpretação exímia de "Skinny Love" nas Provas Cegas convenceu os quatro mentores e fez com que esta se tornasse numa das mais vistas desta 8.ª edição do programa. A jovem seguiu na equipa da Áurea.


No meio disto, afinal, "porque é que Rita Laranjeira deveria ir ao Festival da Canção"?

Em primeiro lugar, antes de pensarem em comentar que ela não tem idade para participar no Festival da Canção já em 2021, eu esclareço. A Rita nasceu a 3 de março de 2005, portanto, em março do próximo ano já terá 16 anos (esta matemática não é muito difícil). Ou seja, aquando da Grande Final do Festival da Canção, que, habitualmente, ocorre no primeiro fim de semana de março, ela terá a idade necessária para participação; não, segundo o regulamento do certame não é preciso que os artistas tenham 16 anos aquando das semifinais.

O palco do Festival da Canção é, cada vez mais, um palco para novos talentos, permitindo que estes projetem o seu estilo de música e expandam a sua carreira para outros níveis; portanto, porque não?! Sinceramente, não vejo a Rita a participar na competição, num futuro próximo, como compositora e intérprete, com originais próprios, mas sim apenas como intérprete. Num futuro mais longínquo, imagino a jovem a apresentar no Festival português composições suas, com um estilo próprio, bem definido e particular.

'Mas tão nova no Festival?! Não ia correr bem', estão vocês a pensar. Acreditem que ia. Rita Laranjeira é a prova de que a idade é só um número. Vamos por pontos, para ser mais fácil:

    ✓ Tem maturidade mais do que suficiente, não só a nível vocal, mas também a nível emocional.
    ✓ Tem personalidade, caráter e é ambiciosa q.b.
    ✓ Tem experiência de palco e de atuações ao vivo para público – passem pelo seu canal de Youtube e espreitem algumas das suas atuações [AQUI], para depois me virem dar razão.
    ✓ Consegue passar e transmitir com facilidade a mensagem das canções.

Por fim, mas não menos importante: a Rita quer representar Portugal na Eurovisão. Tantas vezes vemos artistas no Festival da Canção que não têm qualquer tipo de interesse no Festival internacional. Ora, a Rita é uma boa aposta, tendo em conta que tem esse interesse. Numa entrevista no A Nossa Tarde, a jovem afirmou que daqui a dez anos se imagina a já ter participado em mais uma Eurovisão.

Acredito que temos aqui um cocktail perfeito.


Atualmente, a jovem artista é um caso sério a nível de talento nato; futuramente, a jovem artista será um grande caso sério a nível de talento nato. Simples e linear. 

A sua participação no Festival da Canção deverá acontecer. Se não for em 2021, será em 2031.


Fonte (dados): RTP/Imagens: The Voice Portugal; JuniorEurovision.tv; Rita Laranjeira (Instagram)/Vídeo: The Voice Portugal

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved