Novidades

latest

Apreciações Musiciais - ESC 2020: Suíça


GJON'S TEARS - "REPONDEZ-MOI"




Jessica Mendes: Das melhores baladas do ano. Não é básica como as outras. Moderna e eficaz. Gosto muito do final depois da paragem. Não me convenceu ao início, mas agora acho-a genial.

João Vermelho: Um instrumental muito bem produzido, com uma melodia muito bonita e orgânico. 

Neuza Ferreira: Não precisei de muito para decidir que esta é a minha música favorita deste ano. Este instrumental meio simples de “Répondez-moi”. A verdade é que tudo nesta proposta encaixa que nem uma luva e é difícil encontrar algum defeito.

Pedro Lopes: Admito que demorei tempo a reconhecer valor a esta canção. Ao início, achava que, por muito bonita que fosse, e é, podia facilmente cair no esquecimento. Acho que a Suíça tinha tudo planeado para que isso não acontecesse. Aqui, evidentemente, é mais uma canção que valoriza a voz, num instrumental que sabe acompanhar esse mesmo registo. A cada audição, torna-se mais bonito.

Tiago Lopes: Confesso que na primeira vez que ouvi este tema não gostei muito. Mas agora consigo perceber o encanto que existe no conjunto do tema. É uma balada, mas diferente de todas as outras a concurso. Tem outro poder. 


Jessica Mendes: Confesso que não sou fã do timbre dele, mas acho que funcionou estupidamente bem neste caso. Ainda assim, das vezes que o ouvi ao vivo, não me convenceu na totalidade.

João Vermelho: Gjon's Tears tem talvez a melhor voz masculina desta edição, os agudos na parte final é ponto alto do tema.

Neuza Ferreira: A primeira vez que ouvi “Répondez-moi” pensei “meu deus, se ele cantar assim ao vivo vai ser incrível”. Não é incrível, mas não é mau, de todo. É 90% ótimo e isso é o suficiente para fazer uma grande prestação.

Pedro Lopes: Pelo que se percebe na versão áudio, podíamos estar perante uma das melhores vozes da edição deste ano… alguma dúvida sobre como se poderia traduzir na atuação ao vivo, mas acredito que tudo estaria feito para que a emoção continuasse a marcar, e não ficasse de fora. Estava muito expectante em ver o cantor atingir aqueles falsetes, que são extraordinariamente incríveis.

Tiago Lopes: A Suíça voltou a apostar na seleção interna do seu representante e sinceramente não estou a ver escolherem alguém que não saiba cantar ou que tenha um nível médio de competência. Gjon's Tears era mais um da minha lista que queria ouvir cantar o seu tema ao vivo no palco da Eurovisão. 


Jessica Mendes: Absolutamente maravilhosa. Ainda bem que a suíça apostou no francês e o fez tão bem. A mensagem da canção é fantástica e há versos que nos fazem pensar (talvez até demais).

João Vermelho: A letra não é muito complexa, e em francês tudo soa melhor, mas no geral gosto da letra. 

Neuza Ferreira: Não há melhor letra e mensagem que esta na edição deste ano. Nem venham tentar argumentar.

Pedro Lopes: Para já, é muito bom ver a Suíça levar uma das línguas que também faz parte da sua identidade e da sua nação. Pela tradução do poema, vemos que é uma letra carregada de fortes questões, muitas delas que permanecerão sem resposta. Acho sempre interessante poder utilizar a Eurovisão como plataforma para passar ideias mais fortemente controversas.

Tiago Lopes: Finalmente a Suíça decidiu apostar numa das suas línguas oficiais. E que bem que fez.


Jessica Mendes: 8 pontos.

João Vermelho: 10 pontos.

Neuza Ferreira: 10 pontos.

Pedro Lopes: 8 pontos.

Tiago Lopes: 4 pontos.

Total: 40 pontos


Jessica Mendes: Como é que vão superar isto em 2021? É esperar para ver.

João Vermelho: Acho que houve mesmo lágrimas do Gjon depois de cancelaram a Eurovisão… 

Neuza Ferreira: Em 2022 estamos todos na Suíça. Confiem.

Pedro Lopes: O nome do artista já chegava, não era preciso querer pôr as pessoas cheias de lágrimas durante 3 minutos seguidos.

Tiago Lopes: O dark horse deste ano?

1.º Lituânia - 53 pontos; 2.º Islândia - 47 pontos; 3.º Suécia - 46 pontos; 4.º Noruega - 44 pontos; 5.º Bulgária - 43 pontos; 6.º Rússia - 42 pontos; 7.º Suíça - 40 pontos; 8.º Azerbaijão - 39 pontos; 9.º Austrália - 37 pontos; 10.º Ucrânia - 36 pontos; 11.º Irlanda - 35 pontos; 12.º Roménia - 34 pontos; 13.º Malta - 33 pontos; 14.º Israel - 32 pontos; 15.º Dinamarca - 31 pontos; 16.º Finlândia - 31 pontos; 17.º Portugal - 29 pontos; 18.º Bélgica - 28 pontos; 19.º Polónia - 28 pontos; 20.º Arménia - 27 pontos; 21.º Grécia - 27 pontos; 22.º Sérvia - 24 pontos; 23.º Áustria - 23 pontos; 24.º Albânia - 22 pontos; 25.º Estónia - 22 pontos; 26.º Letónia - 22 pontos; 27.º Chipre - 21 pontos; 28.º São Marino - 20 pontos; 29.º República Checa - 19 pontos; 30.º Bielorrússia - 19 pontos; 31.º Geórgia - 19 pontos; 32.º Eslovénia - 18 pontos; 33.º Croácia - 18 pontos; 34.º Macedónia do Norte - 17 pontos; 35.º Moldávia - 14 pontos.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved