Novidades

latest

[Especial] Estou de quarentena, e agora?!


Devido ao surto de Covid-19, é aconselhável permanecer em casa. Para que não se aborreçam, trazemos-vos algumas sugestões sobre o que fazer neste período de quarentena.

O mundo está a ser afetado pelo novo coronavírus, o Covid-19. No início de hoje, dia 13 de março, estavam registados mais de 138 mil casos de infeção em todo o mundo, sendo que mais de 70 mil deles já estão recuperados; no entanto, o número de vítimas mortais ultrapassa os 5 mil. 

Em Portugal, o número de casos de infeção é, até à data, de 112; contudo, Marta Temido e Graça Freitas, Ministra da Saúde e diretora-geral da saúde, respetivamente, prevêem, sem quererem causar alarmismos, que o número vá aumentar. Tendo em conta este estado atual do mundo e, mais concretamente, do nosso país, o Governo português decretou 30 medidas [AQUI], entre as quais o fecho de escolas e de alguns espaços públicos, e a imposição de limitações de frequência dos centros comerciais e supermercados. É aconselhado, ao máximo, não sair de casa e são muitas as pessoas que já se encontram a fazer quarentena. 

"Ok, vou fazer quarentena, e agora?!" Agora, podem seguir uma (ou todas!) das nossas sugestões.

1 – Assistir ao concerto do Salvador Sobral


Não, não precisam de sair de casa para assistir a concertos... Pelo menos para assistir a este. Salvador Sobral, vencedor do Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2017, e o guitarrista André Santos vão dar um concerto online. Os artistas do projeto "Quinta das Canções" vão iniciar a transmissão, em direto no Facebook, por volta das 21h30, amanhã, dia 14 de março.

2 – Fazer o top deste ano da Eurovisão


Já são conhecidas todas as músicas a concurso na edição deste ano do ESC e, posto isso, está na altura de começar a organizar o top 41 da 65.ª edição do Festival. Podem consultar tudo sobre os participantes, e respetivas músicas, da edição deste ano no site oficial do certame [AQUI].

3 – Rever Finais antigas do ESC e do JESC


E que tal fazer uma maratona de Finais da Eurovisão?! O canal de Youtube oficial do ESC tem disponível, em high definition, as Finais de 2019, 2018, 2017, 2016, 2014, 2013, 2012, 2011 e 2010 do certame. Estas nove Finais já devem ocupar umas 40 horas do vosso tempo; no entanto, durante a quarentena, o tempo parece muito, certo? Certo. Ora, não é difícil encontrar, também no Youtube, mais Finais do maior Festival de música europeu: 2015; 2009; 2008; 2007; 2006; 2005; 2004; 2003; 2002; 2001; 2000.


São fãs do Festival Eurovisão da Canção Júnior (JESC)? Não se apoquentem, pois também é possível encontrar, no canal de Youtube oficial do certame infantojuvenil, vários espetáculos. Ora, estão disponíveis, em alta definição, as edições de 2019, 2018, 2017, 2016, 2015, 2014, 2013, 2012 e 2010.

4 – Maratonar séries/filmes com artistas eurovisivos

Gostam de ver séries/filmes, mas não dispensam a presença de artistas que já estiveram envolvidos na Eurovisão?! Temos solução! Aproveitem para ver "UnREAL", "Nashville", "Love Actually" e "Sharknado".

Alexey Vorobyov ("UnREAL")


Alexey Vorobyov, representante da Rússia na Eurovisão em 2011, entrou no quinto episódio da terceira temporada da série dramática "UnREAL", da plataforma Hulu. Esta série conta com quatro temporadas.

Ilse DeLange ("Nashville")


Ilse DeLange, representante dos Países Baixos em 2014, fez uma aparição na série "Nashville", da American Broadcasting Company (ABC). A série conta com seis temporadas e tem 120 episódios.

Lúcia Moniz ("Love Actually")


A portuguesa Lúcia Moniz, que defendeu as cores da bandeira de Portugal na Eurovisão de 1996, com "O Meu Coração Não Tem Cor", participou no filme "Love Actually". O filme segue a vida de oito casais, todos eles bastante diferentes no que toca em lidar com suas vidas amorosas, e passa-se antes do Natal.

Jedward ("Sharknado")


O John e o Edward, do duo Jedward, participantes na Eurovisão em 2011 e em 2012, em representação da Irlanda, têm uma presença no terceiro filme da saga Sharknado ("Sharknado 3: Oh Hell No!").

5 – Fazer ou refazer o ESC Top 250


Nunca fizerem o vosso top para o ESC Radio ou têm o mesmo há anos?! Esta é a oportunidade ideal para o fazerem ou refazerem. Liguem o ESC Radio [AQUI], oiçam músicas eurovisivas non-stop e apontem quais as vossas favoritas de sempre.

6 – Ler sobre a Eurovisão

Aproveitem para colocar as leituras em dia. Existem inúmeros livros e artigos relacionados com a Eurovisão, portanto, a grande dificuldade vai ser escolher. Não ter o livro em casa não é desculpa, pois há sempre a possibilidade de encomendar online ou, eventualmente, de comprar ebook. Eis algumas sugestões de livros (do mais recente para o mais antigo):

Eurovisão: dos ABBA a Salvador Sobral, de Nuno Galopim
livro em português


Parte da sinopse:

"No dia 13 de maio de 2017, Portugal parava para assistir à votação da final do Festival da Eurovisão. A frase «Portugal… 12 pontos», repetida 18 vezes ao longo da noite, fazia com que a esperança crescesse e a atenção se focasse apenas em Salvador Sobral e na canção «Amar pelos Dois». (...) E quando os comentadores da RTP, Nuno Galopim e José Carlos Malato, disseram «Ganhámos!», o país festejou uma vitória inédita no maior espetáculo televisivo musical de todo o Mundo, pela qual esperava desde a sua estreia no concurso, em 1964. 
(...)
A história da Eurovisão junta mais de 60 anos de memórias entre as quais estão as «avozinhas» russas que conquistaram a Europa, em 2012, a inglesa Sandie Shaw, que, em 1967, interpretou a canção do Reino Unido descalça, os quatro vencedores ex aequo de 1969, o protesto contra Salazar e Franco, em 1964, a improvável vitória do grupo de metal finlandês Lordi em 2006, as três canções que Serge Gainsbourg compôs para três países diferentes, a exuberância provocadora de Verka Serduchka ou o inspirador discurso de Salvador Sobral: «A música não é fogo-de-artifício, é sentimento.» Pelo meio desfilaram perto de 1500 canções. Algumas ficaram para sempre na nossa memória coletiva. (...)"

Eurovision: A History of Modern Europe Through the World's Greatest Song Contest, de Chris West
livro em inglês


Sinopse:

"Do you think the world of the Eurovision Song Contest, with its crazy props, even crazier dancers and crazier still songs has nothing to do with serious European politics? Think again. It has been a voice of rebellion across the Iron Curtain, an inspiration for new European nations in the 1990s and 2000s, the voice of liberation for both sexual and regional minorities. Eurovision charts both the history of Europe and the history of the Eurovision Song Contest over the last six decades, and shows how seamlessly they interlink - and what an amazing journey it has been."

The Good, the Bad and the Wurst : The 100 Craziest Moments from the Eurovision Song Contest, de Geoff Tibballs
livro em inglês


Parte da sinopse:

"(...)
For 60 years the Eurovision Song Contest has existed in a parallel universe where a song about the construction of a hydro-electric power station is considered cutting-edge pop, where half a dozen warbling Russian grandmothers are considered Saturday night entertainment, where a tune repeating the word 'la' 138 times is considered a winner, and where Australia is considered part of Europe

During those sixty years we have witnessed scandals: in 1957, Denmark's Birthe Wilke and Gustav Winckler enjoyed an outrageously long 13-second kiss because the stage manager forgot to say 'cut' during the live broadcast. We have witnessed national outrage: the 1976 Greek entry was a savage indictment of Turkish foreign policy in Cyprus. But most have all we have witnessed silly costumes, terrible lyrics and performers as diverse as Celine Dion and Dustin the Turkey.

This book chronicles the 100 craziest moments in the history of Eurovision - the drag acts, the bad acts, the nul points heroes and the night in Luxembourg when the floor manager warned the audience not to stand up while they applauded because they might be shot by security forces. It captures some of the magic from this yearly event that continues to beguile and bemuse in equal measure."



NOTA IMPORTANTE: no meio destas coisas, não se esqueçam de ir lavando as mãos, ou desinfetando com álcool ou álcool-gel. Mantenham a boa etiqueta respiratória e sigam as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS).


Fonte (dados iniciais): Expresso e Observador/Imagens: Câmara Municipal de Estremoz; El Periódico; Eurovision.tv; Universal Music Publishing; TV 7 Dias; Youtube; ESC Radio

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved