A emissora de Montenegro, RTCG, divulgou uma declaração sobre o motivo por trás da retirada do país do Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2020.
Após a divulgação oficial, por parte da European Broadcasting Union (EBU), dos países participantes na edição de 2020 do Festival Eurovisão da Canção (ESC), ficou confirmada a retirada de Montenegro da competição.
De acordo com a administração da emissora estatal do país, Radio and Television of Montenegro (RTCG), esta deve agir de forma responsável e propositada no que toca ao uso dos fundos recebidos. A emissora declarou: "a participação no Festival Eurovisão da Canção custa cerca de 130.000€ por ano. (...). Portanto, este ano decidimos investir esse dinheiro na renovação da frota RTCG. O plano é comprar cinco carros novos, o que melhorará significativamente a segurança das nossas equipas, que ultrapassam mais de 1.000 quilómetros por dia".
Montenegro participou pela primeira vez como país independente na edição de 2007, tendo faltado às edições de 2010 e 2011. Apesar de o país marcar presença há cerca de 10 anos, apenas conseguiu alcançar a Grande Final do concurso por duas vezes (2014 e 2015). A sua melhor posição alcançada até ao momento é um 13.º lugar conseguido em 2014. Na edição de 2019, em Telavive, o país foi representado pela banda D moll, com a canção "Heaven", tendo alcançado apenas o 16.º lugar da semifinal, com 46 pontos.
Reveja "Heaven":
Fonte: ESC Today/Imagem e Vídeo: Eurovision.tv
Sem comentários
Enviar um comentário
Não é permitido:
. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;
. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;
. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;
. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;
. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.
Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.