Novidades

latest

Ensaios ESC 2019: quem surpreendeu e quem desiludiu - 2.ª semifinal (2.ª parte)


Os ensaios da segunda semifinal ficaram completos com os últimos nove países dessa semifinal a pisarem o palco!

Não podia começar, também, este artigo de análise sem mencionar a fraca qualidade de produção, organização da Eurovisão deste ano. O objectivo desta edição é o espectador não ver quem está no palco? Começam a evidenciar-se as queixas das delegações consequentes da difícil maneira de trabalhar o seu palco devido à organização. Os excertos podem ser enganadores quanto ao resultado no todo, mas precisamos sempre de um eurodrama para apimentar a Eurovision Season. 

Croácia


Tendo impressionado pelos seus dotes vocais, Roko esteve à quem vocalmente neste ensaio. Sendo a música uma banalidade e estando numa semifinal onde os lugares de passagem parecem ter sido tomados ainda antes dos ensaios, a Croácia vai arriscar-se a ficar pela semifinal uma vez mais. O figurino é idêntico ao usado na final nacional croata, sendo que vamos ter a presença no palco de mais dois bailarinos.

Epilepsia, é o que vamos ter nesta actuação. Expliquem-me aqueles frames no final do excerto. Não dá para perceber a introdução daquelas imagens de meio segundo em que para além de não acrescentar nada à actuação, não se percebe nada do que é mostrado.

Nunca foi uma proposta muito aclamada pela maioria e seria difícil tornar esta música numa qualifier. A Croácia de certo fará o melhor no palco e na Eurovisão e há sempre surpresas.

Malta


Uma das favoritas à vitória final, "Chameleon" não me consegue despertar o interesse. Esta proposta faz lembrar os casos onde primeiro se faz a música e depois dá-se a um intérprete. Michela tem uma boa voz, mas neste tema está completamente perdida. Ainda assim, Malta acertou nesta actuação, mesmo não tendo todos os adereços disponíveis devido à produção do ESC, no que toca à coreografia, roupas e background

Do 8 ao 80. Uma vez mais os planos desta actuação deixam a desejar e basicamente resumem-se ao mesmo. Uma imagem em aberto, uma imagem mais fechada, repetir algumas vezes e está feito. 

Sendo um tema actual, bem apresentado, não há nada que impeça Malta de seguir para a final. 

Lituânia



"Run With The Lions" é mais uma música que não traz nada de novo ao festival, mas que é agradável de se ouvir. Jurij, para além de ter ganho um tom de pele mais escuro, parece que aperfeiçoou os seus dotes vocais neste meses. O palco está simples, com tons alaranjados e que encaixam no tema. Aqui a simplicidade funciona.

Um excerto que não me faz questionar nada a nível técnico. Estando a actuação parecida à da final lituana, seria difícil falhar alguma coisa. 

Terá uma tarefa difícil a Lituânia se quiser passar à final, tendo em conta a semifinal onde está inserida, poderá contar com os votos dos países vizinhos.

Rússia


Sergey não se cansa de raios e trovões, não é? Mas é a Rússia. É difícil não trazerem um factor wow para cada performance. A nível vocal, Sergey está sempre bem. Este é um dos casos onde o excerto deixa alguma água na boca, o staging de "Scream" promete e vai deixar, certamente, todos colados ao ecrã a ver esta actuação. 

Já percebi. A realização acerta sempre nas actuações que pedem uma imagem estática. Estando a coreografia da Rússia focada nos painéis LED e havendo "falta" de movimento, o trabalho de câmaras não parece precisar de ser muito pensado.

Um dos casos onde depois de se saber o intérprete e a música, o lugar da final já estava reservado. A Rússia será um dos países a ter em conta no que toca a resultados finais, nomeadamente aos que se destinam à vitória final. 

Albânia


O único país desta semifinal a cantar uma música totalmente numa língua que não a inglesa. A Albânia parece voltar ao tradicional e que bem sabe ouvir esta língua. Tirando 2015, é difícil encontrar num passado recente, um mau cantor a representar este país

Com o excerto apresentado, há muita coisa que não me parece certa, a escuridão, a falta de algum elemento diferenciador. Ao olhar para Janida fico com a sensação que há algo que faz falta, mas não sei dizer o quê. 

Será talvez um dos dissabores desta edição. A Albânia presenteia-nos sempre com bons cantores e músicas com conteúdo. Estará na calha para passar à final, mas tudo dependerá do resultado final. Acho que é recorrente todos os anos usar a expressão: "espero que os júris salvem a Albânia".

Noruega


A Noruega este ano traz-nos a actuação mais cheesy, ou neste caso, mais eurovisiva deste ano. "Spirit In The Sky" é um dos temas mais cativantes deste ano, seja pela sonoridade, ou pela letra. Naquilo que nos foi apresentado, não há muito a dizer sobre as vozes dos três cantores que parecem estar prontos para defender o seu tema.

Uma vez mais, o trabalho de câmaras faz-nos questionar o nível de amadorismo desta edição. O staging da Noruega parece estar bem trabalho, a coreografia e o background parecem estar perfeitos para a actuação, sendo que só acrescentaria outra cor de luzes, pois parece tudo demasiado azul. 

Passa à final e será um dos temas mais votados.

Holanda


A minha favorita à vitória, será talvez a minha desilusão. A Holanda tem sabido aproveitar bem os seus cantores e fazer bons cenários, mas este ano não me parece assim. A nível vocal é difícil encontrar uma voz como a Duncan e isso será um ponto a mais nesta proposta. 

Em três minutos podem acontecer muita coisa, mas nestes segundos que nos foram apresentados, uma vez mais há coisas que não parecem ligar. Penso que se perdeu parte da intensidade e intimidade da música com o Duncan ao piano, as esperanças ficam-se para aquela bola que poderá trazer algum poder divino.   

A Holanda continua e continuará a ser uma das grandes favoritas à vitória final, tudo dependerá dos seus opositores e sobretudo, da sua própria actuação.

Macedónia do Norte



Talvez a balada mais poderosa deste ano. "Proud" tem uma mensagem muito forte e que é interpretada com muito sentimento por parte de Tamara, que tem sem dúvida uma das melhores vozes no certame. Será uma das surpresas desta edição? 

Estes 30 segundos de excerto talvez não tenham sido os melhores escolhidos para mostrar a essência desta actuação. As imagens disponibilizadas pela Eurovisão, levam a crer que teremos uma actuação bastante sentimental, baseando-se no poder da Mulher. 

Acredito que a Macedónia do Norte terá um dos melhores resultados de sempre da sua história na Eurovisão com esta música. 

Azerbaijão


O Azerbaijão traz garantidamente uma das actuações mais apelativas a nível cénico, tal como era de esperar. "Truth" é uma música bastante actual, sendo a voz de Chingiz, o único ponto que me deixa a questionar o sucesso desta proposta. Se algo correr mal, estarão lá os back vocals para tomar conta do assunto, não é Samra? 

Background, certo. Luzes, certo. Aquela coisa no palco, certo. Cantor, certo. O Azerbaijão soube fazer o trabalho de casa e tem aqui um dos melhores stagings do ano. Resta esperar pelos outro dois minutos e trinta segundos de actuação para saber se foi tão bom como este excerto.  

Mais um país que estará certamente na final e a lutar pelo Top 10.

Vídeo: eurovision.tv

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved