Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2019: São Marino



Serhat - "Say Na Na Na"



Andreia Valente: Odeio disco. 

Catarina Gouveia:  Nenhum outro alguém teria a coragem de trazer o disco à Eurovisão desta forma. Como eterna amante de disco, só tenho a agradecer. Obrigada por mais uma destas, São Marino. I got you.

Daniel Fidalgo: Na verdade, a música que São  Marino nos traz este ano não é medíocre, antes pelo contrário. Uma canção disco que joga bem com a voz de Serhat, ao estilo dos anos 70, mas com uma roupagem moderna e… bem produzida! São Marino, és mesmo tu?

Jessica Mendes: “Say Na Na Na” é exatamente a música random que esta Eurovisão precisava. É animação de que necessitávamos nas nossas vidas ainda que não o soubéssemos. Como é que vivemos tanto tempo sem ela? Ninguém sabe. 

João Vermelho: Esta canção tem a melodia mais chiclete deste ano, a melodia fica na cabeça de uma tal forma que chega a ser insuportável, ainda não entendi é se de uma maneira positiva ou negativa.

Neuza Ferreira: Não é assim tão mau... Tem ritmo e não é irritante! É um instrumental que fica no ouvido.

Pedro Anselmo: Esta canção poderia ser muito bem um daqueles clássicos disco, tivesse sido lançado nos anos 70 ou 80. Perfeita para dançar como nunca! O guilty pleasure da maioria com certeza. 

Pedro Lopes: Gosto de disco? Meh, nem por isso, não é o meu género favorito. Mas o que é que São Marino com Serhat tinha que levar à Eurovisão? Disco, óbvio. Escolha mais que acertada. Tem um ritmo contagiante, não muito moroso de se ouvir.

Tiago Lopes: Uma melodia muito apelativa que fará os mais céticos bater o pé ao ritmo de “Say Na Na Na”.


Andreia Valente: Quando ouço o Serhat a “cantar” fico perplexa. Como é que este homem tem uma carreira quando tem uma voz de quem fuma um maço a cada refeição?

Catarina Gouveia:  Se o Serhat me sussurrasse no ouvido, acho que morria. 

Daniel Fidalgo: Eu aprecio o tom grave de Serhat. É sensual e sedutor. 

Jessica Mendes: Serhat tem O timbre dos timbres mas é claro que a linha que separa o sussurro da voz creepy de um serial killer é muito ténue

João Vermelho: É a voz do Serhat, claro que é perfeita da sua maneira.

Neuza Ferreira: A voz é boa; para uma pessoa desta idade acho que está impecável até. O jeito do Serhat para o canto é que é praticamente inexistente.

Pedro Anselmo: O rei dos anos 70/80 da nossa década voltou! Todos sabemos da mestria que este senhor dispõe na gestão das suas capacidades vocais!

Pedro Lopes: Nunca apreciei a voz do Serhat. Demasiado grave, perto do registo do falado. Não há muito mais a acrescentar, a verdade é que a música acaba por só fazer sentido com ele, é totalmente o registo do cantor. Mas continuo sem apreciar.

Tiago Lopes: Não há voz mais característica que a de Serhat. Para o tipo de música e performance que terá, o cantor é competente o suficiente para dar conta do recado.


Andreia Valente: Um discurso que poderia ter vindo de um professor que adora motivar os alunos, mas que ao mesmo tempo é aquele teu tio que te toca demasiado. 

Catarina Gouveia:  “I will always tell you life is beautiful and fine.” E assim se curou a minha depressão.

Daniel Fidalgo: O poema do ano! SAY NA NA NA!

Jessica Mendes: A música é um hino à luta pelos nossos sonhos e, não sendo nada de novo, pelo menos está enquadrada num tema animado em vez de numa balada.

João Vermelho: Bem… a letra é demasiado repetitiva, e por vezes o “Na Na Na” torna-se um pouco irritante, mas fora disso a letra é engraçada, bastante cantável, mas nada mais que isso.

Neuza Ferreira: Ai, minha mãe do céu, o que é isto? Escreveram meia dúzia de na na na e ficou a letra arrumada.

Pedro Anselmo: Uma excelente mensagem de motivação e de esperança para qualquer pessoa.

Pedro Lopes: “On a doctor's order, please say na na na”. Há melhor parte que esta? Não, claro que não. Mas, todo o resto da letra parece uma tentativa de exaltação para as nossas potencialidades, não aproveitadas pelo medo que possamos ter de falhar… Quem dera a muita gente poder ter o Serhat a dizer “I will always tell you life is beautiful and fine”. ‘Na é?

Tiago Lopes: Com uma batida tão boa, esta música só podia ter uma letra igualmente catchy. Uma letra positiva juntamente com bocadinho de atrevimento.  


Andreia Valente: Vai ficar tão mal na semifinal que vai dar gosto.

Catarina Gouveia: Quão icónico era ter isto na final? Demasiado icónico para ser real. Vou dizer assim baixinho que acredito um bocadinho, para lançar as boas energias para o universo.

Daniel Fidalgo: Opa vamos enviar São Marino para a final, Europa nunca te pedi nada. 

Jessica Mendes: Concordamos todos que São Marino merece o seu melhor lugar de sempre, certo?

João Vermelho: Duvido que consiga passar à final, calhou numa semifinal complicada na minha opinião, porém a Eurovisão é cheia de surpresas, quem sabe.

Neuza Ferreira: Vai ficar pela semifinal.

Pedro Anselmo: O meu 2º lugar. Deveria estar na final, mas receio que isso possa não acontecer.

Pedro Lopes: Será? Será que consegue? Hm...

Tiago Lopes: Muito provavelmente o melhor resultado de São Marino.


Andreia Valente: 1 ponto.

Catarina Gouveia: 8 pontos.

Daniel Fidalgo: 7 pontos.

Jessica Mendes: 6 pontos.

João Vermelho: 6 pontos.

Neuza Ferreira: 4 pontos.

Pedro Anselmo: 12 pontos.

Pedro Lopes: 5 pontos.

Tiago Lopes: 8 pontos.

Total: 57 pontos





Andreia Valente: Porque é que São Marino ainda participa? 

Catarina Gouveia:  Não sei se quero ser filha dele ou casar com ele.

Daniel Fidalgo: Melhor que o “Say Yey Yey Yey” da Barei!

Jessica Mendes: Abaixo-assinado para termos o Serhat no ESC todos os anos!

João Vermelho: O rei Serhat está de volta para salvar a Eurovisão e levar o certame para o jardim da Valentina em 2020.

Neuza Ferreira: Imagino esta música numa disco nos anos 90.

Pedro Anselmo: Serhat é Serhat! Say yeah yeah yeah to the victory!!

Pedro Lopes: Iconic, como só uma lenda consegue.

Tiago Lopes: São Marino na semifinal? Say Na Na Na.


1.º Portugal - 90 pontos; 2.º Chipre - 74 pontos; 3.º Hungria - 73 pontos; 4.º Eslovénia - 70 pontos; 5.º Grécia - 67 pontos; 6.º Bélgica - 65 pontos; 7.º Islândia - 61 pontos; 8.º São Marino - 57 pontos; 9.º Estónia - 51 pontos; 10.º Austrália - 48 pontos; 11.º Sérvia - 48 pontos; 12.º República Checa - 43 pontos; 13.º Bielorrússia - 42 pontos; 14.º Polónia - 39 pontos; 15.º Finlândia - 39 pontos; 16 Montenegro - 19 pontos; 17.º Geórgia - 12 pontos.

Ajude-nos a escolher a melhor canção do ano. Pontue as canções do ESC 2019 AQUI. A votação final (com a junção dos votos da equipa CE e dos votos do público) será revelada a 3 de maio.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved