Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2019: Malta



Michela - "Chameleon"



Andreia Valente: Uau, uau, uau! Eu descreveria “Chameleon” como ‘a perfeição do pop’. Não tenho nada a criticar. Odeio anti-drops, mas a Malta conquistou-me. Uma canção que fica na memória logo na primeira reprodução. Excelência! 

Catarina Gouveia:  Sabia que ia chegar o dia em que iria gostar de alguma coisa deste país. “Chameleon” preenche todos os requisitos pedidos numa canção pop. Se a Eurovisão fosse em Portugal este ano, isto já passava nas nossas rádios.

Daniel Fidalgo: Que produção incrível.  A prova que se pode fazer um excelente trabalho com a música eletrónica. A canção é cheia de dinamismos e metamorfismos, o que nos remete logo para o título da canção. Dá vontade de dançar e ao mesmo tempo de apreciar este trabalho, do quão bom que é. 

Jessica Mendes: Este é o único ano em que me lembro de ver Malta com imaginação. De um país com uma falta de originalidade tremenda temos uma canção que, parecendo um 3 em 1, está surpreendentemente bem construída. Não é totalmente do meu agrado mas tirar-lhes-ia o chapéu se tivesse um.

João Vermelho: O instrumental é um autêntico camaleão, em algumas partes é totalmente imprevisível, principalmente no refrão. 

Neuza Ferreira: Na minha opinião, o verdadeiro instrumental começa no refrão, mas toda a canção está bastante boa. É moderno, mas creio que não satisfaz o suficiente para conseguir um grande resultado, tendo em conta a semifinal em que Malta está inserida.

Pedro Anselmo: Mais uma canção que parece que já ouvimos milhares de vezes na rádio, que não é nada de especial mas que a maioria adora. Não gosto daquela quebra que acontece quando é o “Chame-Chameleon”.

Pedro Lopes: O melhor desta proposta. Um tema muito fresh, dentro do estilo do melhor que atualmente se faz no pop. Gosto especialmente porque vai apresentando diferentes partes rítmicas e melódicas ao longo da música, acompanhado sempre de uma ótima batida.

Tiago Lopes: Mais uma música igual a tantas outras. Tem algumas partes que corta o clímax, ainda assim vale pelo esforço pela modernização. 


Andreia Valente: A Michela é uma power-vocalist. A voz será a parte mais forte de “Chameleon”. Esperemos que ela consiga acompanhar com presença de palco (o que eu duvido). 

Catarina Gouveia:  Michela tem uma voz maravilhosa. Quanto ao restante, que a canção pede, tenho as minhas dúvidas.

Daniel Fidalgo: Michela parece ter uma excelente voz, não só para temas como este, mas também para grandes baladas. 

Jessica Mendes: Michela tem uma voz excelente. Não esperava de todo ouvi-la neste registo mas foi um alívio. Tive medo que fosse mais uma música de gritos.

João Vermelho: O carisma e o timbre da Michela encaixam na perfeição com este tema, e apesar de neste momento ainda não existir uma versão ao vivo da canção, penso que não irá desiludir. 

Neuza Ferreira: A voz da Michela na versão estúdio é muito boa, mas estou um bocado desconfiada como será a interpretação dela no palco eurovisivo.

Pedro Anselmo: Podia ser melhor.

Pedro Lopes: A Michela é uma grande cantora, apesar de ser muito jovem. O facto de ter ganho o Factor X no seu país já é prova de muito. O maior receio é mesmo na forma como ela vai encarar este tipo de canção. Não sei se é muito dentro do estilo a que a cantora está habituada… esperemos que não desiluda!

Tiago Lopes: Sendo a representante maltesa vencedora de um programa de talentos, é de esperar uma grande interpretação a nível vocal, sendo que a música não pede um grande impacto neste aspeto.


Andreia Valente: Frases de empowerment soltas que se meteram na mesma panela, misturou-se tudo e voilà: “Chameleon”.

Catarina Gouveia:  Acho que a Dua Lipa faria melhor.

Daniel Fidalgo: Muito divertida, adequada à canção. É memorável, sem ser cliché. 

Jessica Mendes: Das duas uma: ou tiveram sorte ou pensaram muito bem a letra. Quero acreditar que foi a segunda opção. As palavras encaixam-se muito bem nos diferentes ritmos da canção. É possível que nada do que eu disse faça sentido mas para mim há palavras que soam melhor em determinados ritmos e aqui tudo me soa bem (exceto o “na na” que é estupidez a menos que o intérprete seja o Serhat).

João Vermelho: A letra, apesar de não surpreender, apresenta um conceito bastante interessante. Algumas partes são bastante catchy, e resultam muito bem neste tema. 

Neuza Ferreira: Ninguém quer saber. Isto dá para fazer uns “la la la” e uns “na na na” que é o que o povo gosta para fingir que sabe cantar e que tem a letra na ponta da língua.

Pedro Anselmo: Tem algumas referências engraçadas relativamente às mudanças que sofre quando acontecem determinados eventos.

Pedro Lopes: “Give me water, I’m a swimmer” e “Give me fire, I’m a fighter”. É isto! 

Tiago Lopes: Uma composição que fica bem à intérprete: jovem e rebelde. 


Andreia Valente: Top 5 com um bom staging. Um flop autêntico sem bom staging

Catarina Gouveia: Espero que Malta aposte no staging mas não num nível exagerado, como faz sempre. Top 10.

Daniel Fidalgo: Favorita à vitória. 

Jessica Mendes: Vai à final mas fica do lado direito da tabela.

João Vermelho: Chegará facilmente à final e é provável que fique para cima do top 15.

Neuza Ferreira: Acho que consegue passar à final.

Pedro Anselmo: Top 15 na final.

Pedro Lopes: Malta conseguirá regressar à final da competição. Isto se a cantora estiver mesmo à altura do tema…

Tiago Lopes: Passa à final e será top 15.


Andreia Valente: 12 pontos.

Catarina Gouveia: 8 pontos.

Daniel Fidalgo: 12 pontos.

Jessica Mendes: 6 pontos.

João Vermelho: 10 pontos.

Neuza Ferreira: 5 pontos.

Pedro Anselmo: 3 pontos.

Pedro Lopes: 8 pontos.

Tiago Lopes: 5 pontos.

Total: 69 pontos





Andreia Valente: Um terço de todas as espécies de camaleões está em risco de extinção por causa de atividades antropogénicas. 

Catarina Gouveia:  O pop tropical é uma epidemia fora de controlo, não é?

Daniel Fidalgo: “Replay” o bop do ano? Não, o único replay vai ser em “Chameleon”. 

Jessica Mendes: Finalmente Malta encontrou um “Chameleon” digno de se ouvir na Eurovisão.

João Vermelho: Give me points, I'm a winner.

Neuza Ferreira: Give me water, I'm a swimmer/Give me fire, I'm a fighter/Give me love, I'm your lover. Give me uns tampões, que fiquei surda.

Pedro Anselmo: Recomendo um psicólogo, porque a rapariga é de extremos…

Pedro Lopes: A surpresa desta edição!

Tiago Lopes: Com tanta mudança de ritmo, não escolhia um título melhor.


1.º Holanda - 96 pontos2.º Portugal - 90 pontos; 3.º Suécia  - 78 pontos; 4.º Chipre - 74 pontos; 5.º Hungria - 73 pontos; 6.º Eslovénia - 70 pontos; 7.º Malta - 69 pontos; 8.º Albânia - 67 pontos; 9.º Grécia - 67 pontos; 10 Arménia - 66 pontos; 11.º Bélgica - 65 pontos; 12.º Suíça - 64 pontos; 13.º Islândia - 61 pontos; 14.º São Marino - 57 pontos; 15.º Macedónia - 57 pontos; 16.º Roménia - 57 pontos; 17.º Azerbaijão - 55 pontos; 18.º Áustria - 53 pontos; 19.º Estónia - 51 pontos; 20.º Letónia - 49 pontos; 21.º Austrália - 48 pontos; 22.º Sérvia - 48 pontos; 23.º Irlanda - 46 pontos; 24.º República Checa - 43 pontos; 25.º Dinamarca - 43 pontos; 26.º Bielorrússia - 42 pontos; 27.º Polónia - 39 pontos; 28.º Finlândia - 39 pontos; 29.º Lituânia - 30 pontos; 30.º Croácia - 22 pontos;  31.º Moldávia - 22 pontos; 32 Montenegro - 19 pontos; 33.º Geórgia - 12 pontos.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved