Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2019: Macedónia



Tamara Todevska - "Proud"



Andreia Valente: Toda a canção “Proud” faz-me lembrar a canção “Keep The Faith” (duas Tamaras!) porque tem uma progressão de acordes dramática, uma voz poderosa, mas um tempo que dificilmente resultará no palco. 

Catarina Gouveia:  É assim que se faz uma balada na sua forma mais clássica. Adoro “Proud” e adoro que, mesmo levando chapadas de ano para ano, a Macedónia seja consistente na qualidade.

Daniel Fidalgo: Uma produção algo minimalista e dramática. Gosto do piano e do crescimento da canção, mas sinto falta de algo mais. 

Jessica Mendes: “Proud” tem um instrumental estupidamente simples e incrivelmente complexo. Teclas, cordas, uma voz e uma progressão perfeita que se enquadra naquilo que a música quer transmitir.

João Vermelho: A melodia é bastante bonita e tem um bom instrumental.

Neuza Ferreira: A música está muito bem conseguida. Nota-se que existiu bastante trabalho a nível de produção para que tudo saísse perfeito e sem falhas.

Pedro Anselmo: Uma balada de grande força, que cresce sempre cada vez mais ao longo do tempo. 

Pedro Lopes: Quem diria que poderíamos encontrar a definição de power ballad vinda diretamente da Macedónia do Norte. Um registo super comum no Festival, mas aqui, vejo-lhe uma carga emotiva diferente. O crescimento da música à medida que se vai desenvolvendo é também muito impactante. Algum dramatismo na parte final, mas que, lá está, encaixa bem com a mensagem que se quer passar. Música com força que (esperemos que com um correto stagging!!) se poderá sobressair na semifinal.

Tiago Lopes: Um piano a marcar todo o instrumental. Uma música a puxar pelo sentimento, fazia falta este tipo de música este ano.


Andreia Valente: Uma voz poderosa e lindíssima. Uma das melhores vozes do ano. 

Catarina Gouveia:  Tamara tem das melhores vozes do ano e, mais importante, uma canção onde isso é aproveitado.

Daniel Fidalgo: A Tamara, repetente nestas lides, canta muito bem! Tem um grande alcance e os agudos são arrepiantes. 

Jessica Mendes: Tamara esteve na Eurovisão com uma música que não fazia jus à sua voz. É um daqueles regressos dos quais não esperamos nada e que nos surpreende de forma muito positiva.

João Vermelho: Tamara tem uma grande voz e provavelmente vai surpreender em maio.

Neuza Ferreira: Tamara tem muita qualidade e experiência a nível vocal. Creio que neste aspeto vão haver zero falhas no palco eurovisivo.

Pedro Anselmo: Bela voz, que transporta uma grande emoção nesta canção.

Pedro Lopes: Já conhecíamos a Tamara de outras lides, sabemos o que pode fazer em palco e ao vivo. Tem um bom poder vocal, agarra o tema como ele deve ser defendido, ainda com capacidade de transmitir o sentimento que a música transporta.

Tiago Lopes: Numa música tão calma, a voz tem de se destacar. Acredito que Tamara vai dar conta do recado. 


Andreia Valente: Amo a letra de “Proud”. Não é tão eficaz como a letra de “Toy”, mas nunca rejeito um bom hino de feminismo. 

Catarina Gouveia:  Não acho que seja uma obra prima, mas a temática merece o seu reconhecimento. É sempre importante termos uma canção destas na Eurovisão.

Daniel Fidalgo: Um tema que trata a defesa dos direitos das mulheres e que transmite o orgulho em se ser mulher! Uma boa mensagem!

Jessica Mendes: É hino a todas as pessoas a quem é dito que não podem ser o que quiserem. Gosto muito da maneira como a música começa e acaba exatamente da mesma forma: com a cantora a cantar “girl” num tom mais soft. A maneira como tudo se desenvolve (a música, a voz e a letra) é muito bem pensada.

João Vermelho: A letra apesar de não ser nada do outro mundo contem uma mensagem bastante importante e que de certa forma enriquece a canção. 

Neuza Ferreira: A letra é, sem sombra de duvidas, o melhor desta proposta da Macedónia. A mensagem é sublime.

Pedro Anselmo: Letra com uma mensagem forte de apoio a todas as mulheres deste mundo para se orgulharem de quem são e não se deixarem rebaixar.

Pedro Lopes: A mensagem é clara e bem construída. O poder também merece ser vosso, minhas senhoras!

Tiago Lopes: Uma composição sobre o poder feminino. Faz falta mais letras assim.


Andreia Valente: Não me parece que a Macedónia vá à final. 

Catarina Gouveia: Acho que ainda não é desta para a Macedónia.

Daniel Fidalgo: Acho que não vai conseguir chegar à final, embora merecesse. 

Jessica Mendes: Tem de ir à final. 

João Vermelho: Duvido que passe à final.

Neuza Ferreira: Fica pelos últimos lugares da final.

Pedro Anselmo: Mais uma que estará na dúvida da passagem e que ficará nos últimos seis, se passar.

Pedro Lopes: A Macedónia do Norte merece voltar à final da Eurovisão!

Tiago Lopes: Mais um ano, mais um “foi quase”.


Andreia Valente: 5 pontos.

Catarina Gouveia: 6 pontos.

Daniel Fidalgo: 7 pontos.

Jessica Mendes: 10 pontos.

João Vermelho: 4 pontos.

Neuza Ferreira: 6 pontos.

Pedro Anselmo: 5 pontos.

Pedro Lopes: 7 pontos.

Tiago Lopes: 4 pontos.

Total: 57 pontos





Andreia Valente: Tenho muito orgulho em ser mulher. Se tivesse nascido homem, estaria a combater um complexo de inferioridade problemático. 

Catarina Gouveia:  Graças a Deus não nasci homem and I’m proud.

Daniel Fidalgo: Versão eurovisiva de “Fall In Line” de Christina Aguilera.

Jessica Mendes: As capazes estão orgulhosas!

João Vermelho: Girl, esta canção não é bem o meu tipo de chá. 

Neuza Ferreira: Um hino a todas a mulheres!

Pedro Anselmo: Será que é desta que voltam à final?

Pedro Lopes: Eu estaria “Proud” por uma representação assim!

Tiago Lopes: Até quando vai a Macedónia tentar? 


1.º Holanda - 96 pontos2.º Portugal - 90 pontos; 3.º Suécia  - 78 pontos; 4.º Chipre - 74 pontos; 5.º Hungria - 73 pontos; 6.º Eslovénia - 70 pontos; 7.º Albânia - 67 pontos; 8.º Grécia - 67 pontos; 9 Arménia - 66 pontos; 10.º Bélgica - 65 pontos; 11.º Suíça - 64 pontos; 12.º Islândia - 61 pontos; 13.º São Marino - 57 pontos; 14.º Macedónia - 57 pontos; 15.º Roménia - 57 pontos; 16.º Azerbaijão - 55 pontos; 17.º Áustria - 53 pontos; 18.º Estónia - 51 pontos; 19.º Letónia - 49 pontos; 20.º Austrália - 48 pontos; 21.º Sérvia - 48 pontos; 22.º Irlanda - 46 pontos; 23.º República Checa - 43 pontos; 24.º Dinamarca - 43 pontos; 25.º Bielorrússia - 42 pontos; 26.º Polónia - 39 pontos; 27.º Finlândia - 39 pontos; 28.º Lituânia - 30 pontos; 29.º Croácia - 22 pontos;  30.º Moldávia - 22 pontos; 31 Montenegro - 19 pontos; 32.º Geórgia - 12 pontos.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved