Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2019: Geórgia



Oto Nemsadze - "Sul tsin iare"



Andreia Valente: Curiosamente, “Sul Tsin Iare” tem um instrumental interessante: alguns elementos épicos e alguns elementos simplistas. Uma pena que seja um loop da mesma sequência durante 3 minutos. 

Catarina Gouveia:  Vejo um instrumental com potencial numa canção que não vai a lado nenhum. Mais uma vez, não compreendo o que é que a Geórgia faz na Eurovisão.

Daniel Fidalgo: Bem, não gosto minimamente deste arranjo. É uma pura confusão.

Jessica Mendes: Quem é que compôs esta música e pensou “sim senhor, isto é exatamente o que a Europa quer ouvir”. Começa com um tom misterioso de que gosto muito mas depois é o descalabro total.

João Vermelho: A Geórgia este ano traz-nos um instrumental bastante interessante e melodicamente bem construído, porém acaba por ser um pouco monótono.

Neuza Ferreira: Acho o instrumental muito triste e pesado, mas creio que é bastante adequado à letra e também à voz do intérprete.

Pedro Anselmo: Esta canção é um bocado para o estranha e não me diz absolutamente nada. A Geórgia já enviou muito melhor. Mas é uma canção poderosa.

Pedro Lopes: Acho que é bom que a Geórgia tenha escolhido uma música que a identifica enquanto país, a Eurovisão também deve ser palco disso. No entanto, cada um terá os seus gostos, e esta não encaixa definitivamente no meu.

Tiago Lopes: Um instrumental que demora a construir e não vai a lado nenhum. Não percebo se o deixaram a meio. 


Andreia Valente: Respeito que o senhor esteja zangado, mas não consigo ouvir o tom da canção por baixo de tanta testosterona acumulada. A dele, não a minha! 

Catarina Gouveia:  Tal como o instrumental, a voz do Oto não é má, mas não vai a lado nenhum. Tanta agressividade nisto, para quê?

Daniel Fidalgo: Uma voz impactante, com uma certa rouquidão que me agrada.

Jessica Mendes: Não sei se gosto ou não mas cantar esta música não abona muito a favor do intérprete. 

João Vermelho: Oto tem uma voz irrepreensível e um timbre único.

Neuza Ferreira: Gosto do timbre do Oto, mas, tal como o instrumental, também acho a voz muito pesada. Não me convence.

Pedro Anselmo: Uma grande voz, bastante poderosa.

Pedro Lopes: Que o homem até tem um vozeirão, lá isso tem, sem espaço para dúvidas. Mas, ou é da música que em si também não ajuda, ou então fica muito estranha a forma como o cantor dá uso ao seu poder vocal…

Tiago Lopes: Uma pena uma voz como a de Oto ser desperdiçada numa música como esta. Uma voz masculina muito forte.


Andreia Valente: Gosto do uso da expressão tipicamente georgiana “varada”. Acho que esta canção fala sobre refugiados, estou louca? Se for, BRAVO! 

Catarina Gouveia:  Não sei se relacione a letra da canção com a crise dos refugiados ou com a minha mãe a encorajar-me a sair da cama de manhã. Qualquer uma das intenções me parece conseguida com sucesso.

Daniel Fidalgo: Ganha pontos por ser cantado na língua materna.

Jessica Mendes: “Varada”, diz o Google, é uma expressão popular lá do sítio imortalizada por uma outra música. É que nem um refrão se deram ao trabalho de inventar.

João Vermelho: O refrão é um pouco repetitivo e a construção métrica não é do meu agrado, mas a sua mensagem é um ponto positivo. 

Neuza Ferreira: É simples e bonita, mas a verdade é que só ganha força graças ao instrumental e também porque é totalmente em georgiano.

Pedro Anselmo: A letra desta canção tem uma bonita mensagem, que nos remete para aqueles que mesmo passando por grandes dificuldades, se agarram à esperança de dar a volta por cima, principalmente pelo poder da música.

Pedro Lopes: É bom que o país continue a querer cantar na língua nacional. Gostava de dizer mais sobre a letra, mas tal não me foi possibilitado!

Tiago Lopes: Mais uma música na sua língua nativa, que é sempre mais um acrescento à competição. Uma composição sobre amor próprio que vai passar despercebida.


Andreia Valente: Fica pela semifinal. 

Catarina Gouveia: Semifinal.

Daniel Fidalgo: Último lugar da semifinal.

Jessica Mendes: Belo último lugar.

João Vermelho: Penso que não conseguirá passar à final.

Neuza Ferreira: Fica pela semifinal.

Pedro Anselmo: Não há volta a dar, ficará pela semifinal.

Pedro Lopes: Mais um ano fora da final.

Tiago Lopes: Menos uma final para Geórgia. 


Andreia Valente: 0 pontos.

Catarina Gouveia: 0 pontos.

Daniel Fidalgo: 3 pontos.

Jessica Mendes: 0 pontos.

João Vermelho: 2 pontos.

Neuza Ferreira: 3 pontos.

Pedro Anselmo: 1 ponto.

Pedro Lopes: 2 pontos.

Tiago Lopes: 1 ponto.

Total: 12 pontos





Andreia Valente: Nem do man bun gosto. 

Catarina Gouveia:  Acho que a Geórgia está sob efeito de drogas pesadas desde 2015.

Daniel Fidalgo: E a canção?

Jessica Mendes: Há momentos nas nossas vidas em que não conseguimos fazer críticas construtivas e, portanto, é preferível não dizermos nada.

João Vermelho: Uma canção que vai criar pouco impacto.

Neuza Ferreira: É mais um ano sem hipóteses para a Geórgia. Já devem estar habituados.

Pedro Anselmo: Simplesmente não se encaixa na Eurovisão.

Pedro Lopes: “Somos (tão) melhores na Eurovisão Júnior” assinado: Geórgia.

Tiago Lopes: Aquele canto lírico é o desespero para que acabe?


1.º Chipre - 74 pontos; 2.º Hungria - 73 pontos; 3.º Eslovénia - 70 pontos; 4.º Bélgica - 65 pontos; 5.º Estónia - 51 pontos; 6.º Austrália - 48 pontos; 7.º Sérvia - 48 pontos; 8.º República Checa - 43 pontos; 9.º Bielorrússia - 42 pontos; 10.º Polónia - 39 pontos; 11.º Finlândia - 39 pontos; 12 Montenegro - 19 pontos; 13.º Geórgia - 12 pontos.

Ajude-nos a escolher a melhor canção do ano. Pontue as canções do ESC 2019 AQUI. A votação final (com a junção dos votos da equipa CE e dos votos do público) será revelada a 3 de maio.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved