Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2019: Croácia



Roko - "The Dream"



Andreia Valente: Meu Deus, como tive saudade de 2005! O cheiro a mofo deixa-me sem apetite.

Catarina Gouveia:  Não percebo o ódio geral a isto. Entre as mil e uma propostas péssimas da Croácia, nem está tão mal assim. À parte de ser repetitiva, acho uma canção bastante interessante e bem dramática como eu gosto.

Daniel Fidalgo: O instrumental é cliché atrás de cliché! Mas é incrivelmente eficaz e impactante! A Croácia ama apostar em algo datado e se por um lado não resultou em 2017 (pessoalmente e não a nível de resultados), em 2019 eu devo confessar que o excesso de dramatismo e o instrumental resgatado da década passada me conquistou. Os sons orquestrais após o primeiro refrão são a melhor coisa que irá ser ouvida em maio. 

Jessica Mendes: É sempre bom quando a Eurovisão nos faz recordar os bons velhos tempos, não é? Desta vez a Croácia veio fazer-nos recordar os belos anos de 2005 ou 2006 quando este tipo de música era feito.

João Vermelho: O instrumental apesar de não ser nada do outro mundo tem uma melodia bastante bonita.

Neuza Ferreira: Tendo em conta a letra, este instrumental tinha tudo para ser uma balada forte e poderosa, mas é só mais um instrumental mal conseguido, chato e que não vai cativar ninguém.

Pedro Anselmo: Até parece que voltámos ao início dos anos 2000 com esta canção. A maneira como esta canção está feita é datada, o que não é bom.

Pedro Lopes: É tudo tão "démodé”, de repente viajamos para os anos 80 do século XX. Por um lado, não desminto que possam haver uma ou duas partes da música um tanto ou quanto interessantes, uma espécie de tom épico. Para além disso, é só uma (tentativa de) power ballad muito fracassada.

Tiago Lopes: Típica música eurovisiva de há uns anos. Focar na voz do intérprete, acrescentar uma parte dramática. Feito. 


Andreia Valente: A voz é excelente. Uma pena que ele esteja a cantar uma canção que me faz querer atirar pela janela (sem as asas pirosas!).

Catarina Gouveia:  Roko tem uma voz maravilhosa digna de um (bom) musical preparado para uma festa do secundário. 

Daniel Fidalgo: Excecional! Chocou meia dúzia de divas pop que sonham alcançar os agudos de Roko. Por vezes até acho demasiada voz.

Jessica Mendes: São gritos interessantes e, na sua maioria, bem dados. Mas não deixa de ser demasiada gritaria.

João Vermelho: Roko canta imensamente bem, por vezes berra um pouco demais para o meu gosto, especialmente no refrão.

Neuza Ferreira: Li na Wikipedia que apelidam o Roko de Michael Bublé croata e fiquei completamente parva. Penso que ele não tem capacidade vocal suficiente para dar a esta música a voz que ela precisa. 

Pedro Anselmo: É o melhor da canção, tem uma grande voz mas devia ter algo melhor para cantar, coitado.

Pedro Lopes: Ninguém o pode negar. Roko terá uma das melhores vozes da competição. Pela sua atuação ao vivo no Dora 2019, percebe-se o à vontade de cantar em público, a capacidade vocal, que transborda. Mas, ao mesmo tempo, nem a música o facilita a mostrar o seu melhor lado, pois considero também que algumas partes da sua construção melódica o levam a mostrar algum “exagero vocal”, nada agradável a ouvidos mais sensíveis…

Tiago Lopes: Apesar de tudo nesta proposta, Roko tem uma boa voz e encaixa neste tema.


Andreia Valente: Podia ser pior? Duvido. 

Catarina Gouveia:  Pirosa demais. Amo.

Daniel Fidalgo: Com tudo a contribuir para um lugar comum de todo o tamanho, a letra não podia fugir à regra. A mensagem do tema é tão datada que basta uma audição para sabermos a letra de cor. 

Jessica Mendes: “Eu sonho com o amor, tu sonhas com o amor, todos sonhamos com o amor” está aqui um poema que sim senhor.

João Vermelho: A letra é bastante básica e em inglês percebe-se melhor isso, preferia que a canção fosse totalmente cantada em croata.

Neuza Ferreira: Ele tem um sonho, eu tenho um sonho, todos temos um sonho. Interessante isto. Poema digno de livro de português do 7.º ano.

Pedro Anselmo: Até é engraçadita, podia ser toda em croata. Em inglês parece que fica um bocadinho mais azeiteira.

Pedro Lopes: Eu sonho com amor, tu sonhas com amor, nós todos sonhamos com amor em comunhão com os anjos de Deus. A Croácia tem um pouco de eucaristia aqui no meio…

Tiago Lopes: Felizmente temos uma proposta parcialmente cantada em croata. A letra merecia melhor instrumental. Uma composição sobre um sonho que pode chegar a muitos ouvintes.


Andreia Valente: Espero que fiquem no aeroporto de Zagrebe.

Catarina Gouveia: Aconteça o que acontecer, a culpa será das asas de anjo.

Daniel Fidalgo: Estão a ver a participação datada da Polónia em 2016 com um excelente resultado? Vai ser a Croácia em 2019… ou então fica mesmo pela semifinal. Vamos ver…

Jessica Mendes: Boa candidata ao último lugar.

João Vermelho: Duvido que passe à final.

Neuza Ferreira: Fica pela semifinal.

Pedro Anselmo: Últimos lugares da semifinal.

Pedro Lopes: Estás fora de novo, Croácia!

Tiago Lopes: Não voltes ao que eras, Croácia. Fica nos últimos lugares da semifinal.


Andreia Valente: 0 pontos.

Catarina Gouveia: 5 pontos.

Daniel Fidalgo: 8 pontos.

Jessica Mendes: 0 pontos.

João Vermelho: 1 ponto.

Neuza Ferreira: 3 pontos.

Pedro Anselmo: 1 ponto.

Pedro Lopes: 2 pontos.

Tiago Lopes: 2 pontos.

Total: 22 pontos





Andreia Valente: Tenham misericórdia e matem-me rápido para não ter de ouvir 3 minutos deste mofo cantante. 

Catarina Gouveia:  O anjo da missa do Natal de 2002 ligou e pediu o seu adereço de volta.

Daniel Fidalgo: O cliché mais apetecível da Eurovisão 2019.

Jessica Mendes: Qual dos Houdeks é que compôs isto?

João Vermelho: Dare to dream.

Neuza Ferreira: A Croácia está no festival só para passar vergonhas.

Pedro Anselmo: Já ninguém usa asas de anjo… por favor…

Pedro Lopes: Warning! Esta música contém altos decibéis intoleráveis para pessoas mais sensíveis.

Tiago Lopes: Voa, voa. Vai para bem longe. 


1.º Portugal - 90 pontos; 2.º Suécia  - 78 pontos; 3.º Chipre - 74 pontos; 4.º Hungria - 73 pontos; 5.º Eslovénia - 70 pontos; 6.º Albânia - 67 pontos; 7.º Grécia - 67 pontos; 8 Arménia - 66 pontos; 9.º Bélgica - 65 pontos; 10.º Suíça - 64 pontos; 11.º Islândia - 61 pontos; 12.º São Marino - 57 pontos; 13.º Roménia - 57 pontos; 14.º Azerbaijão - 55 pontos; 15.º Áustria - 53 pontos; 16.º Estónia - 51 pontos; 17.º Letónia - 49 pontos; 18.º Austrália - 48 pontos; 19.º Sérvia - 48 pontos; 20.º Irlanda - 46 pontos; 21.º República Checa - 43 pontos; 22.º Dinamarca - 43 pontos; 23.º Bielorrússia - 42 pontos; 24.º Polónia - 39 pontos; 25.º Finlândia - 39 pontos; 26.º Croácia - 22 pontos;  27.º Moldávia - 22 pontos; 28 Montenegro - 19 pontos; 29.º Geórgia - 12 pontos.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved