Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2019: Azerbaijão



Chingiz - "Truth"



Andreia Valente: Mais um instrumental de dark-pop, nada que não tenhamos ouvido nos últimos cinco anos. 

Catarina Gouveia:  Gostei que tentassem disfarçar uma canção 100% genérica com um instrumental assim “diferente”, mas não resultou. Na verdade, nem acredito que o Borislav Milanov fez isto.

Daniel Fidalgo: O único momento que me é agradável são os elementos étnicos da canção. De resto, acho tudo muito aborrecido e genérico. É o género de canções que passa na rádio me faz mudar de estação. É aquele pop sem qualquer tipo de identidade. 

Jessica Mendes: Estou a questionar-me onde é que já ouvi isto. Uma coisa é certa: onde quer que seja não deve ter sido um local que tenha voltado a frequentar. 

João Vermelho: Este instrumental, em algumas partes em especifico, pedia uma sonoridade mais étnica, principalmente na letra da canção, pois a meu ver é um instrumental muito bem conseguido.

Neuza Ferreira: É moderno e bastante genérico. Creio que está bem conseguido para aquilo que é a letra e a voz do intérprete. Pessoalmente, até gosto deste tipo de música.

Pedro Anselmo: Um pop bastante moderno com alguns toques tradicionais azeris, de boa qualidade, ou não tivesse o compositor já alguns êxitos eurovisivos. Muito radiofónica.

Pedro Lopes: Continuo a sentir saudades de uma música bem tradicional e mexida por parte do Azerbaijão. Com “Truth”, apesar dos ritmos muito pop mainstream, que dominam toda a proposta, é até bastante engraçado de vez em quando ouvir-se, quase que ao longe, algum ritmo mais étnico. No cômputo geral, acho que é uma música muito boa!

Tiago Lopes: Adoramos uma música contemporânea que não cai na vulgaridade. “Truth” é das melhores melodias a concurso.


Andreia Valente: A voz é boa, assumindo que os falsettos do refrão são feitos na perfeição ao vivo. O eye candy ajuda! Que homem!

Catarina Gouveia:  Podemos concordar que, com um naco destes, ninguém reparou na voz?

Daniel Fidalgo: Não me convence. Não me diz rigorosamente nada e não acho o Chingiz um grande cantor.

Jessica Mendes: Muito giros os efeitos e os coros excessivos.

João Vermelho: Acho que Chingiz tem uma voz bastante agradável de se ouvir e enquadra-se na canção.

Neuza Ferreira: Chingiz tem uma voz apropriada para este estilo de música. Não é nada de especial, nem nada de magnífico, mas é competente e o importante é não falhar ao vivo.

Pedro Anselmo: Bastante agradável de ouvir cantar.

Pedro Lopes: A voz do Chingiz parece ser muito boa, domina o registo vocal mais agudo, e, portanto, terá segurança suficiente para agarrar a música ao vivo (assim espero). E como o Azerbaijão costuma ser o melhor nas construções em palco, acredito que esta música não irá passar despercebida!

Tiago Lopes: É difícil avaliar ou ter uma perceção quando temos um vídeo oficial onde a voz do cantor está “contaminada” de efeitos. 


Andreia Valente: m homem com dificuldades de aceitar que a rapariga não quer um relacionamento sério com ele?  Gosto! A parte “Shut up about it” é muito eficaz. 

Catarina Gouveia:  É uma boa ocasião para usar um “aceita que dói menos”, certo?

Daniel Fidalgo: A par do instrumental… uma mensagem sem interesse. 

Jessica Mendes: Há um verso em particular do qual gosto muito: “Drink till I forget” – o que eu vou fazer depois de ter ouvido esta miséria.

João Vermelho: Esta canção pedia uma letra em azeri e um pouco mais trabalhada. Infelizmente, a letra de “Truth” é algo que já ouvimos várias vezes e é uma fórmula um pouco gasta.

Neuza Ferreira: É como o instrumental... Bastante genérica. Não me aborreço nada com isto, porque, sinceramente, o que cativa logo ao início é mesmo o instrumental e não a letra. 

Pedro Anselmo: Canção que representa muitas pessoas que estão em relações tóxicas, mas que apesar disso não querem ver o óbvio e preferem sofrer, infelizmente.

Pedro Lopes: Mais uma música que lança alguns alertas, esta também sobre relações que correm mal. Acho que a mensagem a passar é percetível e a construção está bem feita, as repetições fazem sentido e tornam a música mais orelhuda.

Tiago Lopes: Temos de admitir que se há país que mais letras sem conteúdo manda, é o Azerbaijão. “Truth” tem um refrão catchy e é só.


Andreia Valente: O Azerbaijão está de volta à final! 

Catarina Gouveia: Nem ficava surpreendida se o Azerbaijão ficasse fora da final pela segunda vez. Já que uma vez não foi suficiente para fazerem algo de jeito...

Daniel Fidalgo: Quase de certeza que passa a final. 

Jessica Mendes: Segunda metade da final.

João Vermelho: Acredito que o Azerbaijão irá voltar à final, mas não acredito num grande resultado.

Neuza Ferreira: Passa à final.

Pedro Anselmo: Passagem garantida. Top 20 na final.

Pedro Lopes: Azerbaijão regressa à final. Talvez o top 10.

Tiago Lopes: O Azerbaijão quis redimir-se do ano passado. E conseguiu. Prevejo um top 10.


Andreia Valente: 6 pontos.

Catarina Gouveia: 3 pontos.

Daniel Fidalgo: 5 pontos.

Jessica Mendes: 3 pontos.

João Vermelho: 8 pontos.

Neuza Ferreira: 7 pontos.

Pedro Anselmo: 8 pontos.

Pedro Lopes: 8 pontos.

Tiago Lopes: 7 pontos.

Total: 55 pontos





Andreia Valente: O Chingiz até podia cantar o “Atirei o Pau ao Gato” e seria super sexy. 

Catarina Gouveia:  Não acho muito seguro deixarem o Chingiz sair do hotel em Tel Aviv… Just saying.

Daniel Fidalgo: Bastava o Chingiz ir para o palco sem t-shirt para passar à final. Portanto não vai ser esta canção chata que o vai impedir. 

Jessica Mendes: Ele não precisa da verdade e eu não precisava desta música.

João Vermelho: A verdade sobre esta canção é que possui possivelmente o melhor videoclip deste ano. 

Neuza Ferreira: Se o Chingiz não passar à final, vou ficar até ao sábado a dizer “shut up about it” a todos os que me lembrarem disso.

Pedro Anselmo: Azerbaijão de volta ao topo!

Pedro Lopes: Estou a dizer a “verdade” quando digo que esta música vai estar a disputar os melhores resultados…

Tiago Lopes: Já percebi porquê que o Azerbaijão é a terra do fogo.


 1.º Portugal - 90 pontos; 2.º Suécia  - 78 pontos; 3.º Chipre - 74 pontos; 4.º Hungria - 73 pontos; 5.º Eslovénia - 70 pontos; 6.º Albânia - 67 pontos; 7.º Grécia - 67 pontos; 8 Arménia - 66 pontos; 9.º Bélgica - 65 pontos; 10.º Suíça - 64 pontos; 11.º Islândia - 61 pontos; 12.º São Marino - 57 pontos; 13.º Roménia - 57 pontos; 14.º Azerbaijão - 55 pontos; 15.º Áustria - 53 pontos; 16.º Estónia - 51 pontos; 17.º Letónia - 49 pontos; 18.º Austrália - 48 pontos; 19.º Sérvia - 48 pontos; 20.º Irlanda - 46 pontos; 21.º República Checa - 43 pontos; 22.º Dinamarca - 43 pontos; 23.º Bielorrússia - 42 pontos; 24.º Polónia - 39 pontos; 25.º Finlândia - 39 pontos; 26.º Moldávia - 22 pontos; 27 Montenegro - 19 pontos; 28.º Geórgia - 12 pontos.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved