Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2019: Arménia



Srbuk - "Walking Out"



Andreia Valente: Embora goste muito de “Walking Out”, a Arménia corre o risco de passar despercebida por ter apostado num instrumental que parece familiar e pouco inspirado. A melhor key change é, sem dúvida, da Arménia. 

Catarina Gouveia:  Devo confessar que “Walking Out” fica abaixo de tudo o que estava à espera por parte da Srbuk, apesar de ser grower e, depois de ouvir algumas vezes, ter passado a adorar. Superior a “Qami” mas não está ao nível das canções que fizeram da Arménia um dos melhores países na Eurovisão.

Daniel Fidalgo: Uma produção mais agressiva, completamente diferente daquilo que estamos habituados a ouvir da Arménia. O refrão carece de força, exceto o último. Estava à espera de mais dinamismo e de algo mais grandioso. Não deixa, contudo, se ser uma produção interessante e distinta. 

Jessica Mendes: O instrumental inicial não combina de maneira nenhuma com o resto da música que, não sendo má, não é nada de extraordinário e tem aquele final básico que só parece lá estar para encher os 3 minutos.

João Vermelho: A Arménia trouxe-nos este ano um instrumental muito bem construído, moderno e com muita qualidade.

Neuza Ferreira: É um instrumental simples e bastante agradável ao ouvido, mas sinceramente estava à espera de muito melhor por parte da Arménia. Ficou aquém das minhas expectativas.

Pedro Anselmo: Não estava à espera de uma entrada assim da Arménia. Uma canção ritmada, moderna, bem estruturada e bastante acessível ao ouvido de todos. 

Pedro Lopes: É uma música com muito poder, com um instrumental que rapidamente se irá destacar no meio de muitas outras músicas. Gosto sobretudo do refrão, quando se denotam que outros instrumentos foram adicionados para dar mais intensidade à proposta.

Tiago Lopes: Um instrumental bastante contemporâneo e fácil de se ouvir.


Andreia Valente: É difícil julgar uma voz apenas através do processamento, mas se a Srbuk for tão segura no palco como no estúdio, temos aqui uma candidata para a melhor vocalista do ano.

Catarina Gouveia:  Tenho fortes dúvidas neste aspeto. A Srbuk precisa de trabalhar imenso para conseguir cantar a própria canção no tom certo, principalmente na parte mais importante, a keychange. 

Daniel Fidalgo: Parece fazer a linha da Iveta, com os agudos gritados, mas bem controlados, e uns graves menos forte.

Jessica Mendes: Srbuk tem uma voz maravilhosa que demonstra bem nesta canção e dá-lhe a garra que falta ao instrumental.

João Vermelho: Srbuk tem dos timbres femininos que mais me agrada este ano, tem uma voz superpotente e com a qualidade precisa para esta canção.

Neuza Ferreira: Srbuk tem uma voz boa e poderosa. Talvez a voz seja a parte positiva desta proposta.

Pedro Anselmo: Srbuk demonstra uma grande segurança e controlo vocal.

Pedro Lopes: A Srbuk parece ser uma ótima cantora. Ainda não a consigo avaliar por performances ao vivo, mas o que nos presenteou no vídeo de “Walking Out” é um registo muito forte enquanto intérprete. Shout out para a ligeira key change, já faz parte.

Tiago Lopes: Sem um vídeo da cantora a cantar este tema ao vivo, fica difícil de avaliar, mas fico expectante para ver como se vai sair Srbuk. 


Andreia Valente: Uma letra extremamente eficaz sobre acabar com uma relação tóxica. Gosto muito. 

Catarina Gouveia:  “You're no more a king. ‘Cuz I was your crown.” Amo.

Daniel Fidalgo: Fala sobre virar as costas a uma relação que já não vale mais a pena. 

Jessica Mendes: Vai muito ao encontro da música e da voz em si. É uma letra com atitude, atitude essa que tem de ser demonstrada em palco.

João Vermelho: É uma letra que se encaixa na perfeição na melodia da canção, não é repetitiva nem vazia no seu conteúdo.

Neuza Ferreira: Esta letra não me cativa nada. É muito sem graça e meio enfadonha. Creio que o problema é que, a meu ver, não se adequa muito ao instrumental.

Pedro Anselmo: Uma excelente letra que nos revela a decisão de sair de uma relação tóxica e de deixar para trás quem nos faz mal. Algo que pode ajudar a motivar alguém para fazer o mesmo se se encontrar numa situação assim.

Pedro Lopes: Mais uma letra sobre alguém que decidiu fugir de uma relação. Nada que não seja desconhecido na Eurovisão. Tal como a música em si, que é forte, a letra também transporta para alguma raiva, que acaba por fazer sentido pensando no geral da canção.

Tiago Lopes: Felizmente a Arménia habitua-nos a trazer letras bem trabalhadas. “Walking Out” é um ótimo tema para sobre amor próprio. 


Andreia Valente: Finalista, mas fica a meio da tabela na final. 

Catarina Gouveia: Finalista sem fazer grandes estragos.

Daniel Fidalgo: Tudo vai depender da apresentação. Imagino a ficar pela semifinal ou a terminar nas primeiras 15 posições da final. 

Jessica Mendes: Algures entre o 10.º e o 20.º lugares.

João Vermelho: Prevejo uma qualificação à final fácil, por mim ficaria no top 10, mas tenho algumas dúvidas.

Neuza Ferreira: Espero que fique pela semifinal.

Pedro Anselmo: Top 15 na final.

Pedro Lopes: Arménia na final, top 15 (com uma boa atuação ao vivo).

Tiago Lopes: Arménia de volta à final.


Andreia Valente: 7 pontos.

Catarina Gouveia: 8 pontos.

Daniel Fidalgo: 8 pontos.

Jessica Mendes: 6 pontos.

João Vermelho: 12 pontos.

Neuza Ferreira: 5 pontos.

Pedro Anselmo: 7 pontos.

Pedro Lopes: 7 pontos.

Tiago Lopes: 6 pontos.

Total: 66 pontos





Andreia Valente: Melhor key change? Absolutamente. 

Catarina Gouveia:  Quase pensámos que nos iam trazer uma pop diva com coreografia épica. But in the end, they didn’t.

Daniel Fidalgo: Ótima canção para se ouvir enquanto se corre na passadeira. 

Jessica Mendes: Quando e porque é que se começaram a criar tantas expetativas em relação à Arménia?

João Vermelho: Tenho um nome para esta canção: “masterpiece”.

Neuza Ferreira: Parece os trabalhos da escola em que cada um faz a sua parte, juntam e sai uma cagada.

Pedro Anselmo: A Arménia pode muito bem sair (walk out) do ESC com um grande resultado.

Pedro Lopes: Woman Power!

Tiago Lopes: Just slay.


1.º Portugal - 90 pontos; 2.º Chipre - 74 pontos; 3.º Hungria - 73 pontos; 4.º Eslovénia - 70 pontos; 5.º Grécia - 67 pontos; 6.º Arménia - 66 pontos; 7.º Bélgica - 65 pontos; 8.º Islândia - 61 pontos; 9.º São Marino - 57 pontos; 10.º Estónia - 51 pontos; 11.º Austrália - 48 pontos; 12.º Sérvia - 48 pontos; 13.º República Checa - 43 pontos; 14.º Bielorrússia - 42 pontos; 15.º Polónia - 39 pontos; 16.º Finlândia - 39 pontos; 17 Montenegro - 19 pontos; 18.º Geórgia - 12 pontos.

Ajude-nos a escolher a melhor canção do ano. Pontue as canções do ESC 2019 AQUI. A votação final (com a junção dos votos da equipa CE e dos votos do público) será revelada a 3 de maio.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved