Novidades

latest

Portugal: nova carta aberta de apelo a boicote enviada a Conan Osíris


Mais de 40 artistas portugueses apelaram ao cantor Conan Osíris, numa carta aberta, para que não represente Portugal no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2019 em Israel, em consideração pelo povo da Palestina.

Conan Osíris, representante de Portugal na Eurovisão 2019, em Israel, volta a ser alvo de receção de uma carta aberta de apelo a um boicote à edição que se realiza em Telavive. Foram vários os artistas a assinar a missiva enviada, entre os quais o diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, Tiago Rodrigues, músicos como José Mário Branco ou Chullage, a realizadora Raquel Freire, escritores como Alexandra Lucas Coelho e Afonso Cruz, a coreógrafa e bailarina Olga Roriz, artistas plásticos como Joana Villaverde, e atores, entre os quais Maria do Céu Guerra, Pedro Lamares e Sara Carinhas.

Na carta enviada, os artistas começam por pedir a Conan Osíris para "não representar Portugal na Eurovisão, respondendo ao apelo do povo oprimido palestiniano". Os assinantes sugerem que a presença do cantor no Festival, em Telavive, seria "ignorar o cerco ilegal que Israel mantém a 1,8 milhões de palestinianos em Gaza, negando-lhes os direitos mais básicos".

Os subscritores da carta consideram que Conan Osíris conseguiu "deslumbrar Portugal" com a sua "música e honestidade", e pedem-lhe que não deixe que Israel use a sua "arte para branquear os seus crimes contra o povo palestiniano". "Junta-te a milhares de artistas de todo o mundo que se expressaram contra a Eurovisão em Israel", pedem, garantindo que o apoiarão: "estaremos contigo".

Recorde que, no entanto, Conan Osíris já esteve esta semana em Israel para a gravação do postcard que antecede a sua atuação no palco da competição internacional, sendo que, em entrevista à televisão israelita, o tema dos apelos ao boicote foi novamente alvo de questão ao cantor.

Fonte: LUSA e SAPOMag/ Imagem: Antena Livre

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved