Novidades

latest

E Foi Por Pouco... 7 - Morland, Stefan, Chimène Badi e Hanna Ferm & LIAMOO




Morland - "En Livredd Mann"artista - "música"
Finalista lugar no Melodi Grand Prix

Música: "En Livredd Mann” é uma balada moderna que vai de encontro de uma maneira geral ao estilo recorrente do artista norueguês nos seus mais recentes trabalhos, porém este num registo mais sombrio. Morland, representante norueguês em Viena na edição de 2015 da Eurovisão, apresenta este ano um tema clássico, mas ao mesmo tempo contemporâneo, onde a emoção é conduzida pela voz do intérprete. “En Livredd Man” traduzido à letra para português significa “Um Homem Terrificado” e, por palavras do cantor, a canção é sobre “uma passagem por momentos difíceis das nossas vidas e momentos onde nos sentimos impotentes, aterrorizados e em luta para ver uma saída.”. Não era de facto a grande favorita dos eurofãs, mas estava dentro dos lotes de favoritos à vitória do Melodi Grand Prix. 

Apresentação: A apresentação de “En Livredd Mann” não fugiu muito do videoclip e ainda bem, pois foi das atuações mais interessantes e bem encenadas que se tem visto em finais nacionais nos últimos anos. Tudo parecia funcionar, os dançarinos, os planos de câmara, as luzes e até mesmo as televisões como adereços no início da atuação, tudo isto deu o ritmo e o tom sombrio que esta canção necessitava. 

Comparação com a vencedora: Esta proposta norueguesa era a única cantada na sua língua materna, e por esse motivo tinha um certo requinte que as restantes não tinham, inclusive a vencedora (apesar de ter partes em Lapónico setentrional). Não se consegue prever qual teria um melhor resultado em Telavive, mas de certo iriam atingir públicos ligeiramente diferentes e talvez por “En Livredd Mann” ser um tema díspar e mais sombrio que os demais, conseguisse um maior destaque que a canção vencedora que, apesar de ser uma proposta bastante interessante, poderá não se destacar por não trazer nada de novo para o certame

Pontuação: 12 pontos
 




Stefan - "Without You"
3.º lugar no Eesti Laul

Música: "Without You" está longe de ser uma obra de arte ou de trazer qualquer tipo de novidade à Eurovisão ou até à indústria musical. É uma balada que onde, meio do nada, aparece uma batida pop igual à de tantas outras músicas que ouvimos diariamente na rádio. As transições entre essa batida e as partes mais típicas de balada podiam ter sido mais bem trabalhadas. Apesar disso, esta é uma música eficiente e bem conseguida para o efeito a que se propõe: ficar na memória das pessoas.

Apresentação: Stefan apareceu no Eesti Laul ao piano como se todos nós não soubéssemos que ele não está realmente a tocar. Talvez tenha sido um erro uma vez que é visível (ou audível neste caso) que ele tem uma voz frágil e cantar sentado dificulta as coisas. Foi uma apresentação simples e eficaz. A voz não esteve sempre perfeita mas também não precisa de estar e, neste tipo de canção, uma certa fragilidade até dá um encanto especial.

Comparação com a vencedora: "Storm" é provavelmente uma das músicas mais desinteressantes do ano por já a termos ouvido em todo lado há cinco anos atrás e por, ainda por cima, não ter um bom intérprete. Isso notou-se na pontuação do júri do Eesti Laul que deu a Victor Crone apenas dois pontos. "Without You" é mais atual e tem um encanto diferente e, por isso mesmo, talvez conseguisse um resultado melhor.

Pontuação:  8 pontos.



Chimène Badi - "Là-Haut"
3.º lugar no Destination Eurovision

Música: "Là-Haut” é uma música que vai em crescendo. Não sendo uma balada, nem uma fast food song, esta melodia contagia pela sua batida que vai acompanhado a música quase desde o início. A composição da música fala sobre o destino e dita o nosso futuro, os versos são um bocadinho básicos e repetitivos.

Apresentação: Na final francesa, Chimène Badi aparece dentro de um cubo com alguns efeitos visuais que parecem transportar-nos para outra atmosfera. Durante a actuação surge um bailarino e a cantora sai do cubo, onde parece interagir mais com a audiência e entrega-se mais à sua canção e à sua prestação.

Comparação com a vencedora: Vocalmente não há comparação entre Chimène Badi e Bilal, sendo a cantora, dona de uma voz muito competente e segura. Por outro lado, temos um rapaz que pode atingir um público alvo que se vai sentir familiarizado com a letra da sua canção. Sendo a Eurovisão um palco que demonstra, entre outras coisas, muita diversidade, o figurino de Bilal será mais um aspeto em ter em conta.

Pontuação: 8 pontos.







Hanna Ferm & LIAMOO - "Hold You"
3º lugar no Melodifestivalen

Música: "Hold You" não é muito mais do que aquilo que já vimos por parte da Suécia ou qualquer outro país na Eurovisão, ou qualquer outra coisa que podemos ouvir na rádio. É uma música de amor cantada por um casal que no caso têm a vantagem de se completarem extremamente bem não só em termos de encenação como vocalmente. LIAMOO não é um cantor de excelência, mas vocalmente é mais do que competente. Hanna Ferm é mais dada à gritaria e em algumas situações a intenção de mostrar poder vocal que ela não tem acabou por a trair. No entanto a música funciona e é bastante agradável ao ouvido. 

Apresentação: A apresentação em palco podia facilmente ter sido algo planeado pela emissora mais pobre da Europa em vez da SVT, porque provou que com pouco também se faz muito. Uma máquina de vento poderosa, umas cortinas a esvoaçar e vai assim mesmo. Talvez não tenha sido a melhor coisa já vista, mas é preciso sempre valorizar a imaginação de quem é pobre. Quanto à prestação de Hanna e LIAMOO, eles conseguem colmatar as suas falhas ao demonstrar imensa química e vender facilmente a imagem de um casal apaixonado. Uma pessoa quase esquece os cortinados esvoaçantes enquanto olha para eles os dois.

Comparação com a vencedora: John Lund foi uma escolha acertada, mas "Hold You" teria sido igualmente uma boa aposta. Algum treino vocal e uma nova roupagem faria com que a Europa se apaixonasse por estes dois, mesmo que a música seja um tanto ou quanto banal. "Too Late For Love" irá com certeza trazer um bom lugar para a Suécia mas acreditamos que "Hold You" não faria pior figura.

Pontuação: 10 pontos

Textos de: João Vermelho, Jessica Mendes, Tiago Lopes, Elizabete Cruz
Vídeos: Eesti Laul, Stix 92, Destination Eurovision, 

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved