Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2019: Polónia



Tulia - "Palie Sie"



Andreia Valente: Adoro o instrumental de rock clássico! Arrojado! 

Catarina Gouveia:  Eu queria conseguir perceber esta canção, mas não consigo.

Daniel Fidalgo: Eu devo confessar que acho este rock experimental e cultural de alta qualidade. Não será de agrado global, mas conquistará certamente muitos fãs. “Fire of Love” soa a algo que os The Killers incluiriam orgulhosamente na sua discografia. O refrão muito melodioso comparado com os versos é cativante e forma o contraste perfeito. 

Jessica Mendes: Apesar de simples e nada original, é uma música que se ouve bem (se não tiver as vozes) e que até fica na cabeça.

João Vermelho: É um instrumental que me agrada muito melodicamente, e na minha opinião muito bem conseguido.

Neuza Ferreira: Gosto aqui e ali de algumas partes do instrumental, mas não me cativa muito. Em comparação com as outras músicas em competição, não creio que seja um instrumental com qualidade suficiente, apesar deste estilo folk ser, realmente, muito bom.

Pedro Anselmo: Uma mistura de uma música mais tradicional, folk, pop e um pouco rock. É engraçadito mas não sou o maior fã. Faz-me lembrar a canção de um anime ou desenho animado qualquer criado no Japão. Pelo menos é diferente do básico.

Pedro Lopes: Não encontro nenhum ponto de grande interesse naquele instrumental. Até considero que aquela espécie de mistura do folk com... hm... rock (?) fica também muito estranho. 

Tiago Lopes: Um instrumental meio rock misturado com sons de folclore. É estranho.


Andreia Valente: As vozes das Tulia são parecidas à voz das minhas enxaquecas. No entanto, acho que são um grupo muito interessante com um som único. Ainda bem que as temos na Eurovisão. 

Catarina Gouveia:  Sinto cada uma das vozes como se me espicaçassem o cérebro com agulhas de diferentes espessuras.

Daniel Fidalgo: O grupo remonta as tradições do país e as suas vozes, como um todo, funciona na perfeição.

Jessica Mendes: Como é que eu posso dizer isto sem ser extremamente desagradável? Não consigo ouvir esta música até ao fim e a culpa é precisamente das vozes.

João Vermelho: As vozes das quatro vocalistas do grupo Tulia são incríveis e que juntas funcionam muito bem e de uma maneira muito harmoniosa. O lado étnico das vozes dá um toque de requinte a esta canção.

Neuza Ferreira: São ótimas juntas. As intérpretes conseguem berrar todas no mesmo tempo e tom, portanto parece-me perfeito.

Pedro Anselmo: Sei que este tipo de canto é típico da música mas, para mim, é irritante.

Pedro Lopes: Não ponho em causa que o quarteto esteja a cantar mal ou a fugir às notas que estavam escritas na partitura da música. Mas, e porque o estilo assim pede, tudo fica muito estridente. Não que não o tenha ouvido já noutras ocasiões, mas não me peçam para me habituar ou para gostar. Simplesmente mau. E ao vivo, vai ser como mesmo?

Tiago Lopes: Certamente haverá alguma das quatro intérpretes que cante bem, mas só tendo o videoclip fica difícil de avaliar.


Andreia Valente: Pensei que a tradução da letra ia ser muito mais hardcore, mas afinal é só mais uma letra de missa cristã. 

Catarina Gouveia:  Julgava mesmo que a letra era sobre acabar com a raça do sexo masculino, mas afinal parece que não é bem isso. 

Daniel Fidalgo: Para mim esta letra é um mistério. Não consigo perceber o verdadeiro significado nem a intenção da mensagem. Parece falar da vontade de extravasar os limites, de libertar o fogo que está no nosso coração. Mas será só isto? Não me parece. 

Jessica Mendes: Uma adaptação polaca do lema de vida “a flame is burning”.

João Vermelho: Apesar da canção ser em polaco foi das poucas que ficou logo na minha cabeça, do que entendi da letra parece me que tem uma mensagem bastante bonita, e não é mais uma canção em que a letra é super repetitiva e sem significado nenhum. 

Neuza Ferreira: Gosto desta letra, contudo, não acho que se enquadre no instrumental; as duas coisas não se complementam.

Pedro Anselmo: Mistura de inglês e polaco, fala da força do amor.

Pedro Lopes: A letra é estranha. Muito estranha, a meu ver, com tendência a interpretar no sentido literal. Gosto da parte da chamada de atenção à necessidade de continuarmos a ter esperança. No entanto, mesmo com as partes em inglês, é bom termos a língua polaca na Eurovisão! Melhor parte da proposta, mesmo.

Tiago Lopes: Merecem uns pontos a mais por cantar na língua nativa, sendo a composição uma metáfora sobre o coração e o amor.


Andreia Valente: Vão ficar pela semifinal. 

Catarina Gouveia: Semifinal, por favor.

Daniel Fidalgo: Temo que ficará pela semifinal, por não apelas muito às massas. Mas não nos podemos esquecer do voto do painel de jurados. 

Jessica Mendes: Vai à final.

João Vermelho: A passagem à final deve estar garantida por ser a Polónia, em relação à final não sei o que poderá acontecer, mas prevejo um boa pontuação do júri. 

Neuza Ferreira: Fica pela semifinal.

Pedro Anselmo: Talvez não passem da semifinal.

Pedro Lopes: Polónia fora da final.

Tiago Lopes: : Fica pela semifinal.


Andreia Valente: 4 pontos.

Catarina Gouveia: 0 pontos.

Daniel Fidalgo: 12 pontos.

Jessica Mendes: 2 pontos.

João Vermelho: 8 pontos.

Neuza Ferreira: 5 pontos.

Pedro Anselmo: 2 pontos.

Pedro Lopes: 3 pontos.

Tiago Lopes: 3 pontos.

Total: 39 pontos





Andreia Valente: “Queima dentro de nós como uma floresta seca” – 0 pontos de Pedrogão vão para a Polónia.

Catarina Gouveia:  Os gatos vadios que entram no meu quintal já deram concertos melhores.

Daniel Fidalgo: Etnicidade, rock e melancolia. Tinha tudo para dar errado, mas acertaram em cheio. 

Jessica Mendes: É capaz de haver coisas mais irritantes que isto. Não sei o quê, mas deve haver.

João Vermelho: Será que os bombeiros vão apagar o fuego em Telavive? 

Neuza Ferreira: O inicío da música parece o início de um filme de espionagem.

Pedro Anselmo: O fogo do amor não me derreteu o coração.

Pedro Lopes: Preciso de tampões que os meus ouvidos ficam sensíveis quando os decibéis estão muito lá para cima.

Tiago Lopes: Chegou a vez das netas das avós russas de 2019.


  1.º Chipre - 74 pontos; 2.º Hungria - 73 pontos; 3.º Eslovénia - 70 pontos; 4.º Bielorrússia - 42 pontos; 5.º Polónia - 39 pontos; 6.º Finlândia - 39 pontos; 7 Montenegro - 19 pontos; 

Ajude-nos a escolher a melhor canção do ano. Pontue as canções do ESC 2019 AQUI. A votação final (com a junção dos votos da equipa CE e dos votos do público) será revelada a 3 de maio.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved