Novidades

latest

E Foi Por Pouco... 7 - Lily Among Clouds, Aurel Thëllimi, Il Volo e Jasmin Gabay





Lily Among Clouds - "Surprise"
3.º lugar no Unser Lied fur Israel

Música: "Surprise” é uma canção pop moderna, com um toque clássico no instrumental e com uma melodia construída de uma forma sublime, que cresce ao longo da canção juntamente com a letra e mensagem da mesma. A canção descreve uma pessoa que está cansada de si e que pretende conhecer mais de outra pessoa - “Tell me another secret, I am bored of my own” - mas também que essa mesma pessoa a conheça melhor - “Cause you haven't seen the best of me, You will be surprised”. A canção de Lilly Among Clouds, não era a grande favorita dos eurofãs, mas era dos nomes mais falados para a vitória, juntamente com Makeda e Aly Ryan.

Apresentação:  A Lilly Among Clouds atuou de uma forma irrepreensível. O timbre da cantora leva-nos para outra dimensão e os movimentos de Lilly ao longo da atuação combinavam na perfeição com a canção. O mesmo podemos dizer do staging magnifico desta final nacional alemã, que transmitiu muito bem o ambiente da canção “Surprise”. 

Comparação com a vencedora: A maioria das opiniões consiste em que a escolha alemã foi uma das piores possíveis dentro das 7 que tinham a seu dispor. O top 10 poderia ser alcançado facilmente com uma das favoritas à vitória, dentro delas a canção de Lilly Among Clouds. Em comparação com a canção “Sister”, “Surprise” teve uma melhor atuação, um melhor staging, como também apresenta uma melhor composição melódica e escrita.    

Pontuação: 12 pontos.
 





Aurel Thëllimi - "Të Dua Ty"
Semifinalista no Festivali I Këngës 57

Música: "Të Dua Ty" é um canção fabulosa que faz recordar as melhores baladas balcânicas que já passaram pelo Festival Eurovisão da Canção (ESC). É um tema muito bem orquestrado, onde não poderiam faltar os violinos e um instrumental que se vai intensificando ao longo da canção. A voz grave e profunda de Aurel faz justiça a "Të Dua Ty", tornando-o num tema que nunca irá soar ultrapassado.

Apresentação: Tal como todas as atuações da final nacional albanesa, a apresentação de  "Të Dua Ty" não foi a melhor. Infelizmente, ao vivo, perdeu-se parte da autenticidade da voz de Aurel, tendo falhado alguns tempos da canção. Os planos de câmara são medíocres, o jogo de luzes nem se fala e era bom que fosse uma emissora competente a realizar este festival, com canções muito boas que muitas vezes passam despercebidas aos ouvidos da Europa.  

Comparação com a vencedora: A grande vencedora do festival, Jonida Maliqi, foi incomparavelmente superior a Aurel, pelo menos ao vivo. A sua canção é fantástica, sentimental, dramática e muito bem pensada para um palco do ESC. Jonida venceu justamente o concurso e  surpreenderá em maio.

Pontuação:  7 pontos.




Il Volo - "Musica Che Resta"
3º lugar no Sanremo 2019

Música: O trio italiano voltou ao Sanremo com uma música bem do género do que eles costumam fazer: uma sonoridade com toque pop mas que ainda assim nos remete para a ópera. “Musica Che Resta” esta longe de ser o melhor trabalho do trio, mas mesmo assim continua a ser boa no seu género. As vozes estiveram como já é hábito on point e a melodia, mesmo sendo talvez um pouco cliché, entretém e fica na cabeça. O maior problema desta música é com certeza a comparação com “Grande Amore” o que, não podemos negar, faz esta música perder um pouco o brilho.

Apresentação: Não se espera algo com muitos floreados em palco quando falamos dos Il Volo. Eles simplesmente chegam ao palco e fazem o seu trabalho. Com o seu estilo clássico e o já bem conhecido charme, o trio teve uma apresentação impecável excelentemente suportada pela orquestra, que traz uma nova força ao tema. Apesar da simplicidade, a força das vozes estava lá, sem falhas, e a apresentação tinha tudo para chegar de uma forma suficientemente impactante ao espectador.

Comparação com a vencedora: Há algo que não se pode negar: “Soldi” foi uma excelente escolha da parte dos italianos. É difícil dizer qual das músicas é melhor por serem tão diferentes, mas os italianos não vão nada mal servidos. “Musica Che Resta” poderia no entanto marcar a diferença pelas vozes do trio e pelo toque de ópera que sempre impressiona os fãs do género.

Pontuação: 8 pontos 






Jasmin Gabay - "Kiss Like This"
Não finalista no Danks Melodi Grand Prix 2019

Música: Típica música que aparece todos os anos em qualquer final nacional de um país do norte de Europa. Um ritmo dançante e um refrão catchy, "Kiss Like This" irá figurar nas playlists das festas eurovisivas e subirá o número de ouvintes nos meses de verão. A letra não é nada de outro mundo. 

Apresentação: O tema pedia uma palete de cores mais quentes, a lembrar os países latinos, mas a equipa encarregue do staging talvez não tenha sido feliz a escolher o azul e o cor-de-rosa para a actuação. Para quem viu o videoclipe certamente já esperava uma coreografia igual ou  semelhante na performance no DMGP. Uns movimentos simples bem executados pela Jasmin, que aliados a uma dose certa de material pirotécnico e confetes, conferiram a esta actuação um destaque particular das outras músicas a concurso. Esperavamos mais da capacidade vocal da Jasmin.

Comparação com a vencedora: Não há muito para comparar em "Kiss Like This" com "Love Is Forever". A primeira é uma música de verão, que raramente consegue bons resultados nos festivais nacionais, principalmente nos países nórdicos. Por sua vez, a música de Leonora teve uma interpretação mais doce e delicada, com um número simples em palco e que por ser cantada em três línguas diferentes, poderá ter um alcance maior ao público.  

Pontuação:  8 pontos.

    

Textos de: João Vermelho, Daniel Santos Fidalgo, Elizabete Cruz e Tiago Lopes
Vídeos: Eurovision Song Contest | Deutschland, RTSH - Radio Televizioni Shqiptar, Il Volo

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved