Novidades

latest

E Foi Por Pouco... 7 - Eletric Fields, Silvàn Areg, Barbara Mochowa, Natalia y Miki





Eletric Fields - "2000 and Whatever"
2.º lugar no Australia Decides 2019

Música: "2000 and Whatever" é uma canção dançante, que mistura o melhor da música eletrónica com elementos tribais. Transmite uma mensagem libertadora, dirigida a todos os millennials: "(...) We are not gonna live forever/ Happy 2000 and whatever (...)". O aspeto mais bem conseguido nesta proposta, para além da inovação e de ser completamente fora da caixa, é a atmosfera exógena que cria, cantada por uma voz igualmente distinta, que nos faz viajar pelo universo É, realmente, um hino de libertação, que apela ao afastamento da paranóia da rotina de todos nós e à ligação com o nosso eu mais primitivo.  

Apresentação: Não foi de todo o ponto mais forte desta proposta. O vocalista dos Eletric Fields é absolutamente estonteante, com um enorme domínio de palco, embora na final nacional não tivesse estado perfeito a nível vocal. O outro elemento do grupo não passou de um elemento distrativo, limitando-se a estar atrás de uma mesa de mistura a cantar algumas partes da canção e a realizar movimentos demasiado eufóricos. Visualmente, a atuação chamou a atenção, embora precisasse de alguns ajustes para estar ao nível de uma vencedora.  A atuação leva uma nota positiva, mas poderia ter sido melhor elaborada.

Comparação com a vencedora: "2000 and Whatever" é superior à canção vencedora "Zero Gravity", embora esta também seja digna de ir à Eurovisão. Kate Miller-Heidke, a vencedora da primeira final nacional australiana, esteve quase perfeita em palco, com uma atuação de tirar o fôlego e uma voz fora de série. Tendo em conta o conjuto canção/atuação, o resultado foi justo.

Pontuação:  8 pontos
   



Silvàn Areg - "Allez leur dire"
5.º lugar no Destination Eurovision

Música: "Allez leur dire" está longe de ser uma canção fenomenal. É um pop meio rap cantado por um homem que na verdade nem sabe cantar nem sabe fazer rap. Tem o mesmo ritmo do início ao fim sem nada que a destaque das demais e com um título que se repete sensivelmente 348 vezes ao longo da canção. 

Apresentação: É aqui que a música banal que é "Allez leur dire" se torna espetacular. Ninguém espera nada de uma canção como esta e, de repente, temos milhentos mini cenários de cartão espalhados pelo palco do Destination Eurovision. Silvàn Areg está longe de ser um grande intérprete mas tem imenso carisma e a sua presença em palco é cativante. Os planos de câmara falharam imensas vezes durante a apresentação tanto na semifinal como na final mas isso não seria certamente um problema na Eurovisão.

Comparação com a vencedora: Bilal conquistou o televoto francês e foi assassinado pelo júri. Provavelmente continuará a ser assassinado pelo júri na Eurovisão e também não terá o televoto do seu lado. Silvàn Areg acrescentaria algo de novo ao mundo eurovisivo e não iria certamente ser o predileto do júri mas o público dar-lhe-ia uns belos votos. 

Pontuação: 8 pontos



Barbora Mochowa - "True Colors"
3.º lugar no Eurovision Song CZ

Música: "True Colors" é uma balada melancólica muito ao estilo de Lana Del Rey, mas apesar do seu lado melancólico a música acaba por transmitir uma sensação positiva a quem a ouve, quer pela letra, quer pela maneira como a canção é composta. A letra da canção descreve a aceitação de um final de um relacionamento: “you were my light, you were my truth, my everything”, e a sua superação: “I have got to learn to live my life without you”. A canção de Barbora Mochowa rapidamente se tornou a favorita entre os eurofãs, mas acabou por não ser a escolhida para representar o país em Telavive.

Apresentação: Não havendo uma apresentação ao vivo das canções e apenas se conhecendo a versão estúdio, não se consegue adivinhar como poderia correr a apresentação de “True Colors” em palco. Porém, com um staging adequado à canção e com uma boa interpretação de Barbora, poderia esperar-se uma boa atuação.

Comparação com a vencedora: "Friend of A Friend" não era das favoritas da maioria dos eurofãs, e para muitos não foi a escolha certa para Telavive. Talvez pelo o estilo musical e pelo o intérprete, a canção de Lake Malawi poderá funcionar melhor em palco, mas por outro lado “True Colors” poderia ser a escolha mais segura e conquistar um maior consenso entre o júri e o televoto e consequentemente ter um melhor resultado para a República Checa.

Pontuação: 10 pontos.






Natalia & Miki - "Nadie Se Salva"

3.º lugar na OT Gala Eurovision

Música: “Nadie Se Salva” tem uma forte vibe pop mas mesmo assim mantém o toque espanhol, o que torna a proposta moderna e apelativa ao ouvido. Natalia é uma excelente intérprete enquanto Miki, sendo claramente inferior à colega, faz o seu trabalho sem comprometer a música. A letra fala sobre a necessidade de aproveitar a vida porque eventualmente vamos todos morrer e permite efetivamente a uma pessoa dançar e esquecer alguns males do quotidiano durante aqueles três minutos.

Apresentação: Não é possível negar que a apresentação ao vivo foi um pouco confusa. É também impossível negar que Miki é um dos piores dançarinos que já vi na vida. Mais uma vez, estar do lado de Natalia não ajuda, já que esta tem um talento nato para estar em palco. Canta, dança e facilmente encanta, enquanto Miki fica só quilómetros atrás. No entanto “Nadie Se Salva” teve uma apresentação que com um pouco mais de trabalho e dedicação poderia impressionar. Espanha teria aqui espaço para fazer um bom trabalho.

Comparação com a vencedora: “La Venda” é uma música divertida que no entanto carece de algum conteúdo e profissionalismo. Para além de soar como a música que ouvimos na festa da aldeia (nada contra, afinal quem não se diverte com elas?), parece que tudo foi feito um pouco à toa em palco. Miki não é também o melhor intérprete e acaba por ganhar mais pelo seu carisma que pelo seu talento. “Nadie Se Salva” é mais bem trabalhada em todos os sentidos e, acreditamos nós, seria levada mais a sério no palco eurovisivo.

Pontuação: 8 pontos


Textos de: Daniel Fidalgo, Jessica Mendes, João Vermelho, Elizabete Cruz
Vídeos: Australian Tunes, Destination Eurovision, ESC Czech Republic, Operación Triunfo Oficial

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved